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O Japão é o segundo maior operador do mundo de aeronaves de patrulha marítima Orion, depois da US Navy. Possui 101 aeronaves P-3C, 5 EP-3, 1 UP-3C e 3 UP-3D.

Não dá para evitar a comparação com o Brasil, que comprou 12 células de P-3A e vai operar oito…

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André

Muito bonitas essas fotos. Quanto ao Brasil ter apenas comprado 8, isso não é nada estranho (sem querer entrar no mérito da qualidade do avião). As compras nba área militar por aqui são sempre assim, em doses milimétricas.

André

Perdão: comprou 12, para operar 8. De qualquer forma, o comentário acima ainda permanece válido.

Douglas

UAU! 101 unidades….. é de ficar boquiaberto.

Fábio Max

E o pior é que esses 8, terão por função substituir uma frota de 12 Embraer “Bandeirulha”…

Taer

Uma diferença tão absurda que chega a ser ridícula!

Douglas

e o Japão é miúdo. Isso tudo é pra bloquear os subs russos.

camberiu

Segundo muitos entendidos, a JMSDF e’ a forca mais competente e eficaz no mundo em termos de ASW. Nao e’ para menos, pois a economia do pais foi praticamente estrangulada durante o final da II Guerra mundial gracas a acao implacavel dos submarinos da US Navy.
Nos tempos modernos, ha o medo que a China ou a propria Coreia do Norte imponham um implacavel bloqueio naval via submarinos que acabe por sufocar a economia Japonesa. Por isso investem tanto na capacidado ASW.

camberiu

Abaixo segue um video do novo kawasaki P-1 que ira substituir os P-3 na JMSDF.

GustavoB

Olha, quanto a compra dos 12 P-3 ainda bem, porque vão custar uma nota preta. Deve ser uma medida temporária para retomar a doutrina de patrulhamento.

Baschera

Os P-95 não serão substituídos pelos P-3ABr. Procura-se outra alternativa e eu sugiriria o Casa FIT 295, irmão dos Amazonas, apenas navalizados para patrulha marítma.
Sds.

Douglas

Sobre a miudeza do Japão, digo para 101 Orions, o Japão fica miudo…rsrsrs… Sobre os 12 P-3 apóio, pois a eletrônica a bordo será de 1ª linha. Sobre o Casa substituindo o P-95, prefiro uma versão naval da Embraer, com propulsão a jato.

Flávio

Acho que 8 patrulhas P-3 são razoáveis para readquirirmos doutrinas de patrulha de longo alcance. É claro que para proteger o nosso vasto litoral deveriamos ter no mínimo umas 5 vezes isso.
Acho que a longo prazo o nosso patrulheiro de longo alcance será o P-395, uma versão para patrulha do C-395. Isso é um chute, mas acho bastante possível.

Douglas

o proprio 195 da Embraer tem tamanho pra isso (teria menos munição que os novos vetores americanos, maiores, mas seria igualmente eficaz.).

CAON

Acho que depois que sair o C-390 da Embraer ele vai ter uma versão para patrulhamento marítimo(li em algum lugar mas não lembro onde)

tikuna

Concordo c/ o Douglas acho q a FAB fez o maior erro em em comprar os P-3 :
1º- São aviões de projeto antigo.
2º- São usados.
3º- Possui 04 motores (02 a mais q o P-99)

Na minha opnião o q se deveria ter feito era investir os 300 milhões na compra de um avião nacional como o P-99 da nossa EMBRAER pelo q já li a respeito dessa aeronave ela não deve em nada aos melhores aviões de patrulha do mundo.A única desvantagem q vejo c/ relação ao avião americano e a menor capacidade de armamento .ABRAÇOS

tikuna

Para completar o raciocínio o ideal seria umas 30 aeronaves dessas,tendo tripulações mixtas (FAB e Marinha),na operação.

Meirelles

Imaginem o nível de operacionalidade deles,com 101 Orions eles devem manter a vigilância contante em 360º no mar em volta da ilha, 24h por dia e ainda ter centenas no solo prontos pra decolar quando necessario.E nois aqui com 8 P-3 seria difícil manter esse ritmo.
Alguem aí sabe se os P-3 brasileiros vão “carregar” algum tipo de armamento?

Robson Br

Tikuna,
já foi inclusive comentado nesse blog. Os P99 não tem capacidade de levar armamentos, sonoboias, etc… e tem pouca autonomia.

Junior

O litoral japonês é maior que o litoral brasileiro…. além do mais, eles estão cercados por inimigos potenciais…. fora que eles tem a bufunfa, o dindim….o faz-me-rir.

Joao

Easse quantidade minuscula de P-3 Orions, como sempre acontece no Brasil,vao operar por 30 anos. Nao fico surpreso com tao pequena quantidade. No Brasil,e tudo assim mesmo;12 P-3 usados,12 Mirage 2000 usados,uma corveta,talvez em 20 anos um sub nuclear…se ouvesse seriedade mesmo,a Embraer poderia proporcionar DUZIAS de avioes ASW a jato para a MB. Mas como todos sabemos,so ha encomendas para avioes de luxo para transporte de VIPs. Vide o C-390. O que aconteceu? Parece que foi cancelado,como sempre,”por falta de verba”. O Brasil teria dado um passo gigantesco ao construir uma versao naval ASW do C-390. Imaginem tambem as… Read more »

Joao

UMA PEQUENA NOTA SOBRE O EMBRAER C390Na compra dos substitutos dos sucatinhas, o Excelentissimo Senhor Brigadeiro Juniti Saito informou que a Aeronáutica tem muito interesse no novo cargueiro da Embraer C390 e que logo estarão concluídos os requisitos operacionais do avião para entregá-lo à Embraer. Já o senhor Frederico Curado, o diretor presidente da Embraer, afirmou que tem mantido conversas com a aeronáutica para o desenvolvimento do novo avião cargueiro, o C 390, e que a Embraer aguarda as características exigidas pela FAB para este tipo de aeronave e que para este tipo de projeto dura em torno de 4… Read more »

Flávio

O que eu li na revisa Força Aérea é que o projeto C-390 partiu internamente, dos escritórios de projeto e marketing da Embraer. Após um estudo de mercado, foi constatado que o mercado de aeronaves de transporte entre 5-20t é muito promissor em vista de não haver um substituto ao C-130. O que há são apenas a versão J e programas de revitalizações. A Embraer tem já definidas muitas das características deste avião, como flexibilidade, potencial de uso para outras funções, etc. A Embraer sabe que a FAB, que opera quase 2 dezenas de C-130 terá que substitui-los dentro de… Read more »

Yamamoto

Flavio, a Inglaterra continuará a utilizar o NINROD por várias décadas ainda, haja vista, que a aeronave esta sendo convertida na moderna versão MR4 ( 12 unidades da moderna, mas de desenvolvimento muito complicado e a preços extratosféricos…). Quanto ao ATLANTIQUE Francês, este é da versão de segunda geração produzida em meados dos anos 80(e não o original dos anos 60) devendo ainda operar por muitos anos. Quanto a possível versão do C-390 para patrulha, acho que estão confundindo, o que existe é a possibilidade de uma versão do EMB-190 (do qual o C-390 “emprestará” algumas partes e sistemas) e… Read more »

Diego

Os F-117 Nighthawk que foram retirados de serviço podem ser vendidos?
E quanto custa cada unidade? Desculpem sei que essa pergunta ñ tem nada a ver com topico mas se alguem poder responder fico agradecido!

Flávio

Yamamoto, sobre o Nimrod é verdade o que vc disse, mas há estudos para substitui-lo, pelo menos me lembro de ter lido a respeito. Provavelmente pelo alto custo, e o P-8 estava neste estudo. Sobre o Atlantique eu me referia ao Atlantique 2 e não ao primeiro que como vc disse é da década de 60. O Atlantique 2 entrou em operação entre meados dos anos 80 e começo dos anos 90, como vc acertadamente informou. Sobre o P-390, não tenho certeza (por isso a ? acima), mas veio a minha mente o fato de ter lido algo a respeito… Read more »

Douglas

Senhores, caso a FAB fizesse um requerimento inicial, creio a Embraer estaria pronta para oferecer o EMB 195, modificado. Não precisaria aguardar o projeto do 390 com suas asas elevadas, o EMB 190/195 atenderia muito bem, basta equipa-lo, com alterações no corpo do aviao (p/ lançamento de torpedos e sonoboias). Vejam as alterações nos patrulheiros da Amazonia. A Embraer procedeu “de letra”.

Fábio Max

Flávio,

Pelo que eu soube os F-117 Nighthawk serão estocados. E como embarcam tecnologia sensível (não a furtividade, mas o software que faz aquelas caixas voarem, compensando os problemas aerodinâmicos), não serão vendidos a preço nenhum. Os EUA preferem destruí-los a vendê-los.

Quanto ao P-95 Bandeirulha, é bom saber que não serão substituídos, informação que eu li em algum comentário sobre os P3C Orion. Mas não custa lembrar que, como toda a familia de “Bandeirantes”, já têm suas vidas úteis esgotadas.

Douglas

P-95? prestou bons serviços, não dá mais pra ele.

LM

Prezado Mauro, concordo com suas palavras e também saúdo o retorno do Sr. Yamamoto. Com relação ao uso ou não de navios aeródromos, essa discussão também existe dentro da própria MB. São duas correntes antagônicas. A primeira, favorável ao uso desses navios, afirma que o ideal para cobertura antiaérea seria a chamada “Defesa em Camadas”. Assim, para atingir seu alvo, um eventual atacante terá que transpor vários níveis de defesa, assim teríamos: Defesa de Ponto – realizada por canhões do tipo CIWS (Phalanx, Goalkeeper, Meroka), ou mísseis de curto alcance (Sea Wolf, ou sistema RAM); Defesa de Área Curta –… Read more »

Nelson Lima

Gênios em geografia. O Japão é pequeno, mas possui um mar territorial gigantesco, como a Grã-Bretanha.Inclui o entorno de cada pequena ilha, além dos protetorados.

Douglas

LM, a questão da dicotomia é uma só, VERBA. Ter Nae é sonhar com o dinheiro do contribuinte, e diminuir a importância das escoltas, mais necessárias no presente momento. Quer Nae? Faço minhas as palavras do Mauro, se muda pros EUA. Dizer que comprou o SP, sem planejar a continuidade, saber se vira outro Nae melhor pra frente, sob o argumento que é pra “qualificar” pessoal, é um absurdo. Faltou verba até pro ModFrag, que demorou o triplo do tempo, programa de primeira grandeza, e falam em qualificar teoricamente pessoal. Digo teoricamente, porque nem avião voa do SP ha um… Read more »

Douglas

Prezado Nelson, por favor verifique o mar teritorial do Japão. São 4 ilhas principais e o país todo é do tamanho do estado de SP. Mesmo sendo ilha, 101 Orions é uma conta de respeito.

nautilus

Concordo plenamente com o Mauro, é cada doido que aparece por aqui metido a entendido. Quer saber mais que quem estar dentro da força 24 horas por dia. Não sabe nada o que se passa nos comandos e tome a criticar por criticar, haja paciencia. É tanta infantilidade junta que dá dó, parecem um bando de crianças invejosas que tudo que os outros tem quer ter também, sempre o do outro é melhor nem que seja o mesmo equipamento. Esse é o primeiro e último post aqui, cansei de ler tanta besteira junta e me desculpem aqueles que fazem criticas… Read more »

Douglas

É fácil sonhar com o dinheiro alheio. Parece que fingiram não ter lido a entrevista do comandante da MB. Chega de fazer empenhos com o dinheiro do contribuinte sem ter garantido ao menos a verba para a reforma. O SP, veio completamente sucateado, tomou um tempo enorme do arsenal, e como os A-4, está a Deus dará. ainda bem que nesses oito anos o Brasil não se meteu em uma crise qualquer. Se não…. Infantis são os que aprovaram a compra de uma sucata que completará 50 anos de batimento da quilha, para. Quanto já se gastou no SP/A-4? Uns… Read more »

Gunter

Douglas… corri corri.. que a carrocinha vai passar…

Douglas

Pessoal, acordem, leiam de novo a entrevista do comandante da MB. Parem com esse complexo de vira latas, e caiam na real.

[…] submarinos causou certa intimidação. A resposta veio através do aumento do número de aeronaves P-3C japonesas em […]

SAN

Depois de ler tanta abobrinha de pessoas mal informadas, não posso deixar de expor aqui o que ninguém foi capaz de perceber: – Os governantes brasileiros estão “_______” para as forças armadas brasileiras. Com tanta corrupção e ladroagem, o que interessa a eles é dinheiro no bolso e…. só. O Brasil já tem uma tradição enorme em comprar armas usadas, de segunda mão e em fase de retirada de serviço em seus paises de origem. Sito como exemplos, dentre tantos, a compra dos Mirage 2000 pela FAB, do Leopard 1 pelo EB e a pobre coitada da marinha então?!?!? Essa… Read more »