AVIAÇÃO NAVAL BRASILEIRA

F.B.A. modelo B

Aerobote biplano de instrução


A e r o n a v e s

7

8

 


E s p e c i f i c a ç ã o   o r i g i n a l (1)

Origem: Grã Bretanha (Gosport Aviation Co. sob licença da Franco-British Aviation Co.)
Dimensões: comprimento: 8,78 m; envergadura: 13,71 m; altura: 3,40 m; Superfície alar: 30,31 m2.

Pesos: vazio: 640 kg; máximo na decolagem: 940 kg.

Motores: um motor Gnome Monosoupape de 7 cilindros rotativo, desenvolvendo 100 HP possivelmente substituídos por um Le Rhone.

Desempenho: velocidade máxima: 109 km/h; razão inicial de subida: 87 m/min; teto de serviço: ? m; Autonomia 4 h.
Armamento: ausente.

Tripulação: dois tripulantes lado a lado. 

 


H i s t ó r i c o

A Franco-British Aviation Co. (F.B.A.) era uma companhia que nasceu em Paris às vésperas da I Guerra Mundial produzindo inicialmente apenas aerobotes. A partir de 1915 vários exemplares dos modelos A, B e C foram produzidos para a França, Itália e Grã Bretanha (RNAS) (2).

 

Em 1917 a Gosport Aviation Co., sediada na Inglaterra, produziu sob licença 60 exemplares do modelo B (2). Desses, a Aviação Naval adquiriu duas aeronaves em 1918 (1). Os aviões ficaram baseados na Ilha das Enxadas/RJ onde funcionava a Escola de Aviação Naval. Eram muitas vezes classificados como "biplanos de reconhecimento" pela Marinha.

Já em 1919, tanto o F.B.A. nº 7 como o nº 8 não estavam mais em condições de serem utilizados. Dois anos depois (1921) o nº 8 não constava mais no inventário da Escola de Aviação Naval (4). O nº 7 ainda figurava na lista de aeronaves da Escola de Aviação em 1922. Mas mesmo esse, embora reparado e modificado, não se encontrava em condições de ser utilizado (5). A baixa finalmente ocorreu em 1923 (1).


F o t o s

Os dois F.B.A. (nº 7 e 8) adquiridos pela Aviação Naval dentro de um dos hangares na Ilha das Enxadas. FOTO: SDGM


B i b l i o g r a f i a

 

(1) PEREIRA NETTO, F. C. Aviação Militar Brasileira 1916-1984. Ed. Revista de Aeronáutica: Rio de Janeiro, 1985. p.18

(2) TAYLOR, M. J. H. (Ed.) Jane's Encyclopedia of Aviation. Crescet Books. Nova York, 1989. p.381

(4) CHAVES, J. F. Relatório do Ministério da Marinha do ano de 1920. Ministério da Marinha. Imprensa Naval. Rio de Janeiro, 1921. p. 43-44 

(5) FARIA DE ALENCAR, A. Relatório do Ministério da Marinha do ano de 1922. Ministério da Marinha. Imprensa Naval. Rio de Janeiro, 1923 p. 6 - 10 

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