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Comentando o post Aeronave da Marinha resgata tripulante de navio mercante, o colaborador do Poder Naval, Guilherme Wiltgen, trouxe mais informações importantes:

“Complementando a matéria, a aeronave utilizada nesta faina de resgate foi justamente o SH-3A N-3015, que recentemente voltou à ativa no HS-1 e neste dia era a ASE (Aeronave a Serviço da Esquadra).
As atividades da Aviação Naval Brasileira, infelizmente, são pouco divulgadas e a maioria das pessoas desconhecem o que realmente é feito por ela.
Só a título de informação, somente este ano, é a terceira vez que o HS-1 cumpriu tarefa semelhante com sucesso e mais um vez foi indicado a receber o prêmio “SAR Sikorsky”.

As outras missões:

  • 18.06.08 N-3015 – Resgate de tripulante no mercante paquistanês SIBI, localizado a 35MN a leste de Vitória. Indicado ao prêmio “SAR Sikorsky”.
  • 11.02.08 SH-3B N-3017 – Resgate de tripulante no mercante panamenho STOLT NANAMI, localizado a 35MN a sudeste de Cabo Frio. Tripulação agraciada com prêmio SAR Sikorsky.
  • Outra missão que podemos ressaltar, ocorreu entre 01 e 04.05.08 a aeronave AH-11A Lince14, realizou duplo resgate em incidente SAR, o primeiro um EVAM de militar no POIT durante a UNITAS, lançada a aeronave a 130MN da Ilha de Trindade efetuando o resgate no heliponto e retornando a Fragata Bosísio a 110MN de distância. No regreso ao Rio de Janeiro, Lince14 acionado novamente para resgatar um tripulante no mercante FAST ARROW, de Malta. O primeiro foi levado para o aeroporto de Vitória e o segundo para o Santos Dumont.”
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Ozawa

Vendo o mapa, é inequívoca a constatação: verdadeiramente são dois “Brasis” sob a tutela das FFAA, particularmente a FAB e a MB, pela área de atuação de seus meios.

Paulo Costa

A area em frente aos estados do sul,são as mais extensas,alem
da distancia, uma patrulha deve permanecer ma area por algum
tempo,de acordo com convenção internacional,os P-3 farão este
serviçp muito bem..

Diego

Uma pena que esses SAR não sejam amplamente divulgados, se fosse poderiamos criar uma cultura de valorização das nossas FA, assim como os americanos tem pelas deles.

Jorge

Para esse tipo de função, mais especificamente além do limite da “Amazônia Azul”, é possível o emprego com segurança, das corvetas da classe Inhaúma?

Pergunto pois citam neste Blog, do problema de navegabilidade das mesmas.

Cinquini

Pelo o que eu saiba, as Corvetas da Classe Inhaúma podem operar perfeitamente nessa função.

McNamara

O mapa dá uma idéia das colossais dimensões oceânicas, nas quais a responsabilidade da salvaguarda da vida humana no mar está sob nossa responsabilidade. Para atender a esse compromisso temos que tipos de meios? Em que quantidade? Com que autonomia? Que capacidades? Os resgates feitos pelo pessoal da MB chegam a ser heróicos, face à carência de meios à que a instituição está submetida. A preocupação é com o presente e o futuro, temos deveres a cumprir relativos a tratados internacionais e mais ainda, compromisso com as futuras gerações de brasileiros. A gigantesca arrecadação tributária pertence ao povo brasileiro, não… Read more »

Nimitz

Mandou bem, McNamara. O pessoal da MB faz milagres com o que tem…

LUIZ BRAZIL

Seria interessante se o PN disponibilizasse um “LINK” para que pudéssemos enviar determinada matéria para outrem, no mesmo rodapé do assunto. Fica a sugestão.