Simulador naval do estado-da-arte no seu computador

28

mb-no-dw-2.jpg

Por Alexandre Galante

A tela acima mostra uma força-tarefa da Marinha do Brasil, nucleada no NAe São Paulo, escoltado por quatro fragatas Type 22, num cenário hipotético criado no simulador Dangerous Waters. No cenário que criei, a força-tarefa está em trânsito na “Amazônia Azul” e será atacada no caminho por um submarino classe “Kilo”, comandado por mim. Na primeira tentativa me dei mal, os SH-3 Sea King acabaram me acertando com torpedos anti-submarino, porque fiquei muito tempo com o periscópio do submarino fora da água, tentando confirmar a localização dos navios.

Simuladores de combate naval não figuram exatamente entre os gêneros de games mais populares, por não serem muito fáceis de aprender no início, mas possuem o seu público fiel e específico. O Dangerous Waters é um deles, cujo manual tem 570 páginas!

O simulador é uma evolução do clássico 688i Hunter Killer, feito pela Sonalysts, (que produziu também Subcommand e Fleet Command) permitindo que você controle também navios, além de submarinos e plataformas aéreas, proporcionando uma experiência aeronaval completa. É possível focar as atividades em estações individuais das plataformas (consoles de radar, sonar, MAGE etc), planejando e executando ações variadas, ou ainda, sob uma perspectiva aérea do cenário, visão intitulada “Commanders Eye”.

Para se ter uma idéia, além de poder assumir o comando de uma fragata classe “Oliver H. Perry”, de um helicóptero SH-60 Seahawk ou um avião de patrulha P-3 Orion, o simulador inclui ainda aproximadamente 270 unidades, civis ou militares, entre navios, submarinos e aeronaves.
A campanha principal é a “Russian Rebellion”, que se desdobra em uma série de missões nas quais é necessário desempenhar diversos papéis.

Mas para estudiosos do Poder Naval, o melhor do DW é o seu editor de missões, que permite ao jogador criar seus próprios cenários e a possibilidade de jogar online, com até 32 jogadores.
Navios e aeronaves das marinhas principais estão no simulador. No caso do Brasil, estão o NAe São Paulo, as fragatas Type 22 e submarinos IKL209 (ignoraram as “Niterói” e as “Inhaúma”). Essas plataformas entram nos cenários controladas por AI e agem conforme programadas.
É possível por exemplo, criar forças de superfície adversárias (o clássico MB versus ARA) e observar como se dá o embate, acompanhando tudo de um submarino ou P-3 Orion, e depois analisar o que aconteceu detalhadamente no debriefing. Ou ainda, fazer parte de uma força-tarefa em que você controla um navio e os outros são controlados por AI, para enfrentarem uma força-inimiga ou realizarem determinada tarefa, como impedir que submarinos ataquem navios mercantes indefesos.
Nas missões online é possível travar combates sub versus sub, sub versus unidades de superfície e aéreas etc.

O Poder Naval Online tem interesse em formar uma comunidade brasileira de jogadores de Dangerous Waters, para promover jogos online, troca de informações, táticas e missões desenvolvidas. Quem ainda não conhece o DW, pode baixar o demo no link abaixo:
http://www.sonalystscombatsims.com/dangerous_waters/demo.html

Para comprar, acesse o seguinte link:

Para rodar o Dangerous Waters, a configuração recomendada é:

  • Windows 98SE/ME/2000/XP/Vista
  • Processador com 1GHz ou superior
  • 256 MB de RAM ou mais
  • Placa de vídeo compatível com Direct 3D, com o mínimo de 64MB de RAM, (e drivers DirectX 9.0b)
  • 1GB de espaço livre no disco

Abaixo, seguem mais telas capturadas do simulador:

078.jpg 028.jpg 039.jpg

058.jpg 066.jpg 068.jpg

037.jpg 009.jpg 038.jpg

047.jpg 048.jpg 070.jpg

060.jpg 067.jpg 091.jpg

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge Lee

Joguei tanto Fleet Command, quanto Subcommand e desconhecia que tinha novos jogos deste tipo, exceto claro a série silent hunter, que jogo também, já afundei muitos destroires japoneses na última versão, que está muito boa por sinal.
Mas sou bastante favorável para a criação da comunidade…
Agora, algum pode me indicar como conseguir o jogo?

rodrigo

tbm fiquei afim de jogar, qual o valor do cd do jogo?

Marcelo Ostra

Jorge pede pro Bozoh, vc ganha o gato mestre de brinde 🙂

o jogo chato da porra esse DW (hehehehhehe) (PS: quer ver como ele vai endoidar ….:-)

MO

Galante

Para comprar é só acessar o seguinte link:

http://storefront.steampowered.com/v2/index.php?area=app&AppId=1600&cc=BR

Custa só US$ 14,99. Precisa de cartão de crédito internacional. Ainda não achei quem venda o jogo no Brasil.

O Ostra acha chato porque não tem paciência pra ler manual…rs
Além do mais, ele só gosta de navio de guerra da WWII, na época em que a diretora de tiro era a Eye Ball Mk.1

Marcelo Ostra

Orra meu o manual do DW parece o Dicionario orelho, tem 10.348 paginas …

E nao vem me zoar pq perdi dosi Tico e um Burke pro meu filho de 6 anos kogando contra ele naum viu … tambem neh vc dutrinando ele cada vez que vai em casa o m oleque logo logo vira especialista em OS e DT e vai virar CHEOPS de casa …

Galante

Coisas engraçadas que acontecem no DW:
Quando estiver comandando uma Oliver H. Perry, experimente colocar o CIWS Vulcan Phalanx em modo totalmente autônomo e mande lançar ou recolher um SH-60 Seahawk… 🙂

Marcelo Ostra

Alias isso nao aconteceu de verdade com um navio japonelico contra uma aeronave da USN ? foi passar perto, estava no automatico se phod…u

MO

Galante

Sim, um Phalanx num destróier japonês abateu um A-6 que passava sobre o navio. O mais engraçado foi quando a mãe do piloto americano, avisada de que o avião de seu filho tinha sido derrubado, mas ele estava bem por causa da ejeção, disse:
“Puxa, pensei que a guerra tinha acabado há 50 anos”

Pedrocn

^^^^^^ hahahahahaahhahaha
Curti, essa foi boa!

Cação

Jogo o DW a bastante tempo e é legal encontrar pessoas no PN interessadas nele. Já coloquei meu email e MSN no fórum do PN para quem quiser entrar em contato……

direto do fundo do mar

Descobri isso da pior maneira possivel, ou seja, morri!!!!!!!!!!!
Mas é um puta jogo/simulador, o que falta é tempo pra engajar mais fundo nele, pois as possibilidades são enormes.
Ja afundei um Kilo de P3 Orion. hehehehehe

Marcelo Brandão

Srs… fiquei interessado em baixar o jogo… o tal manual de 570 paginas é em portugues???
Como posso adquirir esse manual????
Com a palavra os especialistas….

Nimitz

O manual é em inglês.

Pode ser comprado aqui:

http://www.subsim.com/dangeous_waters_manual.php

direto do fundo do mar

É jogo pra “gente grande”. Se quiser ter sucesso, tem que ser bom.
hehehehehehehehehe

Moriah

Quais as config. do micro pra rodar isso ai? Joguei com o pessoal da lista um tempo, e era bem legal, mesmo apenas enviando os comandos via e-mail, imagina com o proprio simulador instalado. Acho que se for online, deveria ter uma hora para todo mundo entrar e sair, para não haver risco de num evento hipotetico, seu navio, sub ou sei la qual, acabar sendo abatido pelo inimigo.

Nimitz

Moriah, numa missão multiplayer no Dangerous Waters, um jogador fica como “Host” e os outros entram como “guest”. O “host” define a missão e as plataformas que poderão ser utilizadas e as “Rules of Engagement”.
O tempo todo os participantes do jogo podem trocar mensagens entre si no painel do controle.

Nimitz

Configurações de computador para jogar o DW: • Minimum Specifications – Windows 98SE/ME/2000/XP – 550Mhz processor – 128 MB RAM – Eight-speed CD-ROM drive – Direct 3D compliant Video Card with 32MB RAM, (with DirectX 9.0b compatible drivers) – Sound Card with DirectX 9.0b compatible drivers – Desktop Resolution of 800×600 @ 16-bit color depth – 590MB hard-drive space for installation – Internet or LAN connection required for multiplayer • Recommended System (upgrades from minimum specs) – 1GHz+ processor – 256 MB RAM – Direct 3D compliant Video Card with 64MB RAM, (with DirectX 9.0b compatible drivers) – 1GB hard-drive… Read more »

Jorge Lee

Já comprei, agora é só aguardar o tempo de envio – umas três semanas – pelo Amazon.
Senhores, os aguardo na arena de combate!

Galante

Maravilha! Vamos ter bons combates, com certeza. Espero poder reunir mais jogadores até lá.

Luiz

Alguém poderia enviar maiores informações sobre o processo para adquirir na Amazon o pacote Dangerous Waters e Naval Combat?

Eloiziopb

já comprei o game DW, espero poder participar dos combates online. Sou fan dos simuladores navais. Joguei o DW demo, achei um pouco complicado entender algumas estações, como sonar, e o tdma.

ICE MAN

Srs. consegui o jogo, mas está faltando o manual!!
Alguém têm o manual e poderia me enviar por e-mail??
tommyyrock@yahoo.com.br.
Depois da posse do material poderemos jogar….

DDG100

COMO POSSO ADQUIRIR O NAVAL COMBAT PACK PELO AMAZON .COM ?

CASO ALGUÉM PODE ME AJUDAR A ENCONTRAR JANES FLEET COMMAND AQUI NO BRASIL EM ALGIM SITE OU COISA PARECIDA

RODRIGO

Olá galante, como posso adquirir este cenário teu da força tarefa barsileira e como faço para criar um cenário?

rodrigo26rj@uol.com.br

LUIZ BRAZIL  (DT)

Jorge Lee,

Quando chegar o seu jogo (simulador), bem que você poderia fazer algumas cópias e negociar conosco a um preço amigável, e ai o seu sairia quase free, certo… estou na lista de espera e aguardando o seu pronunciamento a respeito, ok

CCG100

JORGE LEE,

COMO FAÇO PARA COMPRAR O NAVAL COMBAT PACK PELO AMAZOM.COM ? JÁ TENTEI VARIAS VEZES MAS NÃO CONSIGO.

shamba

quem quizer o manual acho que eu tenho ele no cd1 do jogo dangerous waters em formato pdf eu posso copiar e mandar para vcs que acham meu email e shambruno@yahoo.com

Netunno

Só falta Players quem joguem online.

Aguardo alguem com coragem para me enfrentar.

Quem tiver o game instalado e atualizado só me add msn e gogo jogar.

helios2dany@hotmail.com