Fonte: Marinha do Brasil

Os 230 militares da Marinha do Brasil que saíram do Rio de Janeiro no dia 29 de março chegaram ao Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB) no dia 19 de abril, após 22 dias de marcha, revivendo o momento histórico ocorrido em 1960, quando da inauguração da Capital Federal.

Dispondo de equipamentos, apoio logístico e muito preparo físico, a tropa repetiu o feito de 60 (na chamada “Operação Alvorada “), em que um contingente de Fuzileiros Navais, Marinheiros e Civis seguiu a pé do Rio de Janeiro à Brasília, levando ao Presidente Juscelino Kubitschek a mensagem de otimismo da Marinha do Brasil no dia da inauguração de Brasília.

Entre os militares que participaram do evento destacam-se: o Vice-Almirante (Fuzileiro Naval) Stingelim, Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComFFE); o Contra-Almirante (Fuzileiro Naval) Elkfury, Imediato do ComFFE; o Capitão-de-Mar-e-Guerra (Fuzileiro Naval-RM1) Gonzales, representante da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais ; a Suboficial Sonia, da Diretoria de Pessoal Militar da Marinha; e o Suboficial (Fuzileiro Naval) da Guia , tricampeão da Ultramaratona da França, que percorreu, correndo, todo o trajeto da marcha.

Simultaneamente à “Coluna Bicentenário do Corpo de Fuzileiros Navais – Suboficial Macedo” (nome oficial dado à Coluna de Marcha, em homenagem ao SO-FN Macedo, falecido na véspera da partida do Rio de Janeiro), ocorreram, durante o percurso, Ações Cívico-Sociais que incluíram reparos em 31 escolas públicas de 29 municípios, executadas em paralelo por Fuzileiros Navais, que não participaram da marcha.

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rose Figueiredo

Por favor, eu procuro um militar de nome Claudio Assad Galharte junior, vi numa foto que ele participou dessa marcha, se alguem puder me dar informações sobre ele, sou uma amiga de infancia e adoraria reve-lo.

CLAUDIO ASSAD GALHARTE

SOU CLAUDIO ASSAD GALHARTE JUNIOR, FIZ A MARCHA RIO- BRASILIA, E VI NESTE SITE, ALGUÉM ME PROCURANDO, SE TIVER COMO ME PASSAR ALGUMA INFORMAÇÃO EU AGRADECERIA IMENSAMENTE.
MEU IMAIL É fenixpan@ig.com.br