AVIAÇÃO NAVAL BRASILEIRA

Fairchild Hiller FH-1100

Helicóptero de Emprego Geral


S u b v a r i a n t e s  e  M a t r í c u l a s

UH-4

 

N-7018

N-7019

N-7020

N-7021

N-7022

N-7023

 


E s p e c i f i c a ç ã o   o r i g i n a l (1)

Origem: EUA (FairChild Hiller Corp.)
Dimensões: diâmetro do rotor principal: 10,79 m; comprimento: 9,17 m; largura: 2,21 m; altura: 2,79 m.
Pesos: vazio:
621 kg; máximo na decolagem: 1.148 kg.

Motores: um turboeixo Allison 250-C18 com 317 HP.

Desempenho: velocidade máxima: 206 km/h; velocidade de cruzeiro: 180 km/h; razão inicial de subida: 564 m/min; teto de serviço: 5.243 m; Alcance máximo 560 km.
Armamento: a versão brasileira não utilizava armamento.

Tripulação: um piloto e três lugares. 


H i s t ó r i c o

 

O FH-1100 foi originalmente projetado pela Hiller Aircraft sob a designação HO-5 para uma concorrência de Exército dos EUA, que procurava um helicóptero leve de observação. O protótipo voou pela primeira vez em janeiro de 1963 mas a Hiller acabou perdendo a concorrência para o OH-6 Cayuse da Hughes.

Posteriormente a Hiller tornou-se uma subsidiária da Fairchild Aircraft, nascendo assim a Fairchild Hiller Corporation. Em 1965 decidiu-se pela produção de uma versão modificada do HO-5 como helicóptero utilitário. O primeiro exemplar foi completado em junho de 1966.

Em 1968, a Marinha Brasileira adquiriu seis unidades desse helicóptero para emprego geral que foram designados como UH-4. Embora existissem versões no exterior com capacidade para armamento ASW, os helicópteros da Marinha Brasileira eram empregados apenas em tarefas utilitárias. Todas as aeronaves foram desativadas em 1976.


F o t o s

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B i b l i o g r a f i a

(1) PEREIRA NETTO, F. C. Aviação Militar Brasileira 1916-1984. Ed. Revista de Aeronáutica: Rio de Janeiro, 1985. p.72, 232

(2) GUNSTON, B. The Encyclopedia of World Air Power. Temple Press Aerospace: London, 1985. p.171

(3) TAYLOR, M. J. H. (Ed.) Jane's Encyclopedia of Aviation. Crescet Books. Nova York, 1989. p.355-356