Chegada do HMS Liverpool a Santos

23

2600_-_d92_-_liverpool_-_23_jul_2008.JPG

Como antecipado pelo BlogNaval, hoje de manhã chegou a Santos o contratorpedeiro Liverpool (D 92), de Sua Majestade. O navio é um Type 42 Batch 2, armado com mísseis Sea Dart (que aparecem em vermelho na proa), de defesa antiaérea de área. As fotos são do shipspotter Silvio Roberto Smera.

NOTA DO BLOG: Dois Type 42 foram afundados na Guerra das Malvinas. O navio líder da classe, HMS Sheffield (D80), foi atingido mortalmente por um míssil Exocet AM39, lançado por um jato Super Étendard da Armada Argentina. Observar os CIWS Vulcan Phalanx de 20mm instalados à meia-nau, no HMS Liverpool, para garantir que a história não se repita.
O HMS Coventry (D118), foi afundado por bombas, num ataque realizado por jatos A-4 Skyhawk.

Ironicamente, os únicos dois Type 42 exportados o foram para a Armada Argentina (ARA Hercules, ainda na ativa e ARA Santissima Trinidad, desativado em 2005); quando a Guerra de 1982 começou, os argentinos conheciam todas as vulnerabilidades do navio e sabiam como atacá-lo.

2601-_d92_-_liverpool_-_23_jul_2008.JPG

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nimitz

Isso sem falar no Sea Dart que está na 4a. versão, muito mais mortífera.

MN-Hil

Bom é uma belonavi de impor respeito apesar de ser antiga
mas será que alguem pode mata uma curiosidade minha
um navio desse porte nao seria um otima aquisição para a MB ?
um abraço a todos

Nimitz

Já passou o tempo do Brasil comprar esses navios. A época ideal foi quando a Armada Argentina colocou os Type 42 dela à venda, depois da Guerra das Malvinas, porque não recebia mais peças de reposição da Inglaterra.
No final da década de 80, a Argentina ofereceu-os ao mercado internacional, por 250 milhões de dolares cada um, e quase foram comprados pela Turquia.

Nunão

E aí, MO, encostou na “mortona”?

Marcelo Ostra

Não, foi pro Armazém 25, bem atrás do Black Rover (exatamente olhando por fora no centro do terminal dos bunecos (passageiros).

Engraçado que como o black rover, mudeu de ponto no ultimo momento.

Ele está completamente escondido de quem vê pela avenida, apenas dá pra ver a ponta dos mastros.

MO

Douglas

Estou com a pulga atras da orelha. Acho que vão oferece-los à MB.

Nimitz

Seria loucura comprar algum. Nem a Royal Navy está tendo dinheiro para fazer a manutenção do sistema Sea Dart, por isso está removendo o míssil de alguns navios.
Aqui, teríamos o navio, mas sem mísseis para operar.

Nunão

Coça com força que a pulga pula. Mas coça rápido…

McNamara

Para quem tem CT Pará operacional sem ASROC, ter um desses sem Sea Dart é lucro.
Mas calma… Sete de setembro vão anunciar a aquisição de uns doze AEGIS… … … … (da Revell).

Beto

Alguem sabe a idade desse navio..

André

Pode estar no bagaço, mas acho um navio bonito.

André

Caro Mauro,
Não foi plágio não…rs
Nem percebi que você havia uitlizado o mesmo termo (bagaço).

Moriah

Legal esse angulo para fotos hein? Belas fotos.

Fernando-Canoas

Srs…
Esta classe ainda tem a estrutura de alumínio, ou já foi substituída por outra mais resistente á incêndios ???

tomas

Os Type 42 não estão nos planos da MB, mas as Type 22 Batch III sim.

KURITA

tb as BREMEN ALEMÃES

Beto

Alguem sabe a idade das Type 42 da Armada Argentina colocou a venda??

Nunão

Quando colocaram à venda eram novinhos, menos de 10 anos de uso. Hoje estão com mais de 30, são da mesma época dos Type42 Batch 1 da RN, assim como das nossas Mk10. Só um está em uso, o Hercules, transformado em transporte rápido ou algo do gênero com hangar super ampliado para SH3. Ficou estranhíssima. O outro está definitivamente encostado. Há décadas o Sea Dart não está mais operacional.

[…] foto acima mostra o destróier Type 42 ARA Santissima Trinidad em Puerto Belgrano, em julho de 2007. Notem que o navio encontra-se sem […]

[…] Fragata Defensora (F41) participou, nos dias 11 e 12 de agosto, da comissão “PASSEX” com os HMS Liverpool e RFA Black Rover, pertencentes à Marinha do Reino Unido, que encontravam-se visitando o porto de […]

[…] contratorpedeiro HMS Southampton (classe Type 42) da Royal Navy deu baixa ontem (13/02). A cerimônia ocorreu na base naval de Portsmouth, Reino […]

[…] manhã de 4 de maio de 1982, o destróier Type 42 HMS Sheffield, da Royal Navy, foi atingido mortalmente por um míssil AM39 Exocet, disparado por um […]

trackback

[…] Black Rover (que já foi “clicado” pelo Blog Naval em Santos – SP acompanhado do HMS Liverpool, após exercício PASSEX com a fragata Defensora da MB) uma faina de reabastecimento em alto-mar […]