Operação Atlântico simulará defesa da ‘Amazônia Azul’

30

A Marinha do Brasil marcou para setembro um grande exercício naval no litoral dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, com a participação de pelo menos nove mil militares e mobilização de 20 navios, 40 aeronaves e 250 outros veículos militares. A Operação Atlântico, orçada em cerca de R$15 milhões, acontecerá um mês depois de iniciada a exploração de petróleo abaixo da camada de sal no Campo de Jubarte, norte da Bacia de Campos.

A operação está prevista para ocorrer entre 15 e 26 de setembro, e vai mobilizar comandos das três Forças. Além da Marinha, participarão a Aeronáutica e o Exército. O foco é o treinamento militar para proteção das reservas petrolíferas, afastando do litoral brasileiro, como dizem os oficiais da Marinha, ‘presenças indesejáveis’. Além disso, a Força quer reforçar a importância da defesa das riquezas brasileiras e mostrar que os navios-patrulha e helicópteros estão ‘aquém do necessário’. O comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto, quer dobrar de 18 para 36 o número de navios-patrulha para proteger a chamada Amazônia Azul.

As Forças Armadas também querem treinar a defesa de toda a infra-estrutura terrestre associada à indústria petrolífera, na região compreendida entre os estado do Espírito Santo e São Paulo: gasodutos, oleodutos, refinarias, portos e terminais.

A exploração das reservas do pré-sal está prevista para começar oficialmente nesta semana, provavelmente terça-feira. Em setembro, quando a Marinha já estiver se deslocando para os exercícios da Operação Atlântico, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai visitar a plataforma P-34, usada para explorar o óleo leve abaixo da camada de sal em Jubarte.

As recentes descobertas de petróleo na Áreas do pré-sal, mesmo ainda precisando de alguns testes para dimensionar e certificar o potencial a explorar, mostram que podem somar reservas da ordem de 50 bilhões de barris de petréleo e exigir investimentos, calculados pelo banco UBS, em torno de US$600 bilhões.

Fonte: AE

NOTA DO BLOG: A Operação Atlântico deverá ser uma reedição ampliada da Operação Albacora, realizada no ano passado. Com a divulgação da recriação da IV Frota da Marinha dos EUA e da descoberta de novas reservas petrolíferas no litoral brasileiro, esse tipo de operação deverá continuar a se aperfeiçoar nos próximos anos.
Se o treinamento for realista, levando-se em conta um inimigo mais forte e poderoso que o Brasil, vai ficar cada vez mais patente a ausência de meios adequados que possam oferecer uma capacidade de dissuasão crível. Urge portanto, que saiam do papel as providências para a modernização das Forças Armadas brasileiras, em particular a Marinha, que há anos sofre com o corte de verbas para suas funções básicas.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

Nosso NDCC estará nesta operação. Guardadas as devidas cautelas nos assuntos militares noticiados pela imprensa “leiga”, há de se reconhecer algum fundamemento… “‘Matoso Maia’ e a quarta frota – Marco Aurélio Reis – JORNAL O DIA Rio – A reativação da Quarta Frota Naval Americana (criada na Segunda Guerra Mundial para combater no Atlântico Sul os submarinos nazistas) acalorou nos bastidores da Marinha nacional a discussão sobre a necessidade de o reaparelhamento das Forças Armadas ser de fato incrementado. Mais exaltados ficaram militares amigos da coluna que servem no NDCC (Navio Desembarque de Carros de Combate) Mattoso Maia. Eles contam… Read more »

andre de poa

Creio que todos já sabem da importancia das reservas na chamada “camada pré-sal” mas para os amigos ainda não familiarizados com esse assunto posto um link com uma animação da petrobras sobre o assunto.
Na minha modesta opinião é ouro-negro suficiente para justificar uma frota totalmente remodelada, inclusive na doutrina. O que a petrobras tenta pagar de royalties hoje é café pequeno perto do que esta por vir, o pais poderia tranquilamente financiar elevados valores para a marinha que os impostos que entrarão no caixa da união será algo absurdo comparado com os dias de hoje.

link:
http://investidoranonimo.blogspot.com/2008/01/blog-post_28.html

McNamara

Quanto ao comentário do Ozawa, salvo o fato de não servirem um jantar para a tripulação, não vejo nada de anormal no prolongamento do horário de trabalho para cumprir tarefas extraordinárias. Força Armada não é encosto, veja o que se passa nos pelotões de fronteira ou nas bases aéreas. Quem quiser moleza que vire Deputado Federal ou coisa parecida.

Jonas Rafael

Mesmo que com o que temos hoje essa defesa talvez não possa ser feita de maneira adequada, esse exercício, se documentado de maneira adequada pode fornecer dados pra incutir de vez nas mentes toscas que governam a nação a necessidade de reconstituição das forças armadas a um estado de adequação. Queira Deus…

André

Muito bom o seu comentário, McNamara. Observando as palavras do comandante da MB, segundo a reportagem, a operação servirá para o treinamento das forças envolvidas, obviamente, e tb para demonstrar que precisamos de investimento nas FA´s, em especial na MB, para que ela possa cumprir a contento a sua destinação primordial.
Quanto ao seu comentário, andré de poa, só espero que esse dinheiro dos royalties do petróleo, se por acaso a sua previsão de que os mesmos aumentarão sobremaneira, não seja também contingenciado em sua maior parte como atulamente ocorre.

Nimitz

Será que essa operação prevê um inimigo equipado com aviação embarcada, submarinos nucleares e mísseis de cruzeiro? Caso positivo, ficará claro que não temos condições de nos defender. Apenas nossos submarinos poderiam fazer alguma coisa, mas temos apenas 5, dos quais sempre 2 em manutenção. Alguém precisa dizer ao MinDef que a FAB tem que adquirir urgentemente uma boa quantidade de mísseis antinavio para equipar os A-1, a Marinha modernizar seus AF-1 e equipá-los também com armamento do tipo e o EB precisa de mísseis antiaéreos de defesa de área, como o S-300 ou 400 russo. Aí sim poderíamos começar… Read more »

marcos

o geito mesmo sera cortar muito bambu e fazer canoas e arco e flexa…..!!!sera q nossos governantes estao segos a ponte de naum ver o q esta acontecendo com os paises q possuem suas forcas armadas equipadas sao reconhecidos como grandes potencias nesta area? eles estao invadindo ou estou errado?!!!USA =>iraque china=>seu proprio vizinho russia => georgia…..ainda falta inglaterra…franca…eles provavelmente naum ficarao de fora da nova moda…..”pra voce aparecer no mercadao mundial….invada um paiz q tenha algo q te interessa.”””clube dos legalzinhos armados”!!!
sds

Jorge

Já ocorreu aos colegas foristas, que os atuais governantes pós regime militar podem representar outros interesses que não os legitimamente nacionais?

Enquanto ignorarmos essa possibilidade, vamos ficar gastando energia discutindo projetos e planos.

Se no vindouro 7 de setembro acontecer mais discursos tão ao gosto do nefasto que se instalou na Presidência da República graças à conivência de poliqueiros pseudo-conservadores, podem ter certeza:

Já não somos donos de nada que herdamos!

Preparem os lenços e chorem! Ou >>>—-> 😉

Beto

A Barroso estará na Operação??

Meirelles

Os americanos vão rir quando souberem que este exercício foi para “defrontar” a IV Frota,vão dizer:”tamanho esforço apenas pra nos impressionarem?”.Pô se querem impressionar,adquire equipamentos que realmente impressiona,oras. Outra coisa que não entendo é o fato que,ora a MB está participando de exercícios conjuntos com a US Navy,ora realiza exercícios para possívelmente enfrentá-los,não é como em outras marinhas aliadas como a do Chile,Japão,etc.,há então uma falta de confiança,ou seja,estamos ‘em cima do muro’. Nimitz, Se tivéssemos algumas dessas baterias(S300,S400) ao longo da costa marítima,já seria suficiente pra fazer a cobertura aérea da MB contra aviões inimigos,seria uma espécie de guarda-chuva.… Read more »

Farragut

O comentário a respeito do Mattoso Maia merece reflexão. Sem discutir a fonte, há problemas claros naquilo que marinhas avançadas consideram tanto quanto ou mais importante que equipamentos e sistemas: o pessoal. Um deles é a capacitação técnica. Outro é a possibilidade de arbitrariedades (não digo que houve neste caso)na cadeia de comando, algo que enfraquece o moral. Além disto, faltou a percepção de que casos como este “vendem jornal” em nosso país e, infelizmente, os diferentes níveis de liderança abordam este fenômeno de forma amadora.

Farragut

O comentarista McNamara está correto ao afirmar que FA não é encosto. O problema é que os que ralam são cada vez mais a minoria enquanto a maioria ganha o mesmo ou mais que eles para agirem como verdadeiros “Barnabés”.

Marcos

O Nae São Paulo vai participar? Levará algum AF-1?

Marcos

Será que a Russia não venderia uns dois submarinos nucleares usados e em bom estado em caráter emergencial? Não seria um bom reforço imediato à MB até que o nosso sub nuclear fique pronto? Além de melhorar o poder dissuasório serviria para treinamento.

McNamara

Sub nuclear russo? Usado? Os ecochatos do país infartam imediatamente, e não sem razão. É melhor ter uma MB pé de chinelo porém segura do que ter uma MB pseudo-poderosa e vazando radioatividade.

Nelson Lima

querem uma nova Kursk no Brasil? Vixe!

edilson

Há quem acredite que o brasil precisa se defender da 4 frota? meus caros, a resposta para a quarta frota está dou outro lado do atlântico e chama-se Angola e leia-se China. sim angola é o país que mais cresce no mundo 27% ao ano segundo o BID. graças sobretudo ao investimento chinês, oqual tem aumentado sua influência drasticamente não só no cone sul africano como no atlântico sul. em alguns anos veremos bandeirolas vermelho e amerela navegando pelo atântico sul, reclamando seus domínios e como todos podem prever a china pode transformar o eixo sul (brasil- angola-Africa do sul… Read more »

edilson

Sua afirmação quanto a estatísca está correta caro Mauro, no entanto veja que expansão chinesa no continete africano visa garantir reursos naturais em troca de relativo desenvolvimento de suas infraestruras, as quais servem aos dois propósitos. porém quiz com opost anterior ressaltar que a a possível ameaça, é consequencia direta do desenvolvimento do comércio que está em expansão. alguns analistas ainda chegam a sugerir que em 20 ou 30 anos o custo produção chinesa vai inviabilizá-la como fonte produtora de produtos industrializados, tal como aconteceu ao japão, consequentemente esta linha de pordoção poderá mudar para outra região e os chinese… Read more »

Walderson

Perfeito o raciocínio de vcs dois, Mauro e Edilson. Enquanto alguns estão preocupados com a IV frota do Tio Sam, o verdadeiro motivo de ela ter sido reativado e a andança dos chineses pelo Sul. Lembro-me bem de ter visto que os chineses fizeram doação até pra Bolívia de veículos militares. A Venezuela está treinando comandos chineses nas suas florestas equatoriais. Os chineses viram o filão que é a Africa, tida por muitos como uma reserva estratégica de recursos minerais, deixada em banho-maria até segunda ordem. Pra que competir com o resto do mundo se tem um continente inteiro pra… Read more »

marujo

Bons os comentários do Mauro e do Edílson: não são os governos ditos populistas e os recursos mineirais extraordinários de nossa zona econômica exclusiva que provocaram a recriação da IV Frota, mas a tentativa de satelitização da África pela China. Mas, não é só isso. Os americanos têm que estar posicionados no AtLântico Sul para que as riquezas recém-descobertas possam ser utilizadas por eles e não por outra potência. Eles precisam também dos oceanos totalmente abertos para o tráfego comercial do seu interesse. De qualquer forma, é muito incomôdo ter uma poderosa frota estrangeira rondando nosso litoral. A Operação Atlântico… Read more »

Rogério

MacNamara. Concordo com seu ponto de vista em relação ao SUB. Também acho que é preferível termos uma MB pé de chinelo do que termos algo que irá comprometer ainda mais a nossa situação ambiental, haja vista que nossas florestas já estão dando muito trabalho com as queimadas, pior seria com um SUB nuclear russo e usado espalhando radioatividade pelas aguas. Como tudo aqui acaba em pizza, este SUB ficaria parado por anos pra ser concertado e ainda iriamos gastar absurdos para manter algo que não funciona. Quanto ao exercicio de nossa MB, é uma pena o fato de não… Read more »

Pinchas Landisnergis

Apesar de obsoleta temos que mostrar presença 5 submarinos se estierem operantes impoem certo respeito , as Niteroi e as 22 não são tão incapazes os patrulhas se estrategicamente posicionados e deslocados fazem numero,as Jaceguai se o mar não estiver muito grosso possuem certa eficiencia, fora a ação conjunta do EB , FN e FAB não estamos tão desprotegidos assim, fizemows bonito na Red Flag e Cruzex (ainda que com esforço herculeo individual de cada participante).
Porém serve de alerta para o reaparelhamento da MB e será sentida a falta de um NAAE onde está o São Paulo?

Pinchas Landisbergis

Peço desculpas em vez de Jaceguai deve ser lido Inhauma

anderson moises

é com muito orgulho que vejo nossas forças armadas dando sinais de poder e mostran capacidade de defender a nossa amazonia tanto azul como o verde brasileiro..
parabens para a marinha do brasil!!!

Wagner

As forças Armadas até tem vontade de reestruturar nossas forças, porem no congresso, eles estudam formas de salvar companheiros de possíveis perdas de mandatos.Falta só um pouco de vontade politica e vergonha na cara, por que capacidade temos, e até demais. força para nossas Forças Armadas, é disto que precisamos para nos defendermos dos ianques.

[…] 15 de setembro e se estenderá até o dia 26, quando os invasores estarão derrotadas. Trata-se da “Operação Atlântico”, manobra conjunta das três forças, que visa fundamentalmente preparar “a defesa da área da […]

davidson

serar que os resevista vão ser chamados para essa operação ?
por quê o quartel mandou uma carta perguntando se eu era vonlutário para ir para o exércicio de mobilizaçã.
serar que é para isso ?

berjon

voces fazen um otimo trabalho gostaria de tambem participa deste trabalho meu nome e berjon estudo na escola riop tapajos stm-pa parabens

Edson

Penso que uma ótima opção para o governo brasileiro seria adquirir armas ainda que caras,usadas e convencionais (não nucleares), mas com claro poder de disuasão o mais rápido possível de países como China e Russia. Temos uma reserva de dólares fantástica que poderá ser recomposta nos próximos anos com o petróleo a ser extraído. Sugiro que a melhor resposta que o Brasil pode dar à 4. Frota é gastar 50 bilhões de dólares em armas. Temos um contingente masculino de mais de 60 milhões de soldados. Com armas de fato, ninguem se atreverá. Pensem, o petróleo a ser extraído nas… Read more »

[…] Marinha, o Exército e a Força Aérea realizarão, no período de 12 a 26 de setembro de 2008, a Operação Combinada “Atlântico”, no litoral dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo e no Atlântico Sul, […]