Alte Júlio Soares de Moura Neto

O comandante da Marinha do Brasil (MB), almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto, que está a realizar, desde o início da semana passada, uma visita a Portugal, tem agendado, para hoje, um encontro com o chefe do Estado-Maior da Armada Portuguesa, almirante Fernando José de Melo Gomes, seguindo amanhã para a Itália.
Esta deslocação de Júlio Soares de Moura Neto a Portugal tem como principal objectivo o estreitar relações das relações da Marinha do Brasil com a Marinha de Portugal.
As duas instituições querem aumentar a parceria no domínio da construção naval, num momento em que Brasil e Portugal estão a renovar as respectivas forças navais, e combinar operações conjuntas. Outra área de potencial cooperação é a da tecnologia da informação.
O Brasil quer desenvolver para a Marinha de Portugal sistemas de comando e controlo, programas de jogos de guerra e “software” de avaliação operacional dos navios.
A instituição responsável por esta área na Marinha brasileira é o Centro de Análises de Sistemas Navais, que tem mais de 30 anos de experiência na avaliação de sistemas operacionais e de combate de navios de guerra de moderna geração.
Há ainda interesses no intercâmbio de pessoal e troca de conhecimento entre as duas Marinhas.
Durante a semana passada, o almirante Moura Neto visitou o navio “Corte Real”, o Comando do Corpo de Fuzileiros, a Capitania do Porto de Lisboa, o Instituto Hidrográfico, o Planetário Calouste Gulbenkian e o Museu da Marinha.
A viagem de Mouta Neto ocorre alguns dias depois da Marinha do Brasil ter criado uma equipa coordenadora para acelerar a construção do submarino de propulsão nuclear brasileiro, a ser desenvolvido juntamente com a França.

Fonte: Jornal da Madeira

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments