salvatore-todaro-s-526.jpg

O submarino italiano Salvatore Todaro (S-526), Type 212, equipado com sistema de propulsão independente da atmosfera (AIP), chegou à Estação Naval de Mayport no dia 11 de julho, marcando a primeira visita de um submarino italiano aos EUA depois da Segunda Guerra Mundial.
A visita do Todaro tem como objetivo apoiar a Grupo de Batalha do navio-aeródromo Theodore Roosevelt, no exercício denominado JTFEX (joint task force exercise), planejado para testar e avaliar as reações dos navios americanos em múltiplos cenários. O JTFEX é a certificação final para a preparação do Grupo de Batalha.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Falcon

Alguem sabe dizer se algum sub brasileiro esta participando deste exercicio?

Douglas

Nada foi noticiado, que eu saiba. Interessante, esse IKL 212 vai operar no Atlantico contra um Nae Nimitz, não sei se vão divulgar os resultados desses jogos de guerra. Conforme noticiado aqui, os italianos dizem ter o mais silencioso do mundo. Mayport é a futura base da IV frota.

Mauricio R.

A US Navy já analisou um submarino, o sueco “Gotland” c/ AIP do tipo “Sterling”, agora analisa um outro modelo de submarino c/ outro tipo de AIP, o alemão de células de combustivel, por outros motivos tb já analisaram o nosso “Tikuna” e por aí vai. E assim criam-se parametros p/ o desenvolvímento de novos sonares, novas táticas, nova doutrina e o adestramento em ASW que estava deixando a desejar c/ o fim da ameaça submarina soviética e a guerra global ao terror, volta a ser importante. Ah, mas por aqui babam um tremendo de um ovo, qndo algum dos… Read more »

McNamara

É verdade, Maurício. O nome disso tudo é “Análise do tempo de Ação e Reação”. Baseado nessa análise é que vão preparar a base dos novos “proceedings”. A USN comete equívocos, mas nem de longe é “burra”.

Paulo Costa

Me parece que o sub sueco classe Gotland,teve o prazo
estendido com a frota do Pacifico.
Destes todos subs AIP está parecendo o melhor…

Wilson Johann

Gostei do casco desta belonave, parece ter uma excelente hidrodinâmica. É um casco liso, sem saliências. Sei que o ângulo da foto não favorece, mas parece ser pequeno este sub, menor que os 209.

Um abraço!

Paulo Costa

Existe uma foto deste sub iniciando um load in,ou out,em que
se vê o casco inteiro,é bem grande,mas este modelo,tem a proa,
e popa bem rampada,então a parte exposta fica pequena mesmo.
Na lateral tem uma janelas abertas e aparecem uns cilindros que devem conter as celulas de combustivel,se houver vazamento em ação,o gas H2 deve vazar para fora,e não dentro do sub.

trackback

[…] a Norfolk no dia 16 de julho, depois de uma patrulha no Índico. Ele também vai participar do JTFEX com o Theodore Roosevelt Task Group, na semana que […]

[…] New London, para uma visita de 14 dias. O Todaro , submarino Type 212 dotado de propulsão AIP, fez exercícios com o Theodore Roosevelt Carrier Strike […]

[…] perifoto feita pelo submarino Type U212A Todaro, da Marinha Italiana, feita durante o exercício JTFEX 08, com o navio-aeródromo americano Theodore Roosevelt, a uma distância de 8.000 jardas. O U212A […]

[…] uma das Operações aéreas lançada sobre o Afeganistão, dois F/A-18 do Theodore Roosevelt colidiram no ar, mas voltaram sem maiores problemas para o […]

trackback

[…] publicada no informativo da Marinha Italiana, por ocasião do deployment do submarino Salvatore Todaro nos […]

Trajano Ribeiro

Alguém poderia dizer por favor se os atuais submarinos brasileiros , o Tupi , Timbira , Tapajó , Tikuna e Tamoio são AIP ???
Obrigado.

MO

não são