Fonte: A Tarde On Line

Brasil e Argélia deverão firmar nos próximos meses um acordo comercial na área de defesa que permitirá a exportação de equipamentos, aviões, armas e veículos militares fabricados pela indústria brasileira. O início das negociações foi acertado hoje, em Argel, durante encontro entre os ministros das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim, e da Defesa argelino, Abdelmalek Guénaïza. Pouco antes da audiência, o ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, telefonou para Guénaïza para dar o aval à negociação.

A intenção brasileira de ocupar parte da demanda argelina por bens para a área de defesa começou a ser explorada em agosto de 2006, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o país. Em setembro de 2006, uma primeira comitiva do Ministério da Defesa da Argélia, comandada pelo general Abdelhamid Bouhidel, visitou indústrias brasileira de material militar ao longo de nove dias. A avaliação sobre um possível acordo prosseguiu com o desembarque no Brasil de uma nova delegação argelina, em março deste ano, que visitou a Embraer, de São José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP), as empresas que compõem a base industrial nacional de defesa e o Arsenal de Marinha do Rio.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
König

Sera o que Super Tucanos?Astros?
Que o exercito e a força aérea argelina são de respeito contam com meios modernos.
Mas sua marinha os meios mais poderosos são os classe kilo comprados nos anos 80 e acho que nunca foram modernizados.
Teriamos capacidade para realizarmos modernizações neles?
Saudações

Ozawa

A Argélia está sob a influência de que potência estrangeira ? Historicamente apontaria para os franceses. Acredito haver o aval deles neste negócio. No mercado milionário de defesa tudo passa pelo aval das principais potências, segundo suas áreas de dominação. E no caso em destaque, segundo as atuais relações Brasil/França nesta área, faria algum sentido sua “permissão”. Seria minha tese absurda, ou infundada ?

Nelson Lima

A tese tem fundamento. Poderia ser uma negociação triângular Brasil/França/Argélia.O Brasil forneceria à Argélia o que não competisse com o mercado francês e a França venderia ao Brasil tecnologia de ponta na área da defesa.

Marco

Pois eu penso ao contrário. A Argélia que foi colônia francesa está interessada o que está por traz desse acordo Brasil-França, daí essa aproximação .

König

Ou talvez o Brasil apenas seja uma forma de a frança vender armas a Argelia sem se envolver diretamente.
Saudações

konner

Na visita do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Argelinas, o General Ahmed Gaid Salah, ele foi recebido por nada menos que: O comandante do Exército, General-de-Exército, Enzo Martins Peri Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Júlio de Moura Neto comandante da Aeronáutica, Tenenete-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito; Assessor Especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia Almirante-de-Esquadra, Marcos Martins Torres Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, General-de-Exército Darke Figueiredo Secretário de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa, General-de-Exército José Carlos de Nardi Secretário de Aviação Civil, Major-Brigadeiro-do-Ar Jorge Godinho Neri Chefe do Departamento de Inteligência Estratégica… Read more »

Azevedo

Já q a França é figurinha carimbada deste blog, ouso recomendar a leitura do artigo no link abaixo (com outros links dignos de nota):
http://www.cfr.org/publication/16619/frances_military_vision.html

Joao

O que acham sobre esse link??? http://www.naval-technology.com/projects/

Douglas

As possibilidades levantadas neste blog são muito interessantes. O que devemos considerar é a nítida inclinação marxista do senhor Celso Amorim. Qual seria a intenção em uma negociação triangular? Prejudicar Israel? Devemos estar atentos.

Fábio Max

O Brasil deve e precisa aumentar sua influência na África. Seria ótimo para o país contar com a simpatia dos governos de lá, que detém petróleo e recursos naturais e que dada sua história, tem natural antipatia aos antigos colonizadores europeus. E exportar armas é o início de um processo assim, de fortalecimento geo-político.

Acho que o Celso Amorin acertou, apesar de eu ser oposição ao atual governo brasileiro.

Douglas

Fábio, mas a Argélia tem muito em jogo e o Brasil não tem “peso” diplomático pra ganhar um eventual embate negocial. Nós nem conseguimos nos defender dplomaticamente da Bolívia. imagina contra o interesse de potencias na Africa? Não existe hoje recurso humano/intelectual no ministerio das relações exteriores. Lá no comando, só marxista, pelego, admirador de fidel, etc. Quem presta, tá na geladeira.

Douglas

Senhores, além dos tucanos, nós vamos oferecer mais o que à Argélia???

Joel

Caros amigos: O Brasil assina acordos, documentos e outros, mas não executa nada. Especular sobre o que vai acontecer entre o Brasil e a Argelia é jogar assunto fora, rsrsrsr. Acredito tbm que assim como CdG que disse que o Brasil não é um país sério, mutas outras nações tbm nos vejam assim, então brincam de assinar tratados, e depois nada acontece. Alguém quer apostar como desse tratado não trocamos nem um coelho? O Lula e bonitinho do Jobim querem passear, jogar papo fora, e falar de negociação dizendo que o Jobim deu aval, só rindo mesmo.

Brazilian Eagle

Fábio, paciência, falar o quê para êle?.. Passa!!!!….au ….au…au…au…

Eu também não sou petista, parabéns por ser oposição sem ser ignorante, um cidadão brasileiro e digno de muito respeito!!!!

Sds.

konner

A idéia é ir além dos acordos pontuais existentes hoje e desenvolver uma parceria ampla, incluindo instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Vale lembrar que a Embrapa tem bastante conhecimento acumulado sobre lavouras no semi-árido e que a Argélia tem clima seco na maior parte do seu território. O Brasil, porém, já tem convênios de cooperação com a Argélia em outras áreas e durante a visita de Amorim foram assinados mais seis, sendo três no setor agrícola, dois na seara da saúde e um sobre pequenas empresas. Em reuniões… Read more »

konner

Obrigado João,

Exelente o link !!

Clovis

Um blog que era tão interessante esta ficando chato de se ler, são muitos com sindrome de vira lata, mas triste mesmo é ler o que escrevem as “viuvas do FHC” e do DEM.

marujo

Gostei das viúvas do DEM e de FHC apontadas pelo Clóvis. Para elas, o desequipamento das formas armadas começou com o Lula. Absurdamente, elas acreditam que o governo atual mobilizou tanta gente para fazer um plano que não será cumprido. Pode não ser todo de uma vez, por limitações orçamentárias e outras coisas mais.Esquecem-se que agora tem muito mais coisa em jopo do que há cinco anos.

König

Ja não basta-se as viúvas é ver os petistas defendendo o Lula como se ele estivese sendo exelente e que não ouve-se dinheiro pras FA’s mas pra Bolsa voto tem…

Isso so existe aqui no Brasil mesmo…

Saudações

Cesar

Falou + uma viúva, e uma das mais inconsoláveis.

König

Se a alguma acaso dirigise isso a mim.
Graças a Deus eu não sou cego para votar em Lula,FHC e bla bla bla atualmente so muda a cigla é como PCC,CV muda-se a cigla apenas mas são todos BANDIDOS!

Walderson

Galera, esse é o problema do Brasil. Tudo é uma questão de governo e nunca de Estado. Penso que o importante para o Brasil é vermos, não importa o partido, mas quem roubou atrás das grades. Já tivemos governo do PMDB, DO PSDB, DO PT e nada, pois FFAA é uma questão de governo. Se fosse de Estado teríamos Forças Armadas condizentes com a importância do nosso país. Temos de acordar. Os políticos não estão nem aí pro país. Não adianta ficarmos discutindo se um partido é bom ou ruim. São todos ruins. Se fossem bons, o Brasil seria diferente,… Read more »

tikuna

Pelo amor de DEUS política NÃO assuntos militar sim OK,voltando ao assunto,acho sim importante o Brasil se aproximar de outras nações,principalmente AFRICANAS,isso traz divisas p/ o país,e vou até além já vejo a força aérea da argélia equipada c/ ALX e AMX ,o exército c/ sistemas ASTROS e a marinha c/ corvetas da classe BARROSO,vamos ser otimistas pessoal.ABRAÇOS A TODOS.

Brazilian Eagle

Bôa, Tikuna, é isso mesmo, temos muita coisa bôa na área de defesa a oferecer aos países africanos. À propósito, uma boa hora e oportunidade para a Avibrás fechar negócios e tirar o ASTROS III do papel!
Quanto à política, infelizmente o Sr. Konig disse grandes verdades – não existem partidos políticos, e sim, organizações criminosas, com licença para roubarem o povo brasileiro e excelência em formação de quadrilhas, estão confundindo liberdade de expressão com democracia, infelizmente ela é um mito nêste nosso querido Brasil!!!

Brazilian Eagle

Desculpem minha falha, só completando, mas o que é pior, infelizmente tudo passa pela política, a economia, a defesa do povo, do País, nossas vidas e por que não os nossos bolsos – daqueles que trabalham, ganham dinheiro honestamente e não merecem serem roubados!!!
Sds.

Igor

Já começaram? culpa do Douglas =X
Até as coisas boas que acontecem para o Brasil o pessoal mete a lenha, brincadeira viu.
O acordo parece bom para erguer a nossa fraca indústria bélica, cabe ao governo fazer sua parte dimnuindo os impostos.

Nelson Lima

Espero que antes de oferecer armas aos africanos ofereçam tecnologia de agronegócio,know how educacional(pois, temos sim), energia limpa etc…

Walderson

Galera,
concordo: política é um saco. Infelizmente essa politicagem se mete em tudo.
Achei muito legal esse acordo. Já é um começo.Pelo menos o pessoal de lá fica sabendo que tem algo aqui além de futebol. Aliás, existe um provérbio chinês que fala que uma caminhada começa com um passo.
Não sou petista, mas tenho de admitir que já ter a vontade de tratar o assunto FFAA como assunto de Estado é uma grande coisa, pois nem mesmo durante a ditadura isso foi feito.
Um abraço a todos.

Yamamoto

Bom senhores, vejo com bons olhos a “nova” investida nos mercados africanos, afinal, apesar da situação geralmente caótica encontrada na maioria das nações africanas, alguns mercados como a Argélia, Marrocos, Libia, Tunísia, Botsuana e Namíbia são bastante promissores no segmento de Segurança&defesa. Vale lembrar que o continente Africano era basicamente disputado pela URSS, França e EUA, porém, hoje a China tem conseguido aumentar o volume de suas vendas à Africa principalmente com produtos relativamente modernos e financeiramente atrativos( posso citar os jatos K-8 Karakorum e J-7M além de sistemas 2D e 3D de radares entre aoutros). Portanto apesar de promissor… Read more »

tikuna

Otimo comentário Yamamoto!!!!!

luiz pinelli neto

Por que a IVECO? Por que assinar um contrato com a IVECO para construção de blindados sob rodas? A falta de dinheiro é uma coisa presente nas finanças do Brasil, mas burrice é outra coisa!! Vejamos temos ainda vivas a AVIBRÁS e a IMBEL. A AVIBRÁS recentemente construí o Guará, blindado de 4×4, que o EB não se interessou. Quem mostrou competência para fazer um 4×4, certamente, poderá fazer um 6×6, um 8×8, ou até um 10×10. Repito o que disse, nossos engenheiros militares são muito competentes. Se por acaso, for necessário assinamos, um acordo militar com a Alemanha ou… Read more »

luiz pinelli neto

O Necessário Trivial + Completo ??? Mais uma vez vou tocar num mesmo assunto sobre O Plano Estratégico de Rearmamento Militar das FAS. O Plano é necessariamente ambicioso, mas muito longo, até 2030. O Brasil é um país geograficamente grande e diversificado, com vários e diferentes teatros operacionais. As nossas fronteiras são altamente cobiçadas, pelos bandidos internacionais. Por enquanto não falei nada de novo, que a opinião pública não saiba.Um Plano Estratégico de Defesa deste porte, precisará com certeza de muitos recursos financeiros, durante diversas gestões governamentais. Tem o governo de preocupar-se em mobilizar fontes de recursos permanentes, por longo… Read more »

luiz pinelli neto

O Plano Estratégico de Defesa Nacional. É realmente um excelente plano de revitalização das nossas FAs, que muitos anos ficaram entregues ao descaso e ao abandono governamental. Pessoalmente, tenho receios que este planejamento não seja aplicado integralmente como se faz necessário à soberania e a segurança de nossa Nação. A maior culpa cabe à nossa sociedade, que de mente fraca, é totalmente avessa aos aspectos de nossa segurança nacional, na verdade só se mobilizando, de forma espontânea , para os assuntos de futebol, samba e cerveja. Sem dúvidas, este povo é um carma espiritual pesado para o Brasil. Aproveitando ainda… Read more »