Focke-Wulf
Fw 44J Stieglitz
Treinamento
S u b v a r i a n t e s e M a t r í c u l a s
1AvN
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E s p e c i f i c a ç ã o o r i g i n a l (1AvN)
Origem:
Alemanha (Focke Wulf
Flugzeugbau GmbH),
Brasil (Fábrica do Galeão) Dimensões:
comprimento: 7,30 m; envergadura: 9,00 m; altura: 2,70 m; Superfície
alar: 20,00 m2.
Pesos: vazio: 525 kg; máximo na
decolagem: 870 kg.
Motores:
um motor radial Siemens SH14A de sete cilindros, desenvolvendo 150 HP e
refrigerados a ar.
Desempenho: velocidade máxima: 185 km/h; razão inicial de subida: 182 m/min; teto de serviço: 3.900 m; Alcance máximo: 585
km. Armamento: ausente.
Tripulação: dois
tripulantes em tandem.
H i s t ó r i c
o
Na
segunda metade da década de trinta, a aviação naval contava com cerca de
143 aviões em seu inventário. No entanto, aproximadamente 60 estavam sem
condições de vôo por falta de apoio de terra (peças sobressalentes,
mecânicos experientes e oficinas adequadas).
Essa
situação forçou o Ministério da Marinha a buscar uma solução que
englobasse a contratação de técnicos estrangeiros, formação de
profissionais brasileiros, construção de oficia de reparo de aeronaves no
Brasil e montagem/construção de aeronaves
modernas. As tentativas iniciais com os norte-americanos não produziram
resultados.
Por
outro lado, o Governo de Berlim naquela época tinha grandes interesses
políticos e comerciais em conquistar mercados na América Latina. A
necessidade da Marinha parecia uma boa oportunidade para isso. Após
algumas iniciativas infrutíferas com a indústria aeronáutica
norte-americana, o Ministério da Marinha aceitou a proposta alemã que
dispôs nada menos que cinco fábricas para a concorrência brasileira.
O
contrato foi finalmente assinado com a renomada indústria alemã
Focke
Wulf. O projeto era bastante ambicioso e, até
aquele momento, nada parecido tinha ocorrido em termos de aeronáutica no
país. Pelo contrato, cabia a Marinha a escolha do terreno e toda a obra
civil da construção dos galpões da futura fábrica. Os alemães então
enviariam técnicos, instrutores e ferramental. O projeto dividiu-se em
quatro etapas, nas duas primeiras seriam montados os aviões Fw-44 de treinamento e Fw-56
de treinamento avançado. Na seqüência, o projeto previa a montagem/fabricação de aeronaves bimotores Fw-58 e encerraria com o Fw-200 Condor.
O
Fw-44 foi efetivamente o primeiro avião
produzido em série na Fábrica do Galeão. Ao todo, 41 (40
segundo outras fontes) aeronaves foram fabricadas em 1940 sob a
designação 1 AvN (Primeiro modelo da Aviação
Naval). Em 1941, todos os exemplares disponíveis (cerca de 36) foram
repassados para a FAB com a criação do Ministério da Aeronáutica. Esses
aviões, denominados FG 1 (primeiro modelo
produzido na Fábrica do Galeão) Pintassilgo, tiveram vida curta na Força
Aérea pois esta optou pela fabricação sob licença de modelos
norte-americanos Fairchild PT-19 para instrução
primária.
F
o t o s
Não
disponível
B
i b l i o g r a f i a
(1)
PEREIRA NETTO, F. C. Aviação Militar
Brasileira 1916-1984. Ed. Revista de
Aeronáutica: Rio de Janeiro, 1985. p.52.
(2) ANDRADE, R. P. História da Construção
Aeronáutica no Brasil. Artgraph Ed., São Paulo, 1991. p. 31-38.
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