No último dia 8 de outubro o estaleiro espanhol Navantia lançou ao mar o KD (Kapal Diraja ou “Navio de Sua Majestadde” na língua local) Tun Razak. Este é o segundo e último submarino tipo Scorpène encomendado pela marinha daquele país. O nome escolhido é uma homenagem ao ex-primeiro ministro da Malásia Tun Abdul Razak Hussien (falecido em 1976) que contribuiu fortemente para a modernização do país no início da década de 1970.

O primeiro dos Scorpenes da Malásia (KD Tunku Abdul Rahman), lançado em outubro do ano passado, passa atualmente por testes de mar na França e será entregue no início de 2009, segundo cronograma da DCNS.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Wilson Johann

É! Todo mundo se modernizando e adquirindo meios de defesa, e náo aqui, planejando, planejando, planejando…

Saudações!!

Wilson Johann

Errata: onde lê-se “e náo aqui”, leia-se “e nós aqui”.

Até!!

RL

Falando um pouco de MB, pelo que estou sabendo o Scorpene já não terá mais continuidade a partir do próximo ano. Isso devido ao rompimento de entendimentos das empresas Espanholas e Francesas que divergem em muitos aspectos sobre esse projeto. Li, que o provável modelo a ser oferecido ao Brasil será o Merlin, e não o Scorpene. A quantidade de Subs seriam as mesmas, 3 unidades e não 4 como havia sido anunciadas para o Scorpene. Quem quiser ler a noticia na integra, ai esta o link. http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?NrNot=669 Portanto, enquanto os paises que recebem o Scorpene já começam a pensar… Read more »

EMERSON FULLY

Acho que a MB,deveria continuar com a parceria com a ALEMANHA,construindo U-212 com AIP,e esquecer esse negócio de sub-nuclear.
Uns dez ou douze,dariam conta do nosso litoral,fazendo bonito!!!

Mauricio R.

Acho que a MB deveria ir atrás do SSN como tds que o possuem já o fizeram, desenvolvendo sua própria tecnologia!!!!
Não boto a minima fé, de que os franceses vão transferir alguma tecnologia e isto p/ qq sistema de armas adquirido a eles.
Será que 30 anos de Helibrás não nos ensinaram nada???
Então a MB deveria é ir atrás do Type 212, que é realmente um design moderno e provado.

joao

Parece que esse Scorpene brasileiro ja se transformou no FX-2 da Marinha.

Norberto Pontes

Putz, até a Malásia sai na frente do Brasil, meu Deusss