Jobim – desenvolvimento e defesa juntos no continente

14

Ao apresentar a proposta de criação do Conselho de Defesa da América do Sul ao Parlamento do Mercosul, nesta terça-feira (16), o ministro da Defesa, Nelson Jobim, defendeu a vinculação das estratégias de defesa e desenvolvimento da região. Ele sugeriu a união de esforços para o desenvolvimento da indústria militar e para a produção conjunta de novas tecnologias para o setor.

– A capacitação tecnológica da região é vital. Precisamos sair do chão tecnológico, onde nos encontramos, para chegar ao teto tecnológico. Para isso, devemos promover o compartilhamento de investimentos, não repetir pesquisas que os outros estão fazendo e, dessa forma, conquistar economia de escala. São inseparáveis as estratégias de defesa e de desenvolvimento – afirmou Jobim ao apresentar a proposta, durante sessão especial do Parlamento realizada a partir de requerimento do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS).

Segundo o ministro, a estratégia de defesa deve funcionar como um “escudo” da estratégia de desenvolvimento. Ele sugeriu a integração das bases industriais de defesa sul-americanas e uma maior aproximação entre os principais institutos de pesquisa da região ligados ao setor. Um bom exemplo nesse sentido, a seu ver, é a produção no Chile de peças e partes dos aviões da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). O ministro citou ainda as negociações com a Argentina para que essa estratégia se repita em uma indústria localizada em Mendoza. E criticou o fato de que jaquetas militares brasileiras ainda sejam adquiridas na China.

Ao iniciar a sua exposição, Jobim admitiu que o Brasil permaneceu durante muito tempo de costas para a América Hispânica, por razões históricas ligadas ao século XIX e ao início do século XX. Como o momento agora é outro, disse o ministro, o governo brasileiro entende ser necessário “pensar a região em sua integridade”. A América do Sul, observou, é a maior fornecedora de alimentos do mundo, possui as maiores reservas de água doce e está a caminho de se converter em um grande pólo produtor de energia.

– Isso nos leva a pensar na necessidade de entendimento sul-americano para formar uma união em termos de defesa, com base em princípios como a submissão do poder militar ao poder civil. Nossa região é uma região de paz, não temos conflitos graves entre os Estados – lembrou Jobim.

O ministro relatou as viagens que fez a todos os países da América do Sul, por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para apresentar a proposta de criação do Conselho de Defesa. Ele disse que a proposta foi bem recebida e, em um primeiro momento, apenas a Colômbia teria se esquivado de participar do novo organismo. Mesmo assim, como lembrou, o presidente Álvaro Uribe já admite integrar o conselho.

Segundo Jobim, o Conselho de Defesa da América do Sul seria composto pelos ministros de Defesa de todos os países do subcontinente e teria como principal objetivo “fomentar a confiança e a transparência na formação de consensos” na região. O conselho, explicou, não seria uma aliança militar clássica, como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), mas um “foro de debates para discutir e identificar fatores de riscos e ameaças à região de toda natureza”.

Ao responder a questões formuladas por parlamentares da Venezuela e da Argentina, Jobim disse que o Brasil já controla o ciclo de combustível nuclear, possui uma grande reserva de urânio e pretende desenvolver industrialmente o ciclo nuclear. Além disso, informou não ter “nenhuma preocupação” com a recriação da Quarta Frota da Marinha dos Estados Unidos, que tem sido motivo de muitos debates no Parlamento do Mercosul. Ele atribuiu a recriação da frota a uma “reorganização administrativa” e observou que se deve apenas estar atento à soberania dos países da região sobre suas águas territoriais. “As águas jurisdicionais sul-americanas são sul-americanas. E ponto”, disse ele.

Fonte: Agência Senado

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RL

Eu acredito. Apesar dos pesares, eu ainda acredito. Primeiro pq nós que estamos do lado de fora, queremos logo como entusiastas que o Brasil dê um salto enorme para ter os aparelhos em nossas FA´s. E segundo que um plano estratégico desse porte não pode ser apenas pensado e colocado em prática da noite para o dia. Uma hora sai, e tenho certeza que vai sair para beneficiar a todos. Claro. Como não poderia deixar de ser, tudo o que é novo e remete a algo de diferente ao que já estamos acostumados, provoca uma reação, seja ela negativa ou… Read more »

Paulo Costa

Senhores foristas,um plano de defesa é para ser divulgado
a quatro cantos?Parcialmente talvez,mas todo o conteúdo?
O segredo é a alma do negócio,os fornecedores começarão
a fazer ofertas,as vezes o rumo a ser tomado não seja bom
para nós,o que acham?…

Walderson

Galera, eu ainda acredito (não sei se é um mal do brasileiro. kkkk) nesse estudo, mas penso que pelo Min. Jobin ele já estaria publicado. Mas quem manda ainda é o Lula. Ele acha melhor fazer dessa forma para dar maior respaldo. Que assim seja. Mas penso que poderia ser divulgado pelo menos um pouco do que já está pronto, pois assim mostraria respeito com a sociedade que acreditou que o prazo seria cumprido. Como o amigo RL, eu ainda acredito e penso que deveríamos dar um crédito, pois nunca houve um estudo para que o assunto se tornasse um… Read more »

molleri

Enquanto todos estão horrorizados com a ameaça do fantasma da “Quarta Frota”, os russos jogam black jack no nosso litoral:
“O porta-voz da força aérea russa Vladimir Drik confirmou a agências locais que dois bombardeiros Tu-160 (vetores de armamento nuclear)patrulharam a costa oriental da América Latina, decolando da base venezuelana El Libertador.”
E agora Jobim?

Mahan

Terça-feira, 16 de setembro de 2008 – 18h03
Mundo: Bombardeiros russos sobrevoam litoral da América do Sul

Dois bombardeiros russos TU-160 fizeram um vôo de patrulha sobre o litoral da América do Sul. Estas duas aeronaves chegaram na semana passada, à Venezuela, para exercícios militares conjuntos. Segundo o porta-voz da Força Aérea da Rússia, Vladimir Drik, os bombardeiros partiram da base de El Libertador e voaram sobre águas neutras em direção ao Brasil. Esta foi a terceira missão dos aviões russos no continente americano.
Fonte: BAND NEWS.

Voluntário da Pátria

HÁ HÁ HÁ, que ironia! Quem esperava pela 4ª Frota,olha só que está violando NOSSAS ÁGUAS…BOMBARDEIROS NUCLEARES RUSSOS PARTINDO DA VENEZUELA do nosso cumpanherão CHAVEZ!!

CorsarioDF

É e vcs ainda acreditam? Sinceramente eu não acredito em nada que vem desse e de qualquer outro governo brasileiro. Simplesmente eles vão vender ou entregar o país ao primeiro que chegar, eles vendem até a mãe!!! Quando realmente precisarmos das FA elas já se foram por falta de VERBAS!!! Eu particularmente já até tô com medo da Bolívia e do Paraguai, pois só de arma contrabandeada lá é muito mais que todas as armas das FA Brasileiras juntas!!! Eu já tô jogando Xbox360 – Mercenaries 2 – que trata de uma “fictícia” guerra civil na Venezuela, o 3 da… Read more »

CorsarioDF

Desculpa, crise nas Bolsas Mundiais, especialmente a dos EUA. Sds.

João das Botas

Não estou entendo. Não vai haver nenhuma reação das autoridades Brasileiras? Porque não houve toda a bulha que fizeram com o anúncio da 4ª Frota? O Russo fez um comunicado citando explicitamente o Brasil e ninguém vai fazer nada? A que distãncia do nosso litoral foi este vôo e até onde poderiam ter ido? Na altura da Foz do amazonas? Saliente nordestino? quem sabe até a altura da bacia de campos? Que armas estava conduzindo,mísseis que facilmente alcançariam São paulo ou Rio ? Foram o venezuelanos que determinaram o itinerário? Justo durante uma reunião de cúpula da URSAL para debater… Read more »

Voluntário da Pátria

Venezuela-based TU-160 to make another training flight over Brazil’s neutral waters
A Russian Defense Ministry high-ranking official said Sunday that a pair of the Venezuela-based TU-160 strategic bombers of Russia would have to make another training flight over Brazil’s neutral waters before they got the green light for returning home. Major-General Anatoly Zhiharyiov added that the bombers were scheduled to return to their permanent airbase in the Russian city of Engels at the beginning of next week. Earlier, the pair made a 6-hour patrol over neutral waters in the Caribbean.

14.09.2008

Gunter

Tbem to ficando com medo, moro na Ilha Maravilhosa (Floripa), um só ataque deste monstro afunda tudo… e se ele soltar uma bomba tõmica então… qdo era guri brincava numas pequenas cavernas embaixo de pedras no morro aqui perto… acho que vou comprar comida e vou pra la.

luiz pinelli neto

O Plano Estratégico de Defesa Nacional. É realmente um excelente plano de revitalização das nossas FAs, que muitos anos ficaram entregues ao descaso e ao abandono governamental. Pessoalmente, tenho receios que este planejamento não seja aplicado integralmente como se faz necessário à soberania e a segurança de nossa Nação. A maior culpa cabe à nossa sociedade, que de mente fraca, é totalmente avessa aos aspectos de nossa segurança nacional, na verdade só se mobilizando, de forma espontânea , para os assuntos de futebol, samba e cerveja. Sem dúvidas, este povo é um carma espiritual pesado para o Brasil. Aproveitando ainda… Read more »

luiz pinelli neto

Decisão e Coragem (Já Atualizado ) !!! Precisamos de capacidade e determinação para mudarmos o Planejamento Estratégico da nossa Lei Orçamentária. O Plano Estratégico de Defesa já foi assinado, muito bem !!!. Agora precisamos programar, com disciplina e certa urgência, o comportamento legal das nossas despesas orçamentárias públicas, ou, vamos concluir, logicamente, que o citado Plano não é importante para a soberania nacional. Não restam dúvidas que decisão e coragem são importantes para o governo tornar a execução do Plano Estratégico possível, com isso ele governo deverá mudar seu pensamento de “fome zero”,” PAC disto ou PAC daquilo” para centrar… Read more »

luiz pinelli neto

O Necessário Trivial + Completo ??? Mais uma vez vou tocar num mesmo assunto sobre O Plano Estratégico de Rearmamento Militar das FAS. O Plano é necessariamente ambicioso, mas muito longo, até 2030. O Brasil é um país geograficamente grande e diversificado, com vários e diferentes teatros operacionais. As nossas fronteiras são altamente cobiçadas, pelos bandidos internacionais. Por enquanto não falei nada de novo, que a opinião pública não saiba.Um Plano Estratégico de Defesa deste porte, precisará com certeza de muitos recursos financeiros, durante diversas gestões governamentais. Tem o governo de preocupar-se em mobilizar fontes de recursos permanentes, por longo… Read more »