bnrj.jpg

Clicando nas fotos pode-se ver vários navios da Esquadra brasileira atracados na BNRJ, na Ilha de Mocanguê, em Niterói, Rio de Janeiro.
O único contratorpedeiro na ativa na Marinha do Brasil, o Pará (D27), aparece a contrabordo do NT Marajó (G27).
Sempre houve críticas sobre o fato da Esquadra ficar concentrada somente num porto e justamente atrás de uma ponte, que poderia ser derrubada num ataque ao estilo de Pearl Harbor, bloqueando a saída dos navios.

bnrj-2.jpg

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vinicis Modolo

A Marinha é do Rio de Janeiro e não do Brasil…

Alguem sabe alguma coisa sobre transferir o NAE para Recife???

McNamara

Eu já comentei nesse blog, a possibilidade de submarinos hostis minarem a barra da baía de Guanabara e todo o seu entorno… Em uma semana, apenas uma semana, chegariam os Aratus, para ver o que pode ser feito…

marcelo

brincadeira, pode-se afundar tudo em único ataque, sem falar que nosso poder naval, esta em sua totalidade nesta baia, ou seja, arsenal de marinha, colégio naval, docas secas etc…, brincadeira

Claudio

Qual o estado do D27?

Claudio

Os amantes fervorosos da marinha q. me desculpem, mas nessas fotos nossa esquadra parece da 2ª guerra

Marcílio Dias

Já pensaram que se Brasil tivesse 3 Esquadras idênticas à atual, sendo a 1a. Esquadra no Rio de Janeiro, a 2a. no Sul e a 3a. no Nordeste, ainda seriam insuficientes para o tamanho e vulnerabilidades do Brasil? Pois é, mas só temos uma, toda concentrada numa base atrás de uma ponte. A situação é tragicômica! Como disse o McNamara, a simples minagem da boca da barra do Rio de Janeiro por um submarino inimigo colocaria a Esquadra brasileira em xeque. Será que nossos estrategistas navais, que ao examinarem a hipótese de conflito com países centrais, imaginaram um ataque à… Read more »

Paulo Taubaté

Nossos Almirantes precisam sair da letargia…

Todos dizem que a Marinha é dentre as FFAA a mais profissional.

O Exército já deslocou seus blindados para o SUL reagrupou os ASTROS no cerrado, pretende transferir unidades para a região de fronteira na Amazônia.

A FAB tem bases aéreas nas principais regiões do Páís, em região de fronteira (A-29 na região da Amazônia, bases no SUL, RJ, CO e NE).

E a Marinha? Tudo no RJ.
Realmante, é a Marinha do RJ.

Abs.

Donald

É porque carioca é mais eXperto que os outros.

Douglas

Isso é fruto daquela convicção íntima de que nunca vamos entrar em um conflito bélico…….
Conheço bem o local, um ataque de misseis à ponte, faria com que os escombros pusessem o porto inoperante e a esquadra presa lá dentro. Ou em outra hipótese, teria-se apenas um estreito caminho de passagem.
Depois se faria tiro ao alvo neles.
É aquela questão, quando pergunto todo mundo fica irritado.
Cade o planejamento……..???? não tem.

antonio

Planejamento ???? Pergunte para o Mangabeira Unger ….

Fábio Max

Só consigo lembrar de umapalavra ao ver um quadro desses: RIDÍCULO!

Diego

Ola pessoal,eu acho o Pará (D27) um belo navio!
A marinha ñ poderia construir navios desse tipo só q mais modernos e bem armados? A só mais uma coisa o Ary Parreiras vai ficar muito tempo na ativa?Pois meu pai trabalhou nele e sempre me conta historias ele até guarda um quadro da passagem da linha do equador nesse navio!
Desculpem qualquer coisa.
Abraço a todos….

Claudio

E pq os navios de minagem da MB ficam no nordeste?

Nunão

Houve um grande plano, no início do século passado, para construir um porto militar em Angra dos Reis, e que chegou a ser aprovado.

Nos anos 20!

Aguardem uma matéria com essa história em breve.

André

Mauro,
Como um adendo ao que você escreveu, gostaria apenas de dizer que ontem ouvi na Band News o Boris Casoy criticar a proposta de repasse de 2,5% do PIB para as FA´s. Disse que isso era um contra senso na medida em que não estamos em guerra. Quanto aos assuntos militares, a imprensa, em sua maior parte, é bem desinformada, por isso fala muito besteira, isso quando não é de fato mal intencionada.

Iuri Korolev

Caro Mauro Concordo com você quanto a esse de negócio de só meterem o pau. Mas que o Brasil (em geral) e o setor público (no caso as Forças Armadas) são muito mal administrados isso é inegável. Acho que a incompetência é até maior que a corrupção. A falta de gerência na área pública do Brasil é algo que salta aos olhos. Sei lá, acho que isso é um herança lusitana… Tem gente que gosta de meter o pau nos EUA, mas lá você vê o curriculum de um chefe de polícia, ele tem PHD ! Aqui qualquer “zé mané”… Read more »

Ivo

General defende que Brasil tenha bomba atômica

“Tecnologicamente devemos estar preparados para produzir artefato nuclear”, disse o general . Ele acrescentou: “Nenhuma nação pode se sentir segura se não desenvolver tecnologia que o capacite a se defender quando necessário.”

http://www.wsws.org/pt/2007/nov2007/port-n20.shtml

Massa

Sem dúvida falta verba para as Forças Armadas, mas não adianta reclamar agora, os militares tinham a “faca e o queijo” na mão durante a ditadura e não fizeram o necessário, ficaram um tempão no poder e quando devolveram o poder deixaram uma dívida externa enorme, uma política inflacionária falida e nenhuma reformas estrutural importante no sistema previdenciário, penal, tributário, político e trabalhista. Pra piorar, recebemos também como herança um sistema Político corrupto e um Judiciário ineficaz. (PS: Ao contrário da ditadura militar chilena, apesar dos crimes cometidos, fizeram as reformas necessárias no seu sistema e graças à essa bendita… Read more »

Douglas

Mauro, em homenagem ao teu vernáculo usual, é vero dizer que “escrotice” e “má-fé” é acreditar que um porto militar seja tão vunerável, mesmo após 30 anos de ditadura militar; é acreditar nas desculpas das autoridades Falta de dinheiro existe mas não ao ponto de terem espalhado a frota em portos menos vulneráveis.

Douglas

digo, naõ ao ponto de não poderem espalhar a frota, tiveram tempo não fizeram.

Douglas

o poder naval brasileiro, inclusive o de subs está em um unico ponto de uma baia, atras de uma ponte.

Douglas

Afirmar que isso parece falta de planejamento não é “escrotice” não, é ver a realidade como ela é.

Douglas

uma correção, os subs estão no mesmo lugar, mas do outro lado da ponte…

Walderson

Caro Mauro, pra variar um pouco, concordarei novamente em número, gênero e grau contigo. kkk Um abraço. Caro Iuri, Não direi a vc que não há má administração e corrupção no meio militar, pois onde há ser humano, há corrupção. Mas uma coisa eu posso te dizer, a administração pelos militares é muito melhor que a exercida pelos civis. O controle é muito maior que no meio civil. Já fui milico e hj sou servidor civil. Vejo e fico sabendo de muitas barbaridades ocorrendo, dinheiro sendo usado sem o menor planejamento para nada. É cada um querendo aparecer mais do… Read more »

Ivo

“Meu nome é Enéas” Enéas Carneiro, inaugurou a campanha defendendo o direito de o Brasil ter a sua bomba atômica, “não para jogar em ninguém, mas para evitar que joguem aqui”. Em seus poucos mais de 30 segundos reservados, Enéas só falou desse assunto, colocando-se como o único candidato com coragem de defender tal proposta. Segundo ele, os Estados Unidos só lançaram uma bomba sobre Hiroshima porque o Japão não podia retaliar à mesma altura. Para encerrar, o candidato emendou seu conhecido refrão: “Meu nome é Enéas” Um aumento do efetivo das Forças Armadas pode servir, em um segundo momento,… Read more »

Douglas

outra correção, tecnicamente a ditadura durou 21 anos. dá no mesmo.
Mais um ponto, achar que o post do blog não pode originar criticas sobre a organização da frota é pura sandice e peleguismo.

André

Com certeza as autoridadesa da MB têm a exata nossa da fragilidade de se ter a esquadra baseada num único lugar. Contudo, espalhar a esquadra por outras bases, com toda a infra-estrutura necessária (não é somente um atracadouro que basta ser instalado) requer dinheiro, coisa que é escassa. Já ouvi oficial falando sobre isso, até porque certamente eles são os primeiros a terem a exata noção dos riscos que se correm somente com a existência de Mocanguê. Isso não impede as críticas, mas temos que saber exatamente a realidade dos fatos, pois do contrário somente daremos força àqueles que acham… Read more »

molleri

Aos favoráveis à “dispersão” de meios, lembro que a logística tem que andar junto com a Esquadra. Por quanto teria que ser multiplicado o orçamento da MB para manter estruturas logísticas de pessoal e material ao longo da extensa costa do país? Mandar os navios para Aratú, como foi feito nos anos 70, sem as mínimas condições de alojamento e manutenção, com o pessoal morando meses a fio abordo sem sobressalentes e oficinas adequadas é que é brincar de Marinha. Quem esteve lá sabe!

molleri

Digo “a bordo”.

Douglas

Mauro, pára de bla bla bla.
O fato está posto. existe.
A marinha poderia ter feito não fez porque nao acha necessário, ve que a hipotese de conflito é infima.
Sobre portos. A União detém o monopolio de todos. Se acham que a situação atual dá pra levar. é a opinião deles. Mas a critica é pertinente.
Em tempo: au au é vc que faz, até balança o rabinho quando alguem do governo fala. Vc adora o “dono”.

Nunão

Só uma observação (e por favor, antes que alguém faça isso, não confundam isso com qualquer defesa “rasa” dos anos de governo militar): os anos ditos “bons” do milagre econômico dos anos 70 não foram tantos assim, e o dinheiro que entrou, seja fruto do crescimento, seja de empréstimos, foi espalhado numa quantidade imensa de projetos de todo tipo, militares, civis e por aí vai. Não foram poucos, por outro lado, os resultados alcançados pelos investimentos na MB no final dos anos 60 e início dos 70, e depois mais um pouco, após o baque do petróleo. Se pra comprar… Read more »

Nelson Lima

Esquadra com navios antigos precisa estar perto do estaleiro: O AMRJ.

Vassily Zaitsev

Sou a favor de duas bases navais: a atual, no Rio de Janeiro, e mais uma, em Natal/RN. Cada uma com 12 escoltas nucleadas por 01 porta-aviões com 40.000 tons. + 4 subs. em cada uma ( com AIP). Tenho que admitir que a logística ficaria complicada, mas nada que não possa ser resolvido. Do jeito que está, a Marinha está sujeita a ser imobilizada, ou pior, destruída por um único golpe. Imagina só que feio, a MB não poder sair do porto pq a os pilares da ponte foram destruídos e a pista veio abaixo, impedindo os navios de… Read more »

Tiago Jeronimo

A solução pra isso tudo é fácil e os titãs ja cantam ela faz tempo

“A solução para o Brasil eu vou dar, negocio bom assim ninguem nunca viu, tá tudo pronto agora é só vim pegar, a solução é alugar o Brasil! Dar lugar pros gringo entrar, Que esse imóvel tá pra alugar
Os estrangeiro, eu sei que eles vão gostar. Tem o Atlântico, tem vista pro mar. A Amazônia é o jardim do quintal…!”

Pinchas Landisbergis

Isto sempre foi estrategicamente ridiculo quem concebeu este absurdo?
Centralizar em um unico local com tanta vulnerabilidade é o mesmo que soltar um gato num caminhão de sardinhas.

molleri

Base de NAe em Natal? Alguém aí já entrou de navio em Natal? Nem os NaPa entram mais lá sem roçarem nas ostras! Bom, fazendo um outro porto, coisa de uns poucos bilhõezinhos de dólares que o pré-sal pode fornecer tudo se resolve num estalar de dedos.

Tiago Jeronimo

Pra que outro porto? Suape já está lá. Temos que parar de pensar só em gastar e usar o que já temos.

Daniel Camilo

No site: http://www.defesabr.com fizeram uma simulação para a criação de 3 grandes bases navais, a serem construídas em Sepetiba-RJ, Recife-PE e Ilha de Marajó-PA, muito interessante. Abs.

Smedley D. Buttler

Divertido mesmo é não poder passar viaturas com municao e material perigoso pela ponte….hehehehehe

Tem que ir de chata

cesar

boa tarde tiago,
” a solução pro nosso povo eu vou dar…” aluga-se. raul seixas.
pra vc ver, faz tempo!!!
e continuamos na mesma josta.

Azevedo

Exatamente por me considerar razoavelmente inteligente, não creio em unanimidades.
Peço p/ quem fala em nome de pretensas unanimidades me “incluir fora dessa”.

Azevedo

“O que espero, senhores, é que depois de um razoável período de discussão, todo mundo concorde comigo.”
Winston Churchill

Azevedo

Ao comentarista que reduz suas posições ao maniqueísmo barato de certo e errado, digo que não concordo nem com ele nem com o outro senhor.
Assuntos dessa complexidade não apresentam apenas duas vertentes é o debate sensato que leva à avaliação relativa da aceitabilidades das diferentes opções. Não se consegue isto ofendendo a inteligência dos outros ou mandando que se calem.

Azevedo

ERRATA:
Ao comentarista que reduz suas posições ao maniqueísmo barato de certo e errado, digo que não concordo nem com ele nem com o outro senhor.
Assuntos dessa complexidade não apresentam apenas duas vertentes e é o debate sensato que leva à avaliação relativa da aceitabilidade das diferentes opções. Não se consegue isto ofendendo a inteligência dos outros ou mandando que se calem.

Donald

HAHAHA! Quer dizer que os militares são tudo honestinho? Deixa de ser inocente meu rapaz.

Na época da ditadura eles faziam muita treta também. A rede globo que o diga. Eu concordo que devem haver investimentos na defesa, mas canonizar milico é muito pra minha cabeça.

Douglas

Falar o que mais????? A MB esses anos todos não tem outra base porque não deu? Acho que a falta de dinheiro é muito grande, mas não a ponto de impedir uma transferencia de flotilha. Digo, no espaço de tempo entre a 2ª guerra e agora, se houvesse vontade. Bom é óbvio que é opção da MB. Pelo menos os subs poderiam estar em outro ponto do litoral, mas ta todo mundo junto. E uma base de subs não precisa de construções gigantescas ou caríssimas. Se o planejamneto da MB fosse tão bom, o Nae SP, não teria sido adquirido.… Read more »

Gunter

Sr. Azevedo! Nao julgue A ou B, apenas pelo que foi escrito em um “post”. Só quem acompanha o blog com frequência entendeu o texto do Mauro.

Iuri Korolev

Caro Mauro Você disse ontem que os comandantes da Marinha são sempre competentes. Eu não conheço a Marinha, mas eu conheci na Aeronáutica há uns 25 anos uns caras que foram nomeados oficiais generais há pouco tempo. Um deles era razoável, o outro era famoso pela mediocridade. Eu acho que a ditadura afastou a elite intelectual do Brasil da carreira militar. Nessa época ninguém queria ser “milico”. Os melhores queriam fazer carreira em empresas privadas, de preferência multinacionais. O Arnaldo Jabour, que parece meio cínico mas é um cara muito lúcido (na minha opinião)disse recentemente que deu palestra em uma… Read more »

Marcelo Ostra

Com Referencia a pergunta do Diego lá em cima Há mais ou menos um ano estive no Ary e segundo info ele deveria ficar na ativa por mais uns dois anos, ou seja mais ou menos ano que vem Creio que com o Sir Garcia D´Avila e logo após a homologação do Duque de Bedivere (leia-se após incorporação, CIASA e aptidão para o serviço), o Ary deve ir descansar Com referencoia a aquela (…………) perguntinha do Para. que antes era o Garcia D´Avila e mais antes ainda era o SP_, bom, a foto fala or si soh, achou ele né,… Read more »

Marinheiro Popeye

É… o Rio de Janeiro ainda encanta muita gente.
No caso, toda uma esquadra!!
Pq um Nae no Recife?
A Base Naval de Aratu (Ba) é a 2ª maior.
Alguns anos atrás, a Marinha fez uma “descentralização”, deslocou um (acho) destroyer e um sub da classe Humaitá para Aratu. Ficaram baseados lá durante uns 3 meses (acho).
O “teste” foi um sucesso para que tal “descentralização” ocorresse. Mas, até hoje … nothing!