AVIAÇÃO NAVAL BRASILEIRA

Hughes 269A / A1 / B

Helicóptero de Treinamento Primário


S u b v a r i a n t e s  e  M a t r í c u l a s

269A (HTH-1, IH-2)

N-5005

N-5006

N-5007 N-5008 N-5009 N-5010

 

269A1 (IH-2A)

N-5005

N-5006

N-5007 N-5011 N-5012 N-5013

N-5014

N-5015

N-5016 N-5017 N-5018 N-5019

 

269B (IH-2B)

N-5020

 


E s p e c i f i c a ç ã o   o r i g i n a l (269 A e A1 / B)

Origem: EUA (Hughes Tool Co. Aircraft Division).
Dimensões: diâmetro do rotor principal: 7,62 / 7,71 m; comprimento: 6,78 / 6,81 m; largura: 2,00 m; altura: 2,40/2,41 m.
Pesos: vazio:
415 / 431 kg; máximo na decolagem: 704 / 757 kg.

Motores: um motor Lycoming HIO-360-B1A de 180 HP / um motor Lycoming HIO-360-A1A de 180 HP.

Desempenho: velocidade máxima: 138 km/h; velocidade de cruzeiro: ? km/h; razão inicial de subida: 335 / 442 m/min; teto de serviço: 3.355 m; Alcance máximo 4.267 km.
Armamento: ausente

Tripulação: dois tripulantes / três tripulantes. 


H i s t ó r i c o

 

Em 1962 a Diretoria de Aeronáutica tomou uma série de medidas para iniciar as atividades aéreas da Marinha de forma regular. Uma delas foi a aquisição de seis helicópteros Hughes 269A através de sua representante do Brasil a empresa Votec (2).

As aeronaves chegaram em 1963 e foram montadas na sede do esquadrão HU-1 na Avenida Brasil e foram transferidos em vôo para São Pedro (3).

O HI-1 substituiu o modelo 269A pelo 269A1. Estes permaneceram em atividade no esquadrão até 1974, quando foram recebidos os primeiros Bell 206 Jet Ranger II (DAERM/HI-1).


P e r d a s / A c i d e n t e s / B a i x a s

07.03.1967 Durante um vôo de cheque sobre a fazenda Roberto Marinho (São Pedro da Aldeia) uma aeronave Hughes 269 (matrícula não conhecida) realizou um "flare" em baixa altura após uma manobra de "badalo". O helicóptero chocou-se violentamente com o solo e ficou completamente destruído. Os acupantes (Capitão-de-fragata Talma e capitão-de-corveta Lynch) sobreviveram ao choque (4).

23.10.1971 Duas aeronaves (possivelmente Hughes 269A1, matrícula não conhecida) se chocaram durante um vôo de demonstração área na Base de São Pedro da Aldeia, caindo na pista de táxi e no pátio de estacionamento. O Capitão-de-Corveta Sérgio Passo ficou gravemente ferido e o Capitão-Tenente faleceu (5). 


F o t o s

 

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B i b l i o g r a f i a

 

 

(1) PEREIRA NETTO, F. C. Aviação Militar Brasileira 1916-1984. Ed. Revista de Aeronáutica: Rio de Janeiro, 1985. p.70

(2) LYNCH, P. O vôo do Falcão Cinza. Ed. Grafitto: Rio de Janeiro, 2003. p. 94

(3) LYNCH, P. O vôo do Falcão Cinza. Ed. Grafitto: Rio de Janeiro, 2003. p. 30

(4) LYNCH, P. O vôo do Falcão Cinza. Ed. Grafitto: Rio de Janeiro, 2003. p.319-322.

(5) LYNCH, P. O vôo do Falcão Cinza. Ed. Grafitto: Rio de Janeiro, 2003. p.337.

() GAZZOLA, J. Helicopter History Site. Disponível em: <http://www.helis.com/database/?submit=Search2&tpais=BR&torg=48&mod=102&

tmodorg=50>. Acesso em: 03 mar. 2004.