AVIAÇÃO NAVAL BRASILEIRA

  Focke-Wulf Fw 44J Stieglitz

Treinamento


S u b v a r i a n t e s  e  M a t r í c u l a s

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E s p e c i f i c a ç ã o   o r i g i n a l (1AvN)

Origem: Alemanha (Focke Wulf Flugzeugbau GmbH), Brasil (Fábrica do Galeão)
Dimensões: comprimento: 7,30 m; envergadura: 9,00 m; altura: 2,70 m; Superfície alar: 20,00 m2.

Pesos: vazio: 525 kg; máximo na decolagem: 870 kg.

Motores: um motor radial Siemens SH14A de sete cilindros, desenvolvendo 150 HP e refrigerados a ar.

Desempenho: velocidade máxima: 185 km/h; razão inicial de subida: 182 m/min; teto de serviço: 3.900 m; Alcance máximo: 585 km.
Armamento: ausente.

Tripulação: dois tripulantes em tandem. 


H i s t ó r i c o

 

Na segunda metade da década de trinta, a aviação naval contava com cerca de 143 aviões em seu inventário. No entanto, aproximadamente 60 estavam sem condições de vôo por falta de apoio de terra (peças sobressalentes, mecânicos experientes e oficinas adequadas).

Essa situação forçou o Ministério da Marinha a buscar uma solução que englobasse a contratação de técnicos estrangeiros, formação de profissionais brasileiros, construção de oficia de reparo de aeronaves no Brasil e montagem/construção de aeronaves modernas. As tentativas iniciais com os norte-americanos não produziram resultados.

Por outro lado, o Governo de Berlim naquela época tinha grandes interesses políticos e comerciais em conquistar mercados na América Latina. A necessidade da Marinha parecia uma boa oportunidade para isso. Após algumas iniciativas infrutíferas com a indústria aeronáutica norte-americana, o Ministério da Marinha aceitou a proposta alemã que dispôs nada menos que cinco fábricas para a concorrência brasileira.

 

O contrato foi finalmente assinado com a renomada indústria alemã Focke Wulf. O projeto era bastante ambicioso e, até aquele momento, nada parecido tinha ocorrido em termos de aeronáutica no país. Pelo contrato, cabia a Marinha a escolha do terreno e toda a obra civil da construção dos galpões da futura fábrica. Os alemães então enviariam técnicos, instrutores e ferramental. O projeto dividiu-se em quatro etapas, nas duas primeiras seriam montados os aviões Fw-44 de treinamento e Fw-56 de treinamento avançado. Na seqüência, o projeto previa a montagem/fabricação de aeronaves bimotores Fw-58 e encerraria com o Fw-200 Condor.

O Fw-44 foi efetivamente o primeiro avião produzido em série na Fábrica do Galeão. Ao todo, 41 (40 segundo outras fontes) aeronaves foram fabricadas em 1940 sob a designação 1 AvN (Primeiro modelo da Aviação Naval). Em 1941, todos os exemplares disponíveis (cerca de 36) foram repassados para a FAB com a criação do Ministério da Aeronáutica. Esses aviões, denominados FG 1 (primeiro modelo produzido na Fábrica do Galeão) Pintassilgo, tiveram vida curta na Força Aérea pois esta optou pela fabricação sob licença de modelos norte-americanos Fairchild PT-19 para instrução primária.


F o t o s

Não disponível


B i b l i o g r a f i a

(1) PEREIRA NETTO, F. C. Aviação Militar Brasileira 1916-1984. Ed. Revista de Aeronáutica: Rio de Janeiro, 1985. p.52.

(2) ANDRADE, R. P. História da Construção Aeronáutica no Brasil. Artgraph Ed., São Paulo, 1991. p. 31-38.