Esquadrão HU-5 resgata tripulante de barco pesqueiro a 118 km de Rio Grande

2

uh12-resgate.jpg

O Serviço de Busca e Salvamento Sul (SALVAMAR SUL), do Comando do 5º Distrito Naval (Rio Grande/RS) recebeu ligação, no dia 29 de agosto, às 9h, informando que o barco pesqueiro “Primavera XVII” necessitava de auxílio médico para um de seus tripulantes que se encontrava com suspeita de fratura em um dos membros superiores e corte na cabeça devido à acidente a bordo.

Uma aeronave UH-12, do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral foi acionada para socorrer o tripulante da embarcação que encontrava-se a aproximadamente 118 Km a nordeste da barra do Rio Grande.

Em contato com o barco pesqueiro, o médico do Ambulatório Naval do Rio Grande obteve a situação do acidentado e orientou os demais tripulantes sobre os cuidados que deveriam ser tomados enquanto aguardavam o resgate.

Às 13h, a aeronave resgatou o ferido, que recebeu o atendimento médico ainda na embarcação e, após pouso em terra, foi transportado por ambulância para a Santa Casa de Rio Grande.

Fonte e Foto: MB

NOTA DO BLOG: Bravo Zulu ao SALVAMAR SUL e aos “Albatrozes” que guarnecem os UH-12 do HU-5, o mais jovem dos esquadrões de asas rotativas da MB. Esperamos que, no futuro, apesar do Esquilo monoturbina cumprir com eficiência 80 a 90% das missões diárias do Esquadrão (conforme entrevista de seu comandante em 2006 à Revista Força Aérea – nº43),  a unidade possa receber vetores mais apropriados para missões como esta.

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio

Eu queria saber por qual motivo a MB doou para a marinha do Uruguai um Esquilo Biturbina um ou dois anos atrás ?

Essa aeronave não seria mais útil aqui do que lá ? Será que estamos com essa bola toda para doar aeronaves biturbina enquanto a nossa marinha opera as monoturbina ?

Ora bolas, todo mundo sabe da necessidade de se operar aeronaves biturbina sobre o mar !!!!

CorsarioDF

É realmente é algo a ser questionado, na ocasião não entendi direito, já que queria fazer uma média, doa-se um mono!!!
Mas lembre-se que vc está no Brasil, onde tudo é possível.