f46-na-comptuex.jpg

Nas fotos feitas pela US Navy no dia 20 de julho, a fragata Type 22 Greenhalgh (ex-HMS Broadsword), da Marinha do Brasil, navega no Atlântico durante o Exercício COMPTUEX, com o Iwo Jima Expeditionary Strike Group. É a primeira vez que um navio da MB opera totalmente integrado a um Grupo Expedicionário da Marinha dos EUA.

NOTA DO BLOG: Por que a MB não enviou uma fragata da classe “Niterói” para o Exercício? Seria mais uma oportunidade para testar os sistemas do ModFrag e ainda mostrar um navio mais “brasileiro” do que um adquirido de segunda-mão. Observar também que a fragata está desarmada, sem mísseis antinavio Exocet na proa, o que é uma imagem particularmente ruim para um navio de guerra desprovido de canhões.

f46.jpg

Subscribe
Notify of
guest

73 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Douglas

Sem comentários adicionais. A Nota do Blog diz tudo.

Miguel Felicio

E queremos ter assento permanente na ONU!!!!!!!!!! Navios Desarmados, Porta Aviões desdentados (sem aeronaves orgânicas). Poucos aviões disponíveis para combate (FAB – cerca de 23 F-5,menos os enviados para os EUA, Mirages com armas somente para 4 unidades com tiro unico); Exército sem munição…………….. Não dá para entender nossos militares – nosso congresso (com letra minuscula mesmo pelo seu valor) já entendemos – não lutarem mesmo para conseguirem o que necessitam. Quando compram algum material já é ultrapassado no país de origem. Enfim, para nossa sorte neste momento, é que os outros estão com interesse imediato em outras áreas, deixando-nos… Read more »

Nimitz

Como é que nossos almirantes, tão preocupados com a pintura dos nossos navios, deixam uma fragata brasileira ir ao exterior desarmada?
Precisam aprender com a FAB, que montou até um site próprio para sua participação no Red Flag: http://www.redflag.aer.mil.br/
Lembrem-se: a imagem é TUDO!

Paulo Costa

Vários exocet´s estão sendo revisados,estão com urgencia em um contrato anunciado na epoca do min Waldir Pires,esteve na França em visita e la firmou o contrato de manutenção.Me parece que a revisão é no motor foguete.

McNamara

É essa MB que vai ter SSN nos próximos anos???

Nimitz

Algumas fontes dizem que na época das Malvinas, a Marinha Argentina usava conteiners falsos de MM38 Exocet, esculpidos em madeira, no cruzador General Belgrano. Poderíamos usar o mesmo expediente nas nossas Type 22, ninguém saberia a verdade…rs

McNamara

É Nimitz, com tantos artífices disponíveis, poderíamos até fazer uma supereestrutura no estilo AEGIS…

FABIO SOUTO.

na primeira foto me parece ser dois mm-40 exocet no container, a
fragata greenhalg já usa o MM-40,e as demais tipo-22 receberão
também o mm-40.

CAON

é Fabio, na primeira foto aparecem 2 MM-40, as outras 22 só aguardam o próximo PMG para receberem o MM-40

Nimitz

Pessoal, os trilhos para os casulos de MM40 também estão vazios na F46. Observem bem as fotos.

McNamara

Os amigos CAON e Fabio Souto estão equivocados, não há míssil anti-navio algum nessas fotos da F-46. O que está ali é o suporte para abrigar eventualmente, no futuro, quatro lançadores MM-40. Se tudo correr bem… Portanto, por enquanto, para ações anti-navio, o navio conta com seus poderosos Bofors L-70 (ex-Classe Niterói) e com a esperança de que o inimigo chegue bem perto para que se possa usá-los, além, é claro, dos Sea Skua do Lynx de bordo. Se houver algum a bordo, se houver mísseis disponíveis, se o Lynx estiver operacional, se o tempo colaborar.

Nimitz

Aliás, quantos Super Lynx a F46 está levando? Dois? Um? ou nenhum?

Nunão

Realmente, para esses exercícios, deveríamos sempre mandar o que temos de melhor, no mínimo para testar se o que temos de melhor funciona. Sem levar em conta a prontificação do navio, disponibilidade, adestramento e valor da tripulação da F46 etc, realmente a Grenhalgh era a última entre as escoltas que eu mandaria para essa missão. Até outras T22 com contêineres vazios (mas pelo menos instalados e aparecendo) fariam menos feio como divulgação de uma melhor imagem (mesmo irreal) da MB.

Marcelo Ostra

Viu so Nunão, éo que eu falo

lah no topico do sub nuclear jah deve ter agor umas 134 respostas ….

Foi convidada, foi, e deve ter feito transferencia de carga leve, RAM e algo afim, o que mais ?

Nao sei pq perdemos tempo discutindo isso, se estou errado de novo, o que foi que aconteceu com a Greenhalgh, que agora até acharam MM 40, o que ela fez de extraordinario neste treinamento

Enfeite, tudo de enfeite, quero ver no dia que for de verdade

MO

Renato

Gostaria de saber a real condição das fragatas Indeendência.

Já ouvi muito que, depois do ModFrag, nem seus sonares funcionam a contento!!!

Marcelo Ostra

O Grupo do IVO JIMA tem carctesristicas anfiibias/pronto emprego, correto ?, ainda mais por ser padrão expecicinario, ela deve ter feito escolta A/S e/ou AAE, alguem presume algo mais ?

MO

Nunão

Ostra, outra suposição que me ocorre é a F46 estar nesse exercício em função mais voltada para ASW, o sonar dela estar melhor que outras, enfim, esse tipo de coisa. De resto, concordo 100% contigo. Ou melhor, 99%, porque até sei porque ainda perco tempo discutindo isso… Teimosia.

Nunão

Ops, seu outro post apareceu antes desse meu, então, logicamente, não presumo nada mais.

McNamara

As ameaças de superfície surgem subitamente, ou enviam recado com 30 dias de antedência, recomendando que as escoltas dos alvos que pretendem atacar devam ter também medidas defensivas antinavio?

Douglas

Sobre as Niteroi, corre o boato, tambem usado para o SIVAM, de que os programas e sistemas de integração desenvolvidos aqui (SICONTA II, no caso da MB) são ruims, ou pelo menos, ainda não são seguros para uso em uma expedição real. como alguem disse acima, quero ver quando for pra valer.

Douglas

Sobre a brincadeira feita aqui no blog de usarmos um AEGIS de madeira nas fragatas pra assutar o inimigo, lembrem-se que a poderosa URSS fazia isso com seus ICBM’s em 1º de maio no desfile do Kremlin. Quando garoto na decada de 70 vi muito ICBM de madeira no Jornal Nacional naquelas reportagens sobre os desfiles sovieticos….

Paulo Costa

Os canhões de 40mm da Niteroi,foram para as 22.
Ja vi em uma e nas duas outras não consegui ver,
nem com o zoom.Fica na lateral de cada lado,
entre a chamine e o mastro pricipal.

Herr Joseth

vamos dar um crédito à nossa marinha… quem sabe a intenção era mandar alguma mensagem subliminar??…

direto do fundo do mar

Bom, se me permitem o aparte. A MB não tem a menor necessidade de colocar os MM40 na F46 para participar de exercícios navais aonde os mesmos não serão disparados. Isso se faz atravez dos seus sistemas e os lançamentos são feitos de forma simulada. Para que mostrar o MM40 aos americanos? Será que eles não o conhecem? Os mesmos estão sofrendo revitalização e por isso não estão instalados ainda. Em que isso denigre a imagem da MB? Façam me o favor. Vocês estão discutindo abobrinhas quando se pegam nestes detalhes. Os americanos sim, precisam ter seus navios armados sempre,… Read more »

direto do fundo do mar

E a FAB que está na RED FLAG nos EUA não levou nenhum missil. Ela tb esta denegrindo a imagem dela por isso? Claro que não, basta levar os cabides dos misseis e simular os lançamentos.
Só para pontuar FAB e MB.

Cesar

“direto do fundo do mar” são as viúvas do FHC e vira-latas em ação novamente… isso é patológico…

Marcelo Ostra

opa, olha os “sabe tudo” ae

Seu dereto do fundo, MM 40 na 22 ?

Patologico é coisa de pato (quem quem)

MO

Julio

Cesar, seu comentário só não é mais medíocre do que o sapo barbudo que desde o primeiro mandato promete reequipamento das forças armadas,mas só compra aviões para transportar os PETISTAS no poder. Tente manter o foco nas discussões ou vá para uma sala mais adequada para seu nível.

direto do fundo do mar

Não fisicamente neste momento das fotos acima, porém, lógicamente, estão devidamente instalados e funcionando. Quack, Quack!:)

Marcelo Ostra

Er… realmente , podemos simular que somos uma marinha, que o modfrag da MK 10 foi uma beleza … heheheheheh

Vai dereto, vai, ma manda pra raios que los parta … hehehehehe

MO (quem quem)

Cesar

Julio… Nao havia me referido a qualquer comentario seu, mas como as viúvas e vira-latas trocam de nome, pois são covardes, não tem argumentos, só a mesma ladainha de sempre, e como a carapuça serviu… mantenha vc o foco… Este é um espaço democrático e tbem concordo que devemos manter o foco, mas diante de comentarios medíocres e carregados de preconceito, sempre que quiser vou me manifestar… Procure vc o blog do Noblat, Hipolito, Azevedo, Diogo Mainard… ops… este ultimo corra, pois está no relatório da PF e pode ser preso a qualquer momento por envolvimento com DD.

Nunão

Direto, valeu pela informação da exigência da veloc. de 30 nós sustentados para o exercício.
Quanto aos MM40 virtuais, acho (ou melhor, espero)que ao menos uma parte dos que estão aqui escrevendo tem consciência de que não são necessários fisicamente para os exercícios.
Mas quanto à questão da imagem que se passa, continuo com minha opinião – com os contêineres instalados seria melhor (mesmo capenga para um só bordo, como é o caso da F46). O público-alvo das imagens é razoavelmente amplo, não são só os norte-americanos.

Baschera

Balanço Militar na América Latrina :
Gastos com Defesa – Exercício 2008 – Em Bilhões de Us$.
>> Brasil : 27,540 (Aumento de 32% sobre 2007)
>> Chile : 11,276 (Aumento de 3,27%)
>> Colômbia : 6,764 (Aumento de 13% sobre 2007)
>> Venezuela : 3,321 (Aumento de 29% sobre 2007)
…………
Total América Latrina : 50,000 Bil Us$.
Pergunta : Quanto disto, no caso tupiniquim, é gasto com salários e pensões, viúvas etc ???
Sds.

Julio

Pois é Cesar, a questão não é preconceito, mas, quem é preconceituoso neste país? nunca nesse país se viu a balburdia porque a PF já descobriu o que? e de quem? espaço democratico, sim, ainda existe, mas, ainda vivemos numa democracia? …. pense bem antes de falar em quem a carapuça serviu

Marcelo Ostra

ops isto do direto do fundo do balde levame entender que nem todo mundo aguenta por muito tempo 30 nós …. ummmmmmmmm

MO

Nimitz

Alguém disse que as “Niterói” tem problemas de rachaduras nos eixos e que cada uma está limitada a determinada velocidade. A mais veloz não passaria de 25 nós…

pedro
direto do fundo do mar

Duro é vc ver a foto com o Chaves e o FDP tirar o nome do autor da foto. Isso sim é !@#$%!

Nunão

Eheh, tirando os desrespeitos aos autores (no plural, afinal a foto do Chaves também devia ter autor…), a F46 tá bem melhor nessa foto, não banguela de todo, mas inteira. Passa a imagem que há uma modernização em processo, ou pelo menos uma tentativa. Mas em processo mesmo estava a novela dos indicativos de baixa e alta visibilidade. Imagino que seja da época (2004? O autor pode ajudar) em que a F49 já estava com o indicativo no padrão baixa, antes da F46 também ir pro mesmo caminho e, depois, voltar tudodenovotraveispracomotavantes. Haja tinta e pintor de parede de barco.

Claudio

no site da marinha ñ faz referencia ao MM40 https://www.mar.mil.br/menu_h/navios/fragata/fgreenh.htm

Afinal tem, já teve ou vai ter esse MM40?

Marcelo Ostra

Boa Pedro !!!!

Esta foto mostra que estou desatualizado

Dreto pro fundo do balde – 1 x 0 (ou melhor … 1 x 147 .. .heheheheheh)

MO

Marcelo Ostra

xiii Mauro, vc esta por fora de “patiano” 🙂

Em patiano quack quack se pronuncia e se ouve Quem Quem Quem, pelo menos os pato daqui falam (ou pateiam) assim oh 🙂

( )´s
MO

o direto do fundo do balde deve estar falando em patiano gringo, hehehehe

Pedro Rocha

Olá senhores! Bem como esse é um espaço democrático para discutirem-se assuntos navais, gostaria de externar algumas observações. A primeira é sobre a essa expressão sem propósito: “Viúva do FHC”, senhores num tópico anterior já expressei que quem está lá responde por tudo que está cá (riso). Encontrou errado deveria corrigir… Assim temos que voltar para Pedro Alvares Cabral, “Foi à calmaria” (risos). Mas realmente o que me fez dar uma intrometida, foi à situação das Fragatas Niterói. O que eu sei é que se gastou em sua modernização e as mesmas estão com problemas de performance (não mantém mais… Read more »

Douglas

Pois é Pedro, moral da história, dá a impressão que são navios pra exercício e desfile. Na hora do ferro quente, correm pro porto. De qualquer modo ainda há esperança, o comandante da MB disse que por falta de dindin vai focar em subs, novos espero. Chega de jogar o dinheiro do contribuinte pela janela.

Douglas

Causa espanto a informação acima de que o Strike Group americano exige navios, todos, com velocidade sustentável de 30 nós…. Parece que eles estão no sec. XXI e nós no séc. XIX….

Lobo Guerreiro

Somos um povo que só queremos cobrar, mais sem fazer nada para mudar, nossos navios realmente são velhos. A Greenhalgh ( Lobo Guerreiro ) não e um navio de primeiro mundo, mais sua guarnição formada por BRAVOS MARINHEIROS que leva este navio no braço, que mantém equipamentos funcionando sem peças de reposição, sem apoio,sem comando desde seu comandante em chefe até o mais simples BRASILEIRO, merece respeito, pois mesmo longe de casa estes BRAVOS MARINHEIROS levam o nome do nosso BRASIL com respeito e lealdade e com certeza nos mais diversos exercícios mostraram para todos que a Greenhalgh mesmo sendo… Read more »

Douglas

Lobo Guerreiro, ninguém aqui está pondo em dúvida a lealdade e dedicação dos marinheiros brasileiros. A discussão não passa por aí.

direto do fundo do mar

Mas passa por aqui: que leva este navio no braço, que mantém equipamentos funcionando sem peças de reposição, sem apoio,sem comando desde seu comandante em chefe até o mais simples BRASILEIRO,

Os navios não estão show por falta de verbas, apenas isso. Os problemas são inerentes a este PEQUENO PROBLEMA DE FALTA DE VILMETAL.

Nunão

Então, Mauro: a foto da F46 com o Chaves no canto foi o Pedro que colocou o link, ums três ou quatro posts antes do seu perguntando. Sobre a velocidade máx das Niterói pós-modfrag, já tinha ouvido essa conversa sobre eixo, vibração etc, mas só conversa. O que sei, oficialmente é o que saiu num Nomar à época dos testes com a Liberal ou a Defensora após Modfrag, onde se divulgava 29 nós. Até comecei a procurar, mas o tempo e o saco se esvairam rapidamente. Sobre projetos nacionais, acho legal voltar-se a eles após a construção sob licença de… Read more »

Douglas

A questão para produzirmos fragatas de 5000/6000 t está na falta de dindin. é isso. acho melhor produzirmos aqui. Uma FREMM na europa não sairá por menos de US1 bi. Melhor aqui, deve ser 30% mais barato. ainda que tenhamos que adquirir projeto. BNDES fala aí!!!!!!!!!!!!!!! rsrsrsrsrsrsrs