Fragata Almirante Blanco Encalada, Marinha do Chile

0

ff-15-almirante-blanco-encalada-1.jpg

Nas fotos, a fragata chilena Almirante Blanco Encalada FF-15 (ex-HNLMS Abraham van der Hulst), classe “Karel Doorman” holandesa.

  • Entrada em serviço: Holanda, 1993; Chile, 2006
  • Deslocamento 3.300 t
  • Propulsão: 2 turbinas Rolls Royce e 2 motores Wartsilla diesel
  • Velocidade: 29 nós.
  • Comprimento 122m
  • Boca 14.4m
  • Calado: 6.2m

Armamento:

  • Canhão Oto Melara 76 mm duplo emprego
  • 2 Oerlikon 20 mm
  • Mísseis Sea Sparrow Vertical Launch System (VLS)
  • Mísseis antinavio Harpoon
  • Topedos anti-submarino Mk. 46
  • Helicóptero Super Puma

ff-15-almirante-blanco-encalada-2.jpg

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
André

Essa fragata é superior à nossa classe niterói?

camberiu

Diria que sim. E’ uma classe bem mais nova, melhor armada (Harpoon vs. Exorcet), com lancadores verticais de SAMs (apesar do Sea Sparrow nao ser la’ essas coisasi), sistema GoalKeeper, sonar de profundidade variavel, etc…

Joao

Andre,aqui esta a comparacao entre a Niteroi e a Fragata Almirante Blanco Encalada: A segunda parte esta em Espanhol,mas e bem similar e da para entender. F Niteroi (F-40)Teve sua quilha batida em 8 de junho de 1972, foi lançada e batizada em 8 de fevereiro de 1974. 2 lançadores de mísseis antinavio Exocet; 8 lançadores de mísseis antiaéreos Aspide; 1 canhão Vickers 4,5 polegadas (115 mm), com alcance de 22 km; 2 canhões antiaéreos automáticos Bofors SAK 40mm/70 com cadência de 300 tiros por minuto; lançadores para torpedos Mk-46; lançador de foguetes anti-submarino; 1 helicóptero Westland AH-11A Super Lynx… Read more »

Nunão

Pergunta: na classe L o Goalkeeper foi retirado também?

konner

Perfeito Nimitz

André

Obrigado, joao. Apesar dessas recentes compras de oportunidade feitas pela marinha do chile (aí incluídas as T-23 da RN), e que parecem ao menos a princípio boas, podemos dizer que pelo menos temos a vantagem, por assim dizer, por termos construído duas unidades da classe niterói no AMRJ, isso sem falar modernização das da classe, por meio do MODFRAG, feita aqui no BR também.

Robson Br

A diferença entre as duas fragatas é que as da classe niteroi foram construídas dentro dos requisitos da M.B. e duas delas construídas aqui. Capacitaram a M.B. e a prova disso foi o programa de modernização “MODFRAG”. Um navio dura em torno de 30 anos e muito importante é o conhecimento de integração de sistemas.

konner

As fragatas “Karel Doorman” projetadas pela Marinha holandesa em estreita colaboração com o estaleiro Royal Schelde e a firma Signaal (atual Thales), o principal fornecedor do sistema de combate; constituem uma série de 8 navios do tipo multipurpose (ASW, ASuW, AAW) projetados para operarem em todos os mares. Destes só 2 aínda estão na marinha Holandesa. O casco, de aço não magnético, otimizado para o comportamento no mar relativamente a pitch and roll, está dividido em 12 seções estanques. A construção do fundo compreende estrutura celular aberta e de duplo fundo. O nível de integração de sistemas é elevado e… Read more »

Nimitz

O CIWS antimíssil Goalkeeper de 30mm foi retirado antes da transferência para o Chile. Notar o círculo vazio sobre o hangar, onde ficava o sistema.