p47-em-santos.jpg

Governo americano já alertou para possibilidade de ataques terroristas

O governo quer que a Petrobrás ajude a Marinha a comprar navios de patrulha para a área em que se localizam as recém-descobertas reservas de petróleo no pré-sal. Trata-se de uma faixa no litoral que pode atingir 160 mil quilômetros quadrados e se estende de Santa Catarina até o Espírito Santo. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, está otimista com o andamento das negociações.

Hoje a Marinha tem 27 navios de patrulha. Pretende adquirir mais 27 – dois já estão em construção. Na semana passada, foi lançado edital para mais quatro unidades.

Além disso, a Bacia de Santos será palco, em setembro, de um exercício de guerra com militares do Exército, Marinha e Aeronáutica. Eles vão simular um ataque a um campo fictício de petróleo chamado “Yptu” – quase um acrônimo de Tupi, principal província da área.

O reforço na segurança é necessário, entre outras razões, porque a área pode ser alvo de ataques terroristas. Segundo avaliação do governo americano a autoridades brasileiras, o pré-sal pode transformar o Brasil no principal fornecedor dos EUA, hoje dependentes do Oriente Médio. Isso pode descontentar os concorrentes.

Segundo a Marinha, os navios de patrulha poderão, em situações de conflito, atuar na defesa, patrulha e vigilância do litoral, inclusive as plataformas de petróleo. Em situação de paz, eles deverão proteger o mar territorial e reprimir atividades ilícitas, como pesca ilegal, contrabando, narcotráfico e poluição do mar. Além dos navios, a área deverá ser defendida pelo submarino nuclear, ainda em fase de projeto.

Jobim sustenta que a Petrobrás e demais petroleiras que atuem na região devem contribuir para comprar os navios. O ministro explica que a segurança reforçada na área de produção ajudará a elevar o valor das ações dessas empresas. Não é justo, diz ele, que a valorização patrimonial delas ocorra à custa do contribuinte brasileiro.

O secretário-executivo do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), Álvaro Teixeira, acha correta a preocupação da Marinha. “É preciso que as instalações sejam protegidas do terrorismo.” Ele não concorda, porém, que as empresas petrolíferas devam financiar a compra de navios.

“A Marinha tem dinheiro, o problema é que ele está contingenciado.” Os royalties sobre a exploração de petróleo são, por lei, destinados a quatro áreas: Minas e Energia, Meio Ambiente, Marinha e Ciência e Tecnologia. Esse dinheiro, porém, fica em boa parte retido no Tesouro para formar o superávit primário (saldo positivo nas contas públicas). A Marinha teria R$ 3 bilhões bloqueados. Jobim avalia, no entanto, que a liberação desse dinheiro não seria suficiente.

Fonte: O Estado de São Paulo Foto: Nunão

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Raphael

“Segundo avaliação do governo americano a autoridades brasileiras, o pré-sal pode transformar o Brasil no principal fornecedor dos EUA, hoje dependentes do Oriente Médio.”

Como a nossa emprensa pode cometer tantas falhas??? O EUA eh o maior produtor de petroleo do mundo, mais ainda sim os ianques precidam importar o produto. O maior fornecedor de petroleo a eles eh o Canada, seguido da Venezuela. Muito, muito pouco vem do oriente medio.

Bosco

É muito feio um governo pedir ajuda para custear suas forças armadas. Isto é função única e exclusiva do Estado. Fica parecendo a Máfia cobrando “proteção”.
Será que amanhã o Estado não vai chegar em nossas casas cobrando “proteção” também com o discurso que não é justo que nossas propriedades estejam valorizadas por estarem em áreas livres de criminosos sem que gastemos nada com isto.
E os impostos? Pra que servem?
Eu em geral gosto de me ater à discussão técnica e deixo a política para outros, mas convenhamos…

Paulo Costa

Eles tem fornecedores de varias regiões do globo,a Arabia Saudita
ainda fornece a maior quantidade diaria para eles,o Canada vizinho
a eles pode se tornar um grande fornecedor,mas o deles vem do
betume,e e pesado,igual ao da venezuela,aí ,é que entra o nosso
petroleo.

Fábio Max

Olhemos pelo lado bom da coisa:

Um ministro reconhecendo a necessidade extrema de potencializar as forças armadas!

Mahan

Que base legal existe nesta idéia em forçar empresas a bancar as FFAA? Ou será outro GOLPE às leis que o PT está tramando? Assim como em 1964 os COMUNA estão querendo INCENDIAR as instituições que regem o país. Depois não reclamem! Esta é a MALDIÇÃO DO PETRÓELO, um governo esquerdista fazendo de tudo para arruinar o BRASIL.

cesar

bravo mahan.

Cinquini

Senhores, é dever do Estado, e não do Governo como alguns falam, defender os interesses da população, sendo essa, o qual ele representa.

O Estado tem o dever de suprir 3 únicas coisas: Segurança, Saúde e Educação; se para ele “conseguir” cumprir essas obrigações ele precise “onerar” as empresas, que o faça, mas que faça de forma responsável pois sem elas o nosso País também para, é uma corrente, aonde não se pode puxar demais de um lado para que nenhum elo dessa corrente arrebente.

Não sei se me fiz entender, mas, tudo bem.

Abração

Igor

Bravo Mauro!!!

Bosco

Mauro, meu comentário foi sem nenhuma conotação filosófica partidária. Apenas fiz uma constatação que as empresas lucram (nem todas) estando no meio do mar ou em terra firme e como a Petrobrás é nossa (embora pague o mesmo para encher meu tanque de combustível num posto da PB e em um da Shell, mesmo mostrando minha identidade para um frentista e comprovando minha nacionalidade), teoricamente o lucro apregoado pelo ministro deve (ou pelo menos deveria) reverter em benefício dos seus donos. Ou seja: nós (mas por incrível que pareça nunca depositaram nada para mim numa conta que tenho naquela outra… Read more »

Walderson

Amigo Mauro, concordo contigo. Não votei no PT, mas não posso deixar de lembrar que na era FHC a penúria nas FAs era bem maior. Além do mais, o PT só assumiu agora há uns 5 anos, mais ou menos, e a ENGESA faliu e que época? Deixa prá lá. Tem uma galera que lê jornal e não pensa no que leu. Fazer o que se tem uns que querem se enganar e ainda acreditar que comunista come criancinha. Vejo o posicionamento do Jobin como o de alguém tentando arrancar dinheiro do governo. Como lá no governo existe uma galera… Read more »

Douglas

É bom nao se discutir muito a política por ora. Os investimentos necessários para extração do novo óleo podem bater mais de US 100 bi, capital esse que não existe dentro do Brasil a medio prazo. A própria Petrobras acordou pra situação . É razoável que se façam joint ventures. mas tem gente de dentro do governo querendo criar uma petrossauro, em desprestígio da propria petrobras, para apinhá-la de amigos do PT, PMDB e dos demais partidos de aluguel, prática comum desde Sarney. e óleo que é bom, quem sabe meus netos vejam algum. é um absurdo. espero que tenham… Read more »

Douglas

bom na falta da MB , a IV frota dá uma maozinha.rsrsrsrsrs. a que ponto chegamos………

RL

Não existe ataque terrorista no Brasil. Os EUA já estão articulando o motivo de uma provavél invasão, não digo militar mas sim em outras áreas, setores como o de controle camuflado de nossas reservas. Primeiro, eles já acionam a 4 frota. Vivem com bodes espiatórios dentro da própria Petrobras, nos induzem a comprar o que é deles em termos de defesa, fornecem os radares que controlam boa parte do território nacional para verem o que vemos, e agora começam a articular uma idéia sem fundamento algum como se estivessemos do lado dos mocinhos contra os bandidos terroristas do mundo. Quem… Read more »

paulo

“Temos acordos com os franceses no que diz respeito à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica. Em 23 de dezembro, o termo de aliança estratégica com a França será assinado pelos presidentes Lula e Sarkozy”, antecipou o ministro Jobim em entrevista exclusiva à ISTOÉ. “Isso nos dá a possibilidade de sair ao largo da hegemonia americana no setor. O que faz parte da linha de ação do Conselho de Defesa Sul-Americano.” A forte contribuição da França começa pelo mar. Caberá à Marinha os maiores investimentos no plano de Jobim. O Brasil construirá submarinos em parceria com a francesa DCN (Direction… Read more »

Cinquini

Senhores, nao se esqueçam que o objetivo do FHC era transformar nossas Forças Armadas em Guarda Nacional! Um país sem memória é um país sem futuro!

AJS

Caro Cinquini, por ocasião do governo FHC, o chefe do Comando Sul dos EEUU disse claramente que para os países da AL, bastavam forças policiais bem treinadas e equipadas, não havia na opinião dele (ou do governo que integrava) necessidade de FFAA. Vou um pouco mais longe, durante o peíodo de governos militares, a MB recebeu 6 F classe Niterói novas e 3 S classe Oberon novos, a Marinha era integrada por diversos D e S de 2ª mão dos EEUU bem como 2 C da 2ª guerra, eu à época alimentei esperanças de mais S, mais F e D… Read more »

Cinquini

AJS, concordo com você em gênero, número e grau. Eu sei que este “governo” parece estar mais preocupado com temas relativos à Defesa Nacional, tanto é que, na medida do possível, está tomando medidas para tirar da penumbra as nossas Forças Armadas, mas o trabalho é grande, como você mesmo disse, no Governo FHC o nosso Estado estava “inclinado” em transformar as nossas Forças Armadas em Guarda Nacional, são muitos anos sem investimentos e nós estamos sentindo o reflexo disso, e todo e apesar de todo o “oxigênio” mandado para as nossas Forças Armadas, sempre nos “falta ar”. Nós, brasileiros,… Read more »

Marcílio Dias

Enquanto o dinheiro dos royalties que está contingenciado não for liberado para a Marinha, tudo o que esse governo diz não vale nada. São mais de R$ 3 bilhões retidos!

molleri

Falou tudo, verdadeiro herói brasileiro Marcílio Dias, não os terroristas que o molusco e sua corja tanto apreciam. Me penitenciarei aqui no dia em que os petralhas descontingenciarem os royalties da MB, embora não façam nada mais que a sua obrigação.

AJS

Com o dinheiro contingenciado poderiamos comprar 3 FREMM, só ficaria faltando o armamento e o restante dos meios.

AJS

Leiam munição em lugar de armamento.
Grato, abraços.

Douglas

os EUA vão invadir ou controlar o pré-sal?? vc estão vivendo em que planeta?

Douglas

Bom, pelo que foi publicado no DEFESANET (que o Mauro diz ser da Veja), reproduzindo a reportagem de Isto É (que muitos dizem ser pró Lulla), o Brasil se tornou mercado cativo dos franceses. Vem ai 50 helo de 2ª linha que nem mesmo as FA francesas adquiriram, vem ai os Scorpene (que parecem ser bons), vem ai o Rafale (dizem que é razoável, mas ninguem comprou no resto do mundo, só nós). Que Deus nos proteja. Sobre o Rafale, o radar será AESA? que tipo de eletronica embarcada virá , também versão naval para o sucatão SP? Vamos ver.… Read more »

Douglas

Engraçado, ninguem aqui duvida das intenções francesas, são “bonzinhos”.

Nunão

Douglas e Mauro, permitam-me uma opinião: talvez (e repito, talvez – isso é um palpite meu) um pouco da confusão que esteja alimentando a discussão de vocês (e é pra discutir mesmo, afinal esse é um espaço que propicia o debate) é que neste final de semana saíram duas matérias tratando do assunto. Uma na revista Exame, disponibilizada no defesanet e outra na revista Isto é, disponibilizada no Terra. Link da reportagem da Isto é (o da Exame o Mauro já colocou aí em cima e não vou fazer copy-paste de novo): http://terra.com.br/istoe/edicoes/2025/artigo99636-1.htm Aliás, a mesma reportagem também tem link… Read more »

Iuri Korolev

Caros amigos do Blog, sejamos menos incisivos, sem ofender os outros blogueiros e mantendo um nível técnico alto na discussão.
Abraços a todos
Iuri

Ronaldo de souza gonçalves

A Petrobrás esta ganhando rios de Dinheiro e vai Ganhar Muito mais com o pré sal e diga ela e S/a. acho justo ela ajudar nos meios de sua proteção pois o patrimonio e dela e pensem que a Marinha vai deixar de patrulhar outras area para concentrar forças na proteção de seus campos.