Hoje concluímos mais uma fase do Projeto NGB “Navios de Guerra Brasileiros”, ao ficar completa a lista dos navios que têm o nome iniciado com a letra “E”.

Abaixo, a lista dos navios agora incluídos em nossa página.

Pontão Elisa, Galera Elisabeth, Iate Epopina Conduru, Lugre Esmênia, Canhoneiras Esperada e Estrela do Sul, Chata Europa, Aviso Fiscal de Pesca Esperança do Beberibe, Monitor Espírito Santo (ex-Maranhão, depois Vitória, Paraguassú), Escuna Transporte Estafêta, Vapor Estrêla e a Corveta Euterpe.

Estamos nos empenhando para o mais breve possível concluir todos os navios conhecidos, lembrando que o nosso ponto de partida é o livro “Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira”, de autoria de Mario F. Mendonça e Alberto Vasconcelos, publicado pelo SDGM em 1959.

No futuro, os históricos dos navios mais antigos terão mais acréscimos, já que outras fontes disponíveis serão consultadas. Também será disponibilizada uma página que tratará de tipos de armação (navios à vela) e armamento usados nos navios da Marinha Imperial.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ernane

O site do NGB é um primor de História de nossa literatura virtual e deixo aqui meus parabéns a equipe responsável pelo mesmo.
Ouvi de certa feita algumas críticas ngativas ao mesmo, mas procurei fazer entender que a ausência de certos dados era até algum relapso de nossa própria falta de interesse por História, falta de outras fontes para prover informação.
Saber de mais uma atualização é sempre motivo de satisfação.
Grande abraço a todos.