ESPECIAL Aniversário da Aviação Naval: Esquadrão HU-1, “O faz tudo”

8

90avnaval-062.jpg

hu-1-bolacha.jpg

O EsqdHU-1, primeira unidade aérea operativa da MB, foi criado em 1961 e, desde a sua ativação, vem participando de quase todas as operações aeronavais.
Dispõe de helicópteros Helibrás Esquilo monomotor (UH-12) e Esquilo biturbina (UH-13)- para emprego em missões de ligação e observação; esclarecimento ; lançamento de pára-quedistas e de mergulhadores de combate; transporte de tropa; serviços hidrográficos; guarda de aeronaves no NAe São Paulo; busca e salvamento; apoio humanitário; apoio às atividades na Antártica e muitas outras, razão pela qual lhe foi conferido o título de: “O FAZ TUDO”, porisso seu motto: In omnia paratus.
Fotos: Guilherme Wiltgen

hu-1-a.jpg hu-1-b.jpg hu-1-c.jpg

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rogério

Esse sim.
Fabricação nacional…

Poderiam equipa-los com sensores da Aeroeletronica, com misseis Piranha AA1-B alem dos foguetes SBAT70 da Avibrás né?!

Teriamos um heli show. Sem depender desses … americanos.

Voluntário da Pátria

Os helicópterOs SUPER COBRA ou COBRA poderiam substituir os Esquilos na missão de apoio ao CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS DO BRASIL?

Rogério

Poderiam sim..claro.
Alias, muito boa sua ideia.
Ja que é pra ficar na dependencia total deles, então pq nao adotar mais essa ideia né?. Me diz. Pra que fabricar aqui, sendo que podemos comprar deles?
Poxa, afinal, um cobra é muito mais barato do que um esquilo. E muito mais capaz tb.
Gostei da sua ideia.

Guilherme Wiltgen

Vol. da Pátria, Não diria substituir, mas sim complementar a missão de apoio ao CFN, pois não possuímos uma plataforma de ataque, realmente projetada par esta finalidade. Na minha opinião, os Eurocopter Tigre seriam mais interesantes que o Cobra. Nada contra, pois o Cobra é uma fantástica máquina de guerra e testada em combate real, mas o Tigre é uma plataforma mais moderna e está começando a ser testada a versão naval na França e seria um incremento muito interessante para a ANB, sem contar que poderíamos chegar a uma negociação de montar na Helibrás e ainda fornecer a AvEx,… Read more »

Voluntário da Pátria

Mas os equipamentos navais não precisam de características especiais para operarem no meio? Os S.COBRA DO USMC são preparados. Os Tiger ainda não possuem versão naval testada em combate.É claro que gostaríamos que o material fosse nacional, OSÓRIO, TAMOIO,SUCURI, JARARACA, MISSIL AA SOLAR, PIRANHA X, A DARTER, FLX (superior ao F-5), VLS “combustivel líquido” (??!!), SSN, “TREZENTÃO”…quer mais? mas onde, ROGÉRIO VC acredita no discurso dos barbudinho?

Moriah

Esse pessoal vai ser fundamental na execução das missões da MB junto a plataforma continental operando a bordo dos NaPaOc.

[…] dia 7 de outubro de 2008 teve início a XXVII Operação Antártica. Partiu do Esquadrão HU-1, o DAE composto por 2 aeronaves UH-13 (Esquilo Biturbina), 4 Oficiais e 6 Praças, para o […]

[…] manhã do dia 03 de dezembro, a aeronave “Águia 84″ (UH-12 Esquilo), pertencente ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), decolou do NDCC Mattoso Maia, que se encontrava a 50 milhas náuticas da Isla Margarita – […]