ESPECIAL Aniversário da Aviação Naval: Esquadrão HS-1

27

hs-1.jpg

bolacha-atual.gifO primeiro Esquadrão de Helicóptero Anti-Submarino foi criado em 1965, e tem como missão principal a detecção, localização, acompanhamento e ataque a submarinos e alvos de superfície, contribuindo dessa maneira para a proteção de nossas Forças Navais.
primeira-bolacha.gif Além de sua missão principal, o HS-1 também pode ser utilizado em outras missões secundárias tais como: transporte de tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, humanitárias, espotagem de tiro torpédico ou de foguetes, entre outras.
Para cumprir sua missão, o EsqdHS-1 dispõe de aeronaves Sea King SH-3A (Agusta SH-3H) e SH-3B (Sikorsky SH-3H), conhecidos como Guerreiros, que podem ser armadas com torpedos anti-submarino Mk.46, bombas de profundidade MK.9, ou mísseis Exocet (AM-39) usados contra alvos de superfície.
Configurado para transporte, pode transportar 24 passageiros ou 15 macas para evacuação aeromédica.

Fotos: Guilherme Wiltgen

hs-1-b.JPG hs-1-c.jpg

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rogério

De boa.
Pra que ficar sustentando uma situação onde aparelhos velhos de procedencia norte americana contribuem para deixar uma força naval tão deprimente?!

Repassa logo esse lixo meia boca e compra helicoteros da Helibras, ou então de procedencia russa já que estamos a ponto de fecharmos contratos com eles para o Mi-35.

Alguem ai quer um pedaço de pizza?

Galante

Rogério, de boa, seus comentários estão sendo editados para tirar as partes politicamente incorretas e agressivas.
Pô cara, é aniversário da Aviação Naval, são pessoas como você e eu que operam essas máquinas. Tem que ter um pouco de consideração e respeito.
Quanto ao Sea King ainda continua sendo um dos melhores equipamentos do seu gênero, mesmo sendo velho. Um pouco de respeito pelo “Rei do Mar” seria legal…rs

Rogério

Galante..ok. Peço desculpas pelos comentários infames. Vamos fazer o seguinte. Vamos bater palmas, tirar o chapéu e ficarmos de queixo caidos por essa formidavel frota que protegeria nosso pais em caso de invasão. O formidavél “Rei do Mar” realmente merece respeito. Assim como Pelé também merece. Más, a época de um e de outro, já passaram. Em suas épocas, o que fizeram, realmente lhes dava o título de REI de alguma coisa. Más a realidade é outra. Sinceramente. Nossa frota equipada com o tão temivel “Rei dos Mares”, nada ou pouco poderia fazer contra os verdadeiros REIS DOS MARES. EUA.… Read more »

Galante

Rogério, nenhum país do mundo pode enfrentar os EUA num combate convencional, não fique revoltado, não estamos sozinhos…rs

Rogério

Concordo mais uma vez Galante.
Realmente nenhum pais do mundo pode enfrenta-los.
Motivo muito simples.
A grande maioria tem “REIS dos MARES” tanto no ar, como no mar e em terra em seus inventários.
Vc mesmo disse tudo.
Eles quem vendem os velhos deles com o marketing de serem bons.
Então esta explicado. Ninguem pode, pq eles não querem que possamos.
Mas e ai? Aceita meu pedaço de pizza filhole?
Ou vai pedir uma pizza nos EUA?
E estou revoltado sim, e miuto me entristece o fato de vc aparentemente não estar também. Más..ok. Respeito.
Abraços.

Galante

Rogério, você não vai ao cinema? não toma Coca-Cola?

Lobim

Enfrentar os EUA ou outra marinha bem armada seria uma uma arraso para nossa marinha !!O anuncio de 6 bilhões de investimento até 2010 e na pratica 3 bilhões por ano seria 0.17% do PIB. Muitos de nos partilhamos do desgosto do amigo Rogério, sem querer desmerecer nossos marinheiros que trabalham com os meios que possuem!!

Voluntário da Pátria

Quando chegam os Sea Hawk? Existe perspectiva de aquisição de mais deles para MB. Belos Heli os Sea King mas o tempo chegou para eles.

Galante

O Sea King ainda é usado por mais de uma dezena de forças, incluindo a Royal Navy.
E viva a cerveja nacional! rs

Guilherme Wiltgen

Rogério, Entendo a sua revolta, mas o “Sea King” não é ném pode ser considerado uma “lata-velha” como você se referiu, o projeto SH-3 remonta a década de 60 sim, mas nossas aeronaves foram modernizadas no final dos anos 80 e complementadas de mais algumas unidades nos anos 90, que são os SH-3B. Posteriormente passaram por outra modernização para o recebimento dos exocet. O nosso problema com relação a estas aeronaves é a falta de verbas impostas não só pelo atual governo, como aos demais passados, o que contribui e muito para o sucateamento de todas as aeronaves em utilização… Read more »

Paulo Costa

Os SeaKing da MB que estavam com problemas de manutenção foram para
S J Campos e uma firma associada à Embraer esta fazendo uma revisão
geral e os SeaKing estão ficando operacionais de novo.
Pelo aspecto da foto parece novo…

Douglas

Rogério, porque essa postura????????? ter sea king na marinha nos faz “tomar” como vc diz??? O que está acontecendo por aqui??? Perderam a razão?????

Rogério

Douglas. Espere o nosso pré-sal ser tomado por eles e ai vc me diz se os nossos SeaKing nos faz tomar como eu disse. Só basta saber quem vai beber melhor do liquido preto, se nós a coca-cola deles, ou eles o nosso pretóleo. Guilherme. Obrigado pelo esclarecimento. Porem, atualização não diferencia em nada. É o mesmo com os F-5EM. São bons, possuem inumeras vantagens em relação a muitas aeronaves por se tratar de material que sofreu um bom UP GRADE. Agora te pergunto sinceramente. Fazem frente a real ameaça? Abraços. Gostaria de agradecer o entendimento de todos quando a… Read more »

Nelson Lima

Creio que muita gente usa os sites e blogs para descontar em um segundo objeto suas frustrações pessoais.Quiando chamam a Marinha de fracassada, já consideram a si próprios fracassados. Parabenizo a edição de comentários desairosos às instituições brasileiras, não em nome da censura, mas do bom senso.

Henrique

Desculpem o desabafo talvez fora de hora, mas poucas coisas me deixam mais p* que estes “especialistas de super-trunfo”. Só querem saber de quando moderniza, quando compra, tal e mais veloz, mais potente, mais não sei o que………

Parecem não saber sobre doutrina de emprego, operacionalidade, disponibilidade, e por ai vai.

Bravo Zulu HS-1.

Sea King

Esse tal de Rogério fumou algo muito doido.
Foi cocô filhinho, foi?

Deve ser um desses “espertos” que entendem de tudo.

Putz!!! E eu pensei que já tinha visto de tudo.

LM

Sr. Rogério, Eu também acho que devemos “nacionalizar” ao máximo os nossos equipamentos e, adquirir no exterior somente aquilo que ainda não possamos desenvolver ou construir aqui. E se o senhor reparar bem, é isso o que a MB tem feito. Quanto a sua afirmação: “Frota que asseguraria batalhas contras os EUA por mais de………. 1 dia. E olha que ainda não fui realista..pq aqui todos sabemos que não durariam nem horas.” Isso não me parece razoável. Em diversas operações conjuntas com conflitos simulados, contra meios da US Navy, ou da Armada Espanhola, entre outras, via de regra impomos “pesadas… Read more »

Rogério

Henrique. Super trunfo só vai haver quando os yankees triunfarem sobre a minha, a sua e sobre todas as cabeças aqui. Doutrina, modernizações, isso tudo parece ser uma coisa muito significativa e realmente é. Más que não serve de nada ou de muito pouco quando se tem uma riqueza imensuravel em nosso país más é defendida por meios como estes? Do que adianta modernizar se isso nos garante capacidade limitada? Enfim, vai jogar figurinha pq vc esta fora da realidade como muitos aqui. Estudar e conhecer a fundo isso tudo é mais vergonhoso do que quem não sabe, pq expõe… Read more »

Bosco

Bruce Lee já havia dito que o melhor estilo de luta é: lutar sem lutar.
Uma maneira de se opor com sucesso a uma força esmagadoramente superior é ter a capacidade de causar tantas baixas no agressor que desestimule o conflito.
Ganha quem tem menos a perder.
Por uma Marinha costeira a base de submarinos. De preferência com torpedos europeus…rssss. E um monte de “barquinhos” com metralhadoras.
Agora, se algum dia a improvável guerra contra o Tio Sam (ocorrer no meu tempo de vida) me avisem que eu me mudo para a Itália. Eu, a patroa e a Lily.

Bosco

Correção:
Agora, se algum dia a improvável guerra contra o Tio Sam ocorrer (no meu tempo de vida) me avisem que eu me mudo para a Itália. Eu, a patroa e a Lily…rsrssss

Bosco

Agora, falando sério. Um país e um povo podem inibir qualquer tipo de agressão externa na dependência de sua disposição em “perder”. O Brasil perderia uma guerra contra os USA não por conta de sua marinha, força aérea e exército. E sim por conta da nossa pouca disposição em doarmos aquilo que achamos ter mais valor. Nossos compatriotas não iriam querer perder nada. Nossos dirigentes, ídem. Colocaríamos nossos militares como bodes expiatórios da derrota e como bucha de canhão, mas nós mesmos não ofertaríamos o pescoço à degola iminente. Por isso seríamos derrotados. Qualquer potência estrangeira pensaria 10 vezes antes… Read more »

Sea King

Meu caro Rogério. Sim, devo ser mais velho do que vc, talvez por isso, eu conheça mais de perto como são as coisas do que vc. Visitar os navios não acrescenta absolutamente NADA em termos de conhecimento, haja visto que a tripulação quando o navio está nos portos só abre a boca para falar besteira. Incrivel, mas é a realidade. Tb quero e desejo que a Marinha tenha o melhor, mas as coisas não são fáceis como vc coloca. Troca tudo e pronto. Não é assim que se faz, porém, concordo que precisamos de meios mais modernos. Mas vou te… Read more »

Baschera

Caracoles, Fiquei fora dois dias e pelo que estou lendo aqui devemos ter entrado em guerra contra o Tio Sam…. ou fumei um??? Na boa bixo (bixo é bom ehem..), roer as unhas de raiva, ficar nervoso, rogar praga, falar mal, etc dá câncer. Já fui assim e para desopilar ouvia e ainda ouço rock e pink floyd, the who, etc. Também faço judô (mal) e jogo uma pelada de futsal….. Na boa, e com todo o respeito, sem ofenças….. vamos mais leves, que um dia a gente chega lá. Os USA tem orçamento militar de Us$ 550 bi/ano (fora… Read more »

Henrique

Ricardo, vc fala de yankees triunfarem sobre nossas cabeças. E sério isto, ou trocadilho com o super-trunfo???? O que acrescenta nada em capacidade de combate e ter bilhões de reais empenhados em meios e não saber como empregá-los ou mesmo manter funcionando. Simplesmente comprar, modernizar, investir em material bélico não resolve o problema. Entenda que tudo depende de como e quem opera os sistemas, de quem coloca em condição de funcionar, de quem provem suprimentos. Isto é capital humano, conhecimento, que ninguém vende (no máximo alugam…..hehe) e nisto que tem que se focar a defesa. E neste ponto as equipagens… Read more »

Rogério

Ok. Realmente me dou por vencido. EU SOU LOUCO. Vcs que tem tanto tempo de experiencia, que fazem judo, que estudam isso, acompanham e visitam tudo, conhecem a finco o que dizem, tem razão. Façamos assim. Eu sou um louco varrido da cabeça que não tem inteligencia o suficiente para expressar minha indignação. Nossos aparelhos são os melhores que podemos ter. Dão conta sim do recado, e claro, jamais seremos invadidos pelo Tio Sam. Óbvio. Acredito que tudo seja óbvio. Assim como óbvio foi os EUA jamais terem a intenção de invadir o Iraque sem motivo algum, alias até hoje… Read more »

Robson Bandeira

Rogerio, sua força de vontade é grande, porém tenha mais calma, veja o caso da china que nos anos 80 ainda estava muito atrasada em relação as outras potências e nos dias atuais eu não preciso nem comentar, o que realmente deve acontecer é uma mudança de mentalidade do povo brasileiro, não adianta discutir se este ou aquele equipamento é o melhor se não houver um entedimento por parte da população de que devemos equipar melhor nossas forças armadas, o que é muito difícil com a “classe política” que esta instalada no poder e que gostemos ou não representam “o… Read more »

LM

Prezado Rogério, Tentando responder as indagações que me fizeste, eu, assim como você, não gostaria que o nosso país entrasse em guerra. Para evitarmos que uma nação resolva se aventurar em um conflito conosco, devemos mostrar para ela que podemos nos defender, e se esta, possuir um poder bélico muito superior ao nosso, devemos mostrar que a “aventura” custará muito cara para ela. Isso chama-se Poder de Dissuasão. Foi isso que eu quis dizer quando falei que ainda temos capacidade de criar problemas para eles. Estou na MB desde os meus 15 anos de idade quando ingressei no Colégio Naval,… Read more »