battle_of_lepanto_1571.jpg

lepanto.jpgNo dia 7 de Outubro de 1571, na Batalha Naval de Lepanto, uma esquadra da Liga Santa (República de Veneza, Reino de Espanha, Cavaleiros de Malta e Estados Pontifícios), sob o comando de João da Áustria, venceu o Império Otomano, ao largo de Lepanto, na Grécia. Esta batalha representou o fim da expansão islâmica no Mediterrâneo.
Em 1570, os Turcos Otomanos invadiram a Ilha de Chipre, então na posse de Veneza. Os venezianos, enfraquecidos por anos de luta contra os turcos, viram-se obrigados a pedir ajuda, já que a posse de Chipre permitiria aos turcos o domínio do Mediterrâneo.
O Papa Pio V reuniu uma esquadra de duzentas e oito galés e seis galeotas (enormes navios a remos com quarenta e quatro canhões), das marinhas da República de Veneza, Reino de Espanha, Cavaleiros de Malta e dos Estados Papais, sob o comando de João da Áustria, formando a então chamada Liga Santa.
Esta frota enfrentou duzentas e trinta galés turcas ao largo de Lepanto, na Grécia, a 7 de Outubro de 1571.
As baixas foram elevadas: entre os cristãos houve 9.000 mortos e/ou feridos e 12 galés perdidas. Os otomanos tiveram 30.000 mortos e/ou feridos e 240 navios perdidos.

FONTE: Wikipedia

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
CorsarioDF

Isso sim é uma vitória expressiva… Com certeza a estratégia e o emprego das melhores táticas navais influenciaram e muito essa vitória, lembrando que mesmo os turcos tendo uma grande força, sua tradição naval pesou contra, pois a aliança tinha muito mais experiência nautica. Sds.

metal_777

o blog poderia colocar mais sobre essas batalhas antigas…..

molleri

Contribuindo com dois dados que não constam no texto: 1 – Lepanto é a primeira ação puramente naval da história por não estar ligada a nenhuma campanha terrestre, e; 2 – foi a última grande batalha entre navios a remos. Fonte: Fatos da História Naval, DPC.

McNamara

Se procurar bem na gravura, periga aparecer o Parnaíba…

Voluntário da Pátria

Detalhe…Galés = Galeras? Aquelas que escravos acorrentados eram a propulsão a remo dos navios? e afundavam com os mesmos? É bom pensar duas vezes antes de admitir a gíria “galera” que se usa por aí.

Leonardo

/ \
|
|

Bullshit politicamente correta…

A coisa tá preta! (ops!)

Nunão

Dizem que Miguel Cervantes, autor de Don Quixote de La Mancha, participou da batalha e dela saiu maneta devido a um tiro de arcabuz, dentre os três que recebeu. Mas acho que não foi a mão que ele escrevia…

Bonifácio

Caros,

Há uma obra interessante sobre as batalhas, as armas e as tácticas utilizadas pelos nossos antepassados.
Procurem por “Homens, Espadas e Tomates”, de Rainer Daenhardt. Os senhores terão uma nova perspectiva sobre o que foi o movimento e o tipo de homens que criaram o Brasil. Talvez haja enxertos sobre o livro na net. Um deles eu encontrei e já referi(vide http://www.feitosportugueses.blogspot.com/)
As batalhas de Guararapes também são um bom elemento para estudo, especialmente nestes dias. A diferença é que agora há mais Calabares e eles estão bem situados no poder.

Um grande abraço.

PORTUGAL

Enfim, é sempre a mesma coisa no que concerne em descrever actos históricos pela qual Portugal teve papel importante e de coragem.
Nessa batalha é bom salientar que o reino de espanha não se junta ao grande Reino de Portugal. E bom ter sempre respeito pela historia e não esquercer de ninguém como em sempre o costume. Portugal foi e continuará a ser pela sua história mundial -GRANDE