O submarino Tamoio, da Esquadra Brasileira, chega ao Porto do Rio Grande amanhã, 13, por volta das 14h, devendo atracar no cais do Porto Novo. A embarcação está vindo de Mar del Plata, Argentina, onde esteve realizando ação de presença nos eventos comemorativos ao 75º Aniversário da Força de Submarinos da Armada Argentina. O submarino ficará em Rio Grande até às 16h de segunda-feira, 15. Durante a estada em Rio Grande, há previsão de ser aberto à visitação pública, o que deve ser melhor definido nesta sexta-feira.

O Tamoio é um submarino convencional da classe IKL, um dos mais versáteis e modernos submarinos convencionais em atividade no mundo, segundo a Marinha, e entrou em serviço em 12 de dezembro de 1994. É o terceiro da Esquadra Brasileira a receber este nome. Segundo submarino da classe Tupi, teve sua origem em um dos Programas de reaparelhamento da Marinha, iniciado na década de 80. O Tamoio foi o primeiro submarino totalmente construído no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.

Sua propulsão é diesel-elétrica, possuindo quatro motores de combustão principais (MCP) acoplados a geradores e um motor elétrico principal (MEP), de dupla armadura, que aciona o eixo propulsor. Tem 61,2 metros de comprimento, velocidade superior a 20 nós e profundidade de operação superior a 200 metros. Sua tripulação é formada por oito oficiais e 33 cabos, sargentos e marinheiros.

Fonte: Jornal Agora

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
FABIO SOUTO.

pessoal alguem sabe informar se o submarino timbira já
voltou dos EUA?

Robson Bandeira

Pessoal do site, tenho problemas de visulização das fontesdo site no meu monitor de 17 polegadas, alguma dica? agradeço desde já,
SDS
Robson Bandeira

König

Robson, Segure Ctrl e role o “rolo” do mouse talvez resolva.
saudações

pablo

nao era o Tikuna que estava nos EUA ??

RL

Também acho que era o Tikuna que foi aos EUA participar de operações com a US NAvy.

Alguém ai saberia dizer os armamentos do Tamoio?

Abraços.

JSilva

Pablo e RL, vcs estão um ano atrasados.

Timbira:
http://www.naval.com.br/NGB/T/T036/T036.htm

Tikuna:
http://www.naval.com.br/NGB/T/T035/T035.htm

[ ]

Baschera

Nada à ver com o assunto do tópico, mas saúdo a AVIBRÁS pela façanha de conseguir liberar os documentos e as garantias do Gov. para a sua exportação à ásia, no valor de R$ 500 milhões. Já existem outras negociações da empresa no valor de aproximadamente 4,8 bilhões, o que pode salvar a empresa. Foi a melhor notícia em várias semanas, por que as outras…. rsrsrsrss.
Sds.

joao

Um grande exemplo do que se pode conseguir nos estaleiros nacionais.O problema e que ao invez de construir 12 submarinos desta classe,so pensamos minusculo e construimos 2 ou 3. Com uma duzia de Tamoios ou Tikunas,a Marinha Brasileira teria uma forca dissuatoria impressionante. Mas infelizmente a realidade e outra. Temos uma frota caindo aos pedacos e que nao mete medo em ninguem. Depois do “Vexame de Sete de Setembro”,sinto muito mas ja nao acredito em nada que dependa do Lula. Ja se vao mais de duas decadas falando se de modernizacao das FAAS,mas ate hoje so se fez o minimo… Read more »

RL

JSilva. Obrigado por me remeter a atualidade.rsrrs..Abraços. Baschera. Assim como você, eu também fiquei feliz por ler a notícia da Avibrás. Acredito muito no potencial dessa empresa. A tenho como substituta da antiga e infelizmente falida ENGESA. Vamos torcer para que os contratos de $4,8 bilhões vinguem, e que possamos ter novamente nosso lugar ao sol quando se trata de indústria bélica. Já pensou Baschera, a maravilhosa notícia de que no exterior a Avibrás consegue fechar todos esses contratos, e ainda as FA´s através do Plano Estratégico de Defesa também repassa grandes encomendas em valores aproximados? Seria em décadas a… Read more »

Iuri Korolev

Caro João Como dizia Tom Jobim : ” O Brasil não é para iniciantes”. Na verdade tudo isto que você falou é apenas o sintoma de um país economicamente e socialmente ainda dando seus primeiros passos ao desenvolvimento. Não poderia ser diferente. O PIB do Brasil ainda é muito pequeno para o tamanho do país. Na verdade nosso povo ainda é muito atrasado,muito pobre, isso falando em termos coletivos, de massa. Um país nada mais é do que a expressão coletiva de seu povo todo, não de uma minoria. Mas penso que dentro de uns 20 anos você verá um… Read more »

Baschera

Caro RL,
Acho que o Governo ou o Estado, como dizem alguns, deve estar começando a enxergar as coisas diferentes. Neste caso da Avibrás, importantes personalidades se mexeram para liberar o negócio, inclusive o “boca de jacare” do Jobim. Acho o Astros II, agora com o novo foguete SS-80 com mais de 100Km de alcançe, uma poderosa arma.
Pena que tenhamos um número reduzido dela.
Sds.