rademaker_f49.jpg

A fragata Type 22 da foto é a Rademaker (F49) que chega amanhã a Santos-SP, acompanhada da Bosísio (F48), Niterói (F40) e Independência (F44), corvetas Inhaúma (V30) e Frontin (V33), e do navio-tanque Gastão Motta (G23).
Como acontece tradicionalmente, os navios devem ser abertos à visitação pública no fim de semana. É uma boa oportunidade para, aqueles que residem em São Paulo e adjacências, conhecer de perto as belonaves da Marinha do Brasil.

O horário programado da entrada dos navios no porto é 13:00h, dependendo ainda da confirmação do ETA (Estimated Time of Arrival) e do tráfego de navios mercantes. Em geral, a atracação de navios em grupo, com possível giro e atracações a contrabordo, faz com que seja utilizado um espaçamento de 15 minutos entre cada um.

É interessante notar que os navios estão programados para atracar no cais Mortona, nas antigas instalações do estaleiro e oficinas do Departamento Marítimo da CODESP/CDS. Para esse local foi transferida a Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, que ocupa instalações provisórias até a conclusão das obras da nova sede, ora em curso.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vinicius Modolo

Alguem sabe até que dia os navios ficam atracados???

direto do fundo do mar

É a ADEREX-2008

Marcelo Ostra

Acho qu até segunda 0900 hrs – a confirmar

MO

Marcelo Ostra

Litoral Paulista, Quinta-Feira, 24 de Julho de 2008 :: 21:54 Geral > Porto Quinta-Feira, 24 de Julho de 2008, 15:51 Navios da Força-tarefa são abertos ao público nesta sexta-feira De A Tribuna On-line Sete navios da armada nacional atracarão, a partir das 14 horas desta sexta-feira, no Porto. Eles integram a frota da Operação Aderex-I/08, que vem sendo realizada na Amazônia Azul, entre o Rio de Janeiro e Santos. As manobras tiveram início no dia 21 e irão até o dia 29, com exercícios de guerra anti-submarino, tiro antiaéreo, entre outras operações. As embarcações estarão abertas à visitação pública, no… Read more »

Nunão

Pelo jeito os varredores, como aventado numa notícia da semana passada, não virão, né?

Marcelo Ostra

Ou esles estão na mortona (ontem vi de noite antenas, mas vi rapido em ponto ruim, achei que era um dels, mas podia ser um Gururu (de longe, meio cego é !@#$% …)

Marcelo Ostra

Segue os pontos corretos de atracação: NT GASTAO MOTA 3132 E 25/07/2008 13:00 CAPIMAR 0 X SULNORTE, SMIT E TUG BRASIL AUXILIANDO. CORVETA INHAÚMA 31 E 25/07/2008 13:00 CAPIMAR 0 X SULNORTE, SMIT E TUG BRASIL AUXILIANDO. CORVETA FRONTIN 31 E 25/07/2008 13:00 CAPIMAR 0 X SULNORTE, SMIT E TUG BRASIL AUXILIANDO. COSTADO FRAGATA RADEMAKER 30 E 25/07/2008 13:00 CAPIMAR 0 X SULNORTE, SMIT E TUG BRASIL AUXILIANDO. FRAGATA BOSISIO 30 E 25/07/2008 13:00 CAPIMAR 0 X SULNORTE, SMIT E TUG BRASIL AUXILIANDO. COSTADO FRAGATA INDEPENDENCIA MOR E 25/07/2008 13:00 CAPIMAR 0 X SULNORTE, SMIT E TUG BRASIL AUXILIANDO. FRAGATA… Read more »

Marcelo Ostra

Taxa pra curinthiano é mais caro !!! 🙂

sugiro vir amanha, pois domingo deve intupir de gente, principalmente se sair no TV local das 1900 hrs de hoje e maily amanha

MO

Vinicius Modolo

Eles ficam até segunda as 9 da manhão só????

eu vou fazer um passeio de escuna pela tarde, será que ainda pego eles???

e o Sub Tamoio??? num vem mais???

José da Silva

O Mattoso ainda nao temos noticia e o sub tambem. O Sub é inimigo e não se mistura com alvo. É pirata, é o “LADO NEGRO DA FOOORCÇAAAA” hehehehe

Ultimamente alguns navios andam dando uma escorregado para São Sebastião.

Os Varredores estão por aqui desde o fim de semana passada, inclusive tendo saido as 0130 de segunda para realizar exercicios no canal e na barra de STS.

O “Gururu” class em estação nessa quinzena é o Gurupi.

Vinicius Modolo

Bom veremos…

Segunda vou para o porto…
Se estiverem lá eu mando fotos…

Abraço!

marujo

Este ano, a Marinha do Brasil está atipicamente ativa. Unitas, exercícios com Marinhas da Otan no Brasil e na Europa, a participaçãoo na operação Iwo Jima e, agora, a Aderex. Li em algum lugar que, em setembro, teremos a Operação Atlântico. A que se deve isso? À reativação da IV Frota? Com a palavra os Srs. Nunão, Marcelo Ostra, LM e Baschera.

Marcelo Ostra

Vinicius

Nao creio que fiquem té a tarde, não é normas, maaaaassss, tomara que vc de sorte

MO

Marcelo Ostra

Marujo

Realmente este é um fato Alem de tudo teve a espabras, realmente a MB neste ano esta bem mais ative em relação a atividades com marinhas estrangeiras, ora viva, espero que queja incio de um modus operandi comum de continuo na MB

Agora, eu sou poessimista por natureza, nao espero muita coisa no sete, se bem que nos bastidores se ouve alguma coisa ….

torço que meu pessimismo não atinja a MB

MO

LM

Prezado Marujo,

Uma das “promessas” feitas pelo nosso comandante, Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto em seu discurso de posse foi que a MB voltaria a realizar diversos exercícios, tanto em âmbito nacional quanto internacional. Tudo isso para manter a capacitação e o adestramento adequado das tripulações embarcadas.
Os recursos orçamentários para tal, foram liberados este ano, não só pela reativação da IV Frota da USN, pois desde o ano passado esses exercícios estavam programados.
Nesses meus 14 anos como Oficial de Marinha, sem dúvidas, este é o ano em que participarei de mais comissões, 3 no total.

Nunão

De fato Marujo, e atestando o que escreveu o LM, desde o ano passado é visível o crescimento da atividade, e nada como aumentar os dias de mar para quebrar o marasmo em uma situação de decadência. E as Grenhalgh remanescentes, ao que me parece, vem extensivamente utilizadas nesses últimos anos, daí espero que os planos de alguma modernização delas, para estender a vida além de 2014 (baixa inicialmente planejada), se concretizem. Assim como a extensão da vida útil das Inhaúma, se possível com uma modernização um pouco mais extensa, com sistemas e armamentos compatibilizados ao máximo com os padrões… Read more »

Nunão

Em tempo, Operação Atlântico, Aderex, Aspirantex e outros “ex” são, digamos, rotineiras. Mas estão em dia, o que é muito bom. O que chama a atenção é exatamente a maior quantidade de exercícios com outras marinhas, indo além das Unitas e Fraterno.

Beto

Alguem sabe se nessa Operação Atlântico qtos navios vai ser usados e se A-12 vai participar ~dessa operação.???

Baschera

Beto, sobre a OP Atlântico,
Estou meio sem tempo, mas acho que a MB ainda não divulgou quais navios serão utilizados. O que sei é que foi dito que usaria vários meios navais, além de paraquedistas e OE.
O A-12 tá fora. Tá com dodói no eixo!!
Quanto à pergunta do Marujo, é claro que a 4º frota influência e acirra os ânimos dos Almirantes. Também as notícias dos campos de petróleo e tal.
Quer saber, deveriam só colocar as Inhauma em mar bravo e como ia dar m#rd@, talvez sensibilizasse os políticos pelo não corte de verbas.
Sds.

Beto

Baschera
sr. deve ser uma pessoa experiente no assunto: Em relação ao A-12 ? um navio q esta fora de operação a 2 anos e q esta c um problema no eixo.. se tivermos problema ?? A-12 estaria em condições de opera assim mesmo.?

Baschera

Beto,
Não. O NAe A-12 São Paulo(vulgo Opalão)não poderia operar normalmente somente com um eixo. Somente em manobras curtas e deslocamentos pequenos e à baixa velocidade. Full, só com os dois eixos e hélices normais e balanceadas, para não causar danos.
Não esquenta, após estes consertos “normais’ para sua idade, ele volta à ativa ou seja, fica parado !!
Sds.

Beto

Baschera,
Em relação ao A-11 q ja foi desmontado e vendido, o estado do navio esta melhor do q o A-12 ..? ou Não!!!

Baschera

Beto,
São naves completamente diferentes. Eu diria que o estado do A-12 é um pouco melhor agora. O problema do A-11 era sua mecânica (máquinas) velha e o casco hoje teria 60 anos !!
Sds.