Durante entrevista concedida ao Jornal Folha de São Paulo o almirante Edlander Santos, chefe do Estado-Maior do comando combinado da operação Atlântico, foi indagado sobre a Quarta Frota. Veja o trecho abaixo.

[O Almirante Edlander] Santos reconheceu que a reativação da Quarta Frota da Marinha dos Estados Unidos para atuar no Atlântico Sul merece a atenção do Brasil, mas negou grande preocupação. “Não me preocupo com a quarta frota. Vejo como uma reorganização administrativa”, afirmou. “Ela não tem meios permanentes. Vai servir para a realização de exercícios na região, até mesmo com a Marinha brasileira.”

NOTA DO BLOG: O pensamento do Almirante Santos segue na mesma linha do texto recentemente publicado pelo Poder Naval OnLine sobre a Quarta Frota.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RL

Más é exatamente isso que eles (EUA) querem que pensemos.
Que são amigos, que virão para “colaborar” com a segurança da região.

Ao meu entender, estão agindo como verdadeiros Lobos. De pele macia porem com dentes afiados.

Abraços.

konner

À que se ter em conta a responsabilidade em torno do Almirante.

Uma coisa é eu dizer de forma clára o que eu pensso sobre a IV Frota,
outra é um representante da Marinha do Brasil faze-lo.

Não ficaria surpreso se ao encontra-lo em uma converça informal com outros senhores confiáveis, demonstra-se uma opinião um tanto diferente, d’quela promulgada a impresa.

Não sei se para todos mas, para mim é um tanto óbvio.

konner

Perdão,

digo, imprensa.

alan

concedida?

Lobim

É óbvio que o governo EUA tem interesses ainda não esclarecidos sobre o litoral do Brasil, mas eu tenho certeza de que a MB não é inocente sabe disso mas o Brasil não é a Venezuela governada por Hugo e por tal motivo usa um tom mais conservador e comedido quando fala da quarta frota. A cada dia que passa penso que o nosso pais está se tornando um pais sério ( mas acima de tudo por causa de seus cidadãos e nunca pela atuação fraca desse governo e menos ainda pela do seu antecessores) Mas não quero ser injusto… Read more »

João-Curitiba

Preocupar-se em demasia com a 4a. frota é como procurar chifre em cabeça de cavalo

konner

Não levá-la em conta, é negar a existencia “d’eles” na cabeça de bois !!

Marine

Nao adianta Joao, Tem gente aqui que nao quer ouvir se Almirantes falam pra nao se preocupar, nao quer ouvir se os proprios editores (com certeza, os mais bem informados aqui) do blog fazem uma materia explicando a 4 Frota…enfim existem aqueles que pensam que sabem mais do que a propria lideranca profissional da MB e ficam com essa besteira de 4 Frota e ameaca na cabeca. Joao, ninguem vai convence-los do contrario. Alias, ouvi falar que a 13 Frota com seus quinze Nimitz estao a caminho do porto de Santos neste momento juntamente com todo o USMC para tomar… Read more »

konner

Sinceramente Sr. Marine,

Espero que tenhas maior índice de acerto quando interpreta a IV Frota do que, quando interpreta os comentários de ‘alguns’ sobre a mesma.

Marine

Konner,

Nao estou aqui para discutir com vc ou qualquer outro, respeito a opiniao de todos.

Estou apenas demonstrando um outro lado do assunto, faco parte da marinha a qual a tal frota pertence e posso lhe dizer de que nao posamos ameaca a vc ou qualquer outro brasileiro inclusive meus familiares ai.

Sds.

LeoPaiva

Concordo com o Almirante e com o ponto de vista apresentado anteriormente pelo bolg, na prática a 4º Frota não representa nenhuma ameaça ao Brasil. Militarmente falando os americanos não precisam de 4º Frota nenhuma, se quiserem realmente nos ameaçar ou se apropriar das nossas riquezas, basta mandar a 1º, ou a 2º Frota ou ainda juntar as duas e mandar… O problema é apenas político, a existência de uma frota responsável pela nossa região mexeu com o brio e com o orgulho de nossos dirigentes, e com todos nós de uma forma geral, pois expôs nossas imensas fraquezas na… Read more »

Paulo Costa

As escoltas diminuem,mas os subs aumentam….

Raphael

Marine, tambem morro no EUA e concordo com tudo que voce falou.

konner

Marine,

É muito bom saber que vc respeita a opinião dos outros.

konner

Mas se me permite uma opinião:

Eu sei que embora tenha boas intenções ao servir aos interesses da Marinha dos EUA, vc não tem o menor poder para influenciar nas decisões militares na geopolitica do Governo dos Estados Unidos da America, mas intendo seu empenho em nos acalmar.

Marine

Konner, Claro, nao tenho como influenciar a lideranca de uma nacao, mas posso ver a “movimentacao”, tanto de materiais quanto psicologica…por exemplo em marco de 2002 quando estava fazendo curso de assalto aereo ja se podia ver essa “movimentacao” de que falo para com o Iraque…equipamentos sendo pintados para o deserto e tal, mas o mais importante era as conversas, os rumores, as opinioes, a moral de oficiais e NCOs de que era certo que iriamos ao Iraque. Quem esta dentro das FA ve essas coisas, esses sinais se prestar atencao neles muito antes da populacao civil. O que quero… Read more »

Claudio Grulla

É pode ser que os americanos não saibam onde fica o “Brazil” e que aqui só tem mulata pelada,samba e etc,mas os seus políticos e militares,infelizmente,sabem em que país está a “Amazonia”,o “Pantanal” e a reserva de petróleo de pré-sal.

konner

Os americanos não sabem onde fica o Brazil !?

Pesquisa revela que jovens americanos “ignoram” o resto do mundo.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u95611.shtml

Marine

Claudio,

Os americanos estao muito mais preocupados hoje com perfurar pocos de petroleo aqui na costa da Florida, California e Virginia do que na costa do Brasil…Nao existe um debate com relacao ao Brasil nesse pais.

Mais uma vez se super-estima a importancia estrategica do Brasil aos EUA.

jean

Compreendo a preocupação com a quarta frota, acho que ela é desproporcional, pois como se sabe hoje nos USA a preocupação maior é com a economia americana, e com questões do oriente médio e com a própria Rússia; e mesmo que se fosse ter intenção de atacar ou invadir o país teria o feito há muito tempo o Brasil nunca teve e não tem capacidade para se defender de uma potência militar seja ela Norte americana ou não. Acredito que o foco de nossos pais é em primeiro plano tratar com mais seriedade as questões de segurança nacional, quanto a… Read more »

Marine

Jean,

Exatamente, o Brasil tem muitas outras coisas mais ameacadoras ao pais do que a 4 Frota.

Sds.

konner

Fonte: Jornal do Senado — 15 de setembro de 2008 (segunda-feira)

Reativação da 4ª Frota preocupa sul-americanos.

http://www.exercito.gov.br/resenha/complemento.htm#js

Jean

konner,

Mesmo que toda américa do sul se mobilize em prol da causa anti americana, não a nada a se fazer se eles realmente tiverem a intenção de invadir, outra questão é os americano já dominam o continente de forma subjetiva, através da indústria, economia, e sobre tudo com inteligência, repito se eles quisessem já o teriam feito, melhor se quiserem o farão e nada poderemos fazer, a curto e a médio prazo, talvez a logo prazo com uma política de defesa consistente!

No-USa

É claro, que não. Imagina, ameaça? De jeito nenhum. Afinal de contas, Os Eua só se envolvem quando tem petró… quero dizer, terrorimos. Eles não reativaram a quarta frota como uma ameaça… claro que não… Ainda MAIS agora que o BRASIL descobriu Jazidas de petróleo e de hidrocarbonetos capazes de colocá-lo entre os 10 maiores exportadores de petróleo do mundo.

Pra quem não entendeu, estou sendo Irônico. É ameaça sim. Ainda mais vinda, do povo mais imperialista e tirano que este mundo já viu.

negar isto, é ser completamente alienado.

Alex

Olá caros amigos, Sou estudante de química pelo IFRJ a nível técnico, e como civil realmente não tenho muita informação sobre políticas militares, porém eu acompanho com muito interesse as discussões sobre o força bélica do Brasil e também medidas científicas de melhoria das nossas defesas. Uma coisa eu posso dizer, talvez o 4º Frota não represente ameaça mesmo, talvez seja a melhor das intenções para com o Brasil, que é sim um país importante e de papel fundamental para o futuro do mundo. Mas é melhor prevenir do que remediar, e diante disto, o governo federal está liberando verba… Read more »

Cleber Carvalho da Rocha

Não é bem assim que pensa o general-de-brigada da reserva Durval Nery, pensador da Escola Superior de Guerra (ESG), estudioso de estratégias militares e coordenador do Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos (Cebres). Segundo o general, logo após o Brasil anunciar suas novas jazidas de petróleo, a força naval americana reativou sua 4ª Frota, posicionando inclusive um porta-aviões nuclear ao sul do atlântico. O general aponta que o interesse claro dos EUA é espionar o que esta sendo feito a respeito do novo óleo submerso. O general alerta ainda que oficialmente o governo americano diz que a 4ª frota apenas tenta… Read more »

Marcelo Ostra

kkkkkkkkkkkkkkkk

Nae ao sul da america do Sul

qual ?????

ahhhhhhhhhhhhhhhhh claro, viram o Makin Is e acharam … , eh tipo aquela historia de Esquadrilha da fumaça francesa, alpha Jet caça (afinal se e a jato e militar é caça, se é retangular e tem rodas ou esteiras é tanque, logo se tem convoo eh Nae ….

eita jornau El Pueblo

Nae ao sul essa foi punk ! e ainda comissionaram um Nae na 4a frota …

Mod MO
sera qu