AVIAÇÃO NAVAL BRASILEIRA

Westland/Sikorsky

WS-51/2 Widgeon

Helicóptero de Emprego Geral


S u b v a r i a n t e s  e  M a t r í c u l a s

HUW/UH-1

H-4001 (N-7001)

H-4002 (N-7002)

 


E s p e c i f i c a ç ã o   o r i g i n a l (WS-51/2)

Origem: EUA (Produzidos sob licença pela Westland Aircraft da Grã Bretanha).
Dimensões: diâmetro do rotor principal: 14,99 m; comprimento: 12,44 m; largura: 1,77 m; altura: 4,04 m.
Pesos: vazio:
2.007 kg; máximo na decolagem: 2.676 kg.

Motores: um motor radial de 9 cilindros Alvis Leonides 521/2 com 520 HP.

Desempenho: velocidade máxima: 167 km/h; velocidade de cruzeiro: 180 km/h; razão inicial de subida: 215 m/min; teto de serviço: 3.190 m; Alcance máximo 500 km.
Armamento: ausente

Tripulação: acomodações para cinco tripulantes. 


H i s t ó r i c o

O contrato para a aquisição de dois helicópteros Widgeon foi assinado com a empresa inglesa Westland em 27 de dezembro de 1956 (2). As aeronaves foram recebidas entre 1957 e 1958 (3), e destinaram-se à tarefa de instrução de vôo no Centro de Instrução de Aviação Naval (CIAAN). O CIAAN funcionou até 1961 no Km 11 da Av. Brasil (Rio de Janeiro/RJ), onde funciona atualmente o Centro Recreativo da Casa do Marinheiro, sendo transferido nesse mesmo ano para a Base Aeronaval de São Pedro D’Aldeia.

 

modelo

nº do fabricante

Matrícula inicial MB - 

data da entrega

Data da 

baixa na MB

WS-51/2

wa/h/142

N-7015 - ??/12/1957

??/??/1968

WS-51/2

wa/h/143

N-7016 - ??/??/1958

??/??/1968

 

 

 

Os Widgeon eram versões do Sikorsky S-51 Dragonfly, construídas sob licença na Grã Bretanha com a seção frontal da fuselagem foi completamente redesenhada para acomodar até cinco pessoas. A maioria da produção era formada por conversões de helicópteros Dragonfly.

Com a criação do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), os dois Widgeon, juntamente com os Whirlwind, passaram a operar nessa unidade a partir de abril de 1962. Os Widgeon permaneceram no HU-1 executando um grande número de tarefas como serviços de hidrografia, ligação e observação e transporte geral até serem desativados em 1968.

Atualmente um exemplar encontra-se preservado na Base Aeronaval de São Pedro D’Aldeia.


F o t o s

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B i b l i o g r a f i a

 

(1) PEREIRA NETTO, F. C. Aviação Militar Brasileira 1916-1984. Ed. Revista de Aeronáutica: Rio de Janeiro, 1985. p.61-62

(2) CAMARA JR., A. A. - 1957 - Relatório do Ministério da Marinha relativo ao ano de 1957. Ministério da Marinha. Imprensa do Estado Maior. p. 43-44

(3) GAZZOLA, J. Helicopter History Site. Disponível em: <http://www.helis.com/database/?submit=Search2&tpais=BR&torg=48&mod=102&

tmodorg=50>. Acesso em: 03 mar. 2004.