Argentina coloca pressão sobre as Malvinas

22

Nos últimos meses, o governo argentino tomou uma série de medidas políticas que restringem ou inibem o desenvolvimento econômico das ilhas Malvinas/Falklands.

Os argentinos se retiram do acordo de exploração do subsolo marinho, inviabilizando-o no momento. Além disso, atitudes contra a indústria pesqueira das ilhas e a proibição de vôos que cruzam o espaço aéreo argentino colocam grande pressão sobre a economia dos kelpers.

Na Grã Bretanha, alguns começam a identificar este conjunto de atitudes como uma retomada dos esforços argentinos no sentido de reaver as ilhas, até mesmo pela via militar. Fontes no Reino Unido informaram que os recentes cortes no orçamento da Royal Navy deixaram a frota tão carente de meios que esta seria incapaz de executar uma ação de retomada das ilhas como ocorrido 26 atrás.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
McNamara

Pois é, mas agora os SSN britânicos possuem capacidade de disparo e disponibilidade de mísseis Tomahawk, o que modifica drásticamente o cenário. Mesmo assim, não acredito que o governo de Cristina Kirchner seja tão incompetente, capaz de cair na mesma besteira de 26 anos atrás, quando da ditadura de Leopoldo Galtieri.

Clausewitz

Uma invasão das Malvinas, hoje, é improvável. O governo argentino deseja, sim, novas condições internacionais de financiamento e , talvez, até internas. Imagine-mos, por exemplo, um novo enfrentamento com a Inglaterra com o atual estado das forças armadas argentinas.

Roberto

acho que a argentina esta pensando em usar o apoio do hugo chaves nesta empreitada, algo esta muito estranho…

McNamara

Apoio do Hugo Chavez? Inglaterra é OTAN ! Cuidado !!!!

camberiu

“Mesmo assim, não acredito que o governo de Cristina Kirchner seja tão incompetente, capaz de cair na mesma besteira de 26 anos atrás, quando da ditadura de Leopoldo Galtieri.

Jamais subestime a estupidez dos politicos. Principalmente politcos latino americanos.

André

Tb acho bastante improvável, Clausewitz. A Argentina ia tomar outro couro dos ingleses, os quais, mais uma vez, certamente contariam com a ajuda dos americanos. Além do mais, como poderia se dar esse apoio do Chavez? Militarmente? Penso ser impossível, tendo em vista a distância entre o território venezuelano e as Malvinas, o que impossibilitaria o apoio militar necessário nesse eventual conflito armado. Saudações a todos.

Nimitz

Os Sukhoi venezuelanos poderiam ser deslocados para a Argentina com facilidade. 12 seriam suficientes para fechar o espaço aéreo em torno das Malvinas e ainda ameaçar seriamente os navios da RN.
Lembrem-se que na Guerra de 1982, o Peru ofereceu caças Su-22 à Argentina.

Claudio

E qual seria a posição do Brasil? Como ficariam os acordos do Mercosul?

McNamara

OS Sukhoi teriam de enfrentar uma chuva de mísseis Tomahawk, quando em terra. Será que eles suportariam isso? Mais, a Venezuela tem cacife para dar um apoio desses e sair ilesa no campo da Diplomacia Internacional?

Wilson Johann

Guerra? Nem pensar… Os argentinos aprenderam a lição e da pior forma possível. Hoje, não possuem meios para uma ação como aquela novamente. E que ninguém pense que a Inglaterra não possui meios para uma segunda retomada das ilhas. Apenas com seus subs poderiam bloquear os portos argentinos e, quiçá, literalmente mandar toda a frota dos “hermanos” para o espaço, digo, para o fundo, nos seus próprios portos. Se a coisa tivesse ficado difícil em 82, eles já possuiam submarinos posicionados para isso. Para sorte dos seus oponetes não chegaram a esses extremos. Os argentinos estão jogando para a torcida,… Read more »

Fábio Max

Eu acho que Cristina Kirchner e seu marido são mais incompetentes que o general Galtieri. A Argentina está procurando um modo de reunir o país, que está à beira de uma grave secessão social, à guiza da inflação alta e da demagogia explícita e irresponsável de um governo que promove o mascaramento de índices inflacionários apenas e tão somente para manter alta a popularidade de seus cabeças. Falar das Malvinas seria uma forma que apelar ao patriotismo e fazeresquecer momentaneamente os atos criminosos do governo na área econômica. Se a Argentina entrar num conflito com a Inglaterra, NINGUÉM na AL,… Read more »

König

As Forças Armadas Argentinas em 82 teriam muito mais chances do que hoje se não conseguiram na época não conseguem hoje.
Saudações.

GustavoB

Apoio do Chavez, do Curupira e do Abominável Homem das Neves..

Concordo com o sr. McNamara, colocam pressão, mas pero no mucho..

Fred

Na verdade existe a opção econômica, se ficar muito caro para a Inglaterra manter as Malvinas, as indústrias Inglesas perdem o interesse!
E isso a Argentina pode fazer, ela não ganha nada, mas pode atrapalhar bastante. E não tem muito custo para a Argentina fazer isso.

Bem, isso é só suposição, vai saber oque los hermanos pensam!

Baschera

Que a Sra. K (como lá é chamada) está com sérios problemas em sua gestão isto é verdade. Tanto é que ontem, em jantar com as FFAAs argentinas, a nona em oito meses, a mesma ofereceu, para a surpresa dos ificiais generais, um aumento nos soldos de 19%, entre outras cositas más….. agora incorrer em ocupar as ilhas como no passado, infelizmente não dá. Falta muito feijão para os hermanos. E o Chile, aliadíssimos dos ingleses, estão arrotando forte o seu poderio !! Seria mais fácil invadir o Uruguai à troco da guerra das papeleiras e olha lá.
Sds.

Paulo Costa

Senhores,concordo com todos acima,as malvinas estão aquecidas no inverno.UK não tem o poderio em Nae,como em 82,mas sub nuclear tem de sobra,alem do que a ilha esta uma fortaleza,com radares ,misseis,
barcos patrulha,aviões diversos e tornados fazem CAP direto,padrão Otan,e o custo disto aumentou em muito,embutido no aumento do petroleo,sendo assim UK resolveu explorar o petroleo nas costas das Malvinas,que por sinal,tem muito.Desde então a temperatura aumenta na região,devido quem tem o direito a explorar o petroleo e a soberania das ilhas.

omar fernandes

Imaginem hoje a FAB mandando 06 bandeirulhas para FAA, a FAP mandando os Su-22 e os Mirage da FAA com seus exocet perigosos. Gente, Hugo Chavez é muito mais inteligente que vcs pensam. Acreditam mesmo se a argentina ou brasil fossem usar da beligerãncia para se impor, Huguinho é bem esperto para saber tirar proveito de tudo.
Em 82, o maior adiversário portenho foi ele mesmo, como Hitler em 45, que achava que sabia mais que todo mundo. Acordem!!!!

Meirelles

Os Argentinos literalmente não se recuperaram da “surra” levada em 1982,suas FAAs estão sucateadas(como a nossa).Eles deviam ter equipado e modernizado suas Forças Armadas em especial a marinha e sua Força Aérea.Duvido eu que,se tivesem alguns caças como Su-30/Su-34 e uma razoavel força de subs,isso não forçariam os ingleses a negociar com os argentinos a questão da exploração de petróleo.É aquela história…
os mais fortes sempre prevalecem,e os fracos…tentam se impor,né?

AL

Se formos ver as condições socio-econômicas e políticas da Argentina de 82 e as de hoje, não são muito diferentes… A diferença é que antes havia uma junta militar, e hoje tem uma junta civil (Kirchner e a sua Esposa), mas se a idéia é ser popular, não descartem totalmente a idéia de eles irem pelas armas (sejam elas quais forem). Muitas guerras foram feitas por quem não tinha a mínima condição de fazê-las, e essa seria só mais um caso.

Paulo Costa

Estive visitando um site argentino,e la na seção malvinas,vi que
eles mesmos dizem que a retomada teria outro sentido ate então,
pois na região na epoca o grande pais era o Peru,que dominava toda a região,e que depois de os ingleses desembarcarem na ilha que era
do Peru,somente anos depois e que argentinos e chilenos apareceram
na região,como nação.Ou seja na epoca da formação da argentina,as
malvinas ja eram da inglaterra, habitada por eles inclusive.

Nelson Lima

A questão é que a Argentina também é incapaz financeiramente de patrocinar outra aventura militar sobre as Malvinas. Sua Força Aérea está totalemente sucateada.Graças a Deus, pois, o casal Kirchner não me parece muito certo das faculdades mentais!

airacobra

Esta es mi vida tan dificl de vivir Y tan ajena a la del pirata ingles Yo soy piloto nunca fui un represor Yo me aliste por mi patria y el honor… …Me entrene para atacar en pucara Mi sublebada soledad… Sonrisa Complice que brilla en el radar El exocet viaja certero en alta mar… …ya dispare contra el shefield un misil y dos sea harrier me persiguen a las seis se derrama sobre la fragata gris la sangre negra del imperialismo ingles… …digno es morir por la patria y el honor digno es el odio con que hundi el… Read more »