O colunista Claúdio Humberto informou no seu site que 53 oficias da MB passarão para a reserva por terem sido aprovados no exame de Prático em diversos portos do país. Com a aprovação nesse concurso, todos os aprovados no mínimo triplicarão seus vencimentos.

A perda de mais de 50 oficiais de uma única vez é um duro golpe para a MB. Porém, é um sinal claro de que parte dos militares estão insatisfeitos com a carreira e algo precisa ser feito. Muitos outros oficiais já deixaram a MB por razões diversas, sendo que a maioria por questões financeiras.

No ano passado a divulgação da carta de despedida de um oficial da MB causou grande celeuma no meio e extrapolou para a grande mídia.

NOTA DO BLOG: A evasão de oficiais é também, entre outros fatores, resultado direto do descaso com que os Governos vem tratando a Marinha há anos.
O contínuo contigenciamento de recursos tem provocado o sucateamento da Força e gerado uma sensação de desalento.

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hornet

É triste, porém: nada de novo no front! Quem é que está contente com os salários no Brasil? A não ser, evidentemente, quem legisla em causa própria e pode aumentar seus próprios salários na hora que quiser… Só um “exemplozinho”, pra ilustrar que não é só a carreira militar que está com esse problema… Na cidade em que eu nasci, que tem cerca de 70 mil habitantes, um vereador ganha 7,5 mil reais, o prefeito da cidade ganha 14 mil reais e um professor da prefeitura, com carga horária completa de 40 horas semanais, ganha 800 reais por mês…é mole,… Read more »

Jorge

Caro Hornet. Até hoje, e já se vão muitos anos, eu não me lembro de ver nessa discussão de salário justo, um levantamento mostrando que se aumentarmos em X a remuneração geral de todos os assalariados brasileiros, precisaríamos de Y para pagar a todos. Ex. o salário mínimo do DIEESE. Multiplique o mesmo pelo números de assalariados. Acho que não haveria dinheiro. E o pessoal esquece que se certos governos cobrassem impostos justos, haveria um aumento real do salário do trabalhador. Afora aquela velha mas correta história de termos um Estado Eficiente. Com relação aos salários da FF.AA., certamente há… Read more »

AJS

Em todas as profissões, normalmente,a pessoa chega hiper motivada e também desinformada a respeito da realidade quanto a seu exercício, alguns, se adaptam, outros não.
Quem está insatisfeito, em qualquer carreira, tendo condições, vontade e idade, deve procurar a satisfação pessoal em outra.
Mas, sempre haverão candidatos a todas elas, como sempre foi e será.

Ozawa

O desequilíbrio salarial entre militares e algumas carreiras civis, pendendo em favor dessas últimas, não é exclusividade do Brasil. Inúmeros exemplos são apontados em nações mais desenvolvidas onde esse cenário se agrava, obviamente, pela pujança de suas economias. Entretanto, é forçoso reconhecer, no caso brasileiro, uma situação extrema, por vezes surreal, ao comparamos, por exemplo, um salário de oficial general com carreiras, mesmo públicas, de igual ou inferior responsabilidade. Com efeito, após 1988, com a redemocratização do Brasil, por razões diversas que não cabem espaço nesse blog, poderosos lobbys se formaram ao redor, especialmente, das carreiras jurídicas, criando um “arrasto… Read more »

Hornet

Caro Jorge, esse é um assunto complexo, mesmo. Sabe, às vezes eu acho que moro na Inglaterra…na hora que pago meus impostos, eu não tenho dúvidas que moro na Inglaterra. Mas quando recebo os serviços do Estado, tenho certeza que moro num país africano, daqueles mais pobres que existem. Acho que cada país tem que resolver seus próprios problemas, não estou propondo nenhuma “cópia”, seja da Europa ou da África. Aliás, acho que um primeiro passo pra resolver essa questão é o Brasil parar de ficar copiando modelos de fora (seja da Europa ou dos EUA). O Brasil precisa parar… Read more »

Taer

Concordo plenamente com AJS, a falta de motivação pode atingir qualquer profissional em qualquer atividade, mas nas FA’s essa falta de motivação é crônica e já vem de muito tempo! Isso precisa mudar urgentemente! ESPECIALIZAÇÃO NAS FAS JÁ!
Sds.

Ozawa

Errata: Em meu comentário acima, a vinculação percentual informada, objeto de projeto de lei no Senado, na verdade se daria entre os venciemntos dos oficiais generais e ministros do STM (Superior Tribunal Militar), também órgão do Poder Judiciário.

Vassily Zaitsev

À dois anos atrás, deixei de prestar um concurso para Fuzileiro Naval por um simples motivo: O salário oferecido para quem viesse à ser aprovado era de 600 Reais. Realmente é muito pouco por tudo o que é exigido.

Vassily Zaitsev

Ah, esqueci de mencionar que era a minha última chance de ingressar no CFN, pois agora ( 09/11) completo 26, e o limite de idade é de 24 anos.

CorsarioDF

Isso é real, qualquer concurso do judiciário ou legislativo paga-se mais do que o triplo de um soldo de oficial, infelizmente estamos em um país que não dá a mínima para defesa, então… Sds.

Antonio

A fuga de mão-de-obra qualificada em busca de melhores salários não é novidade no meio das forças armadas. A Força Aérea sempre esteve à volta com esse problema, pois boa parte dos oficiais aviadores migram para a carreira civil em busca de melhores salários. O governo deveria entender que leva-se mais de uma década para se formar um bom oficial, não importa de qual arma, e que a reposição da sua vaga por alguém com igual experiência leva, portanto, outra década pois a regra é que a pessoa qualificada saia das Forças Armadas para a carreira civil e não o… Read more »

Matheus Felipe

Sou leigo em vários assuntos aqui no blog, mas acompanho as notícias do diariamente e desde que comecei a ler o BLOG a maioria do pessoal que conhece realmente a MB só tem a reclamar. Isso me deixa triste porque meu SONHO desde os 7 anos de idade sem mentira nenhuma era entrar na Marinha agora com 17 passei pras EAM de 2009, mas estou receoso em seguir essa vida. Se Oficial ja está assim imagina eu como vou estar =( Alguém me dá uma dica, sei lá uma luz no fim do tunel 😀 Outra coisa que me desanima… Read more »

Hornet

Vassily,

poxa, quando li seus posts fiquei triste pelo amigo. 600 Reais!!! Parece brincadeira, não é? Brincadeira de mal gosto…

um forte abraço

Hornet

Como eu disse no meu primeiro post, acima, os salários no Brasil são uma miséria. Mas existe um ponto que agrava ainda mais esse problema: a discrepância salarial exagerada. Isso acaba com qualquer carreira, pois cria um negócio chamado privilégio. Eu entendo que nas FAs deva haver hieraquia, e não questiono isso. Ao ontrário, eu louvo isso. Sem hieraquia e sem comando, não existe FAs. A rigor, em toda instituição existe algum tipo de hierarquia, e algum tipo de poder entre os “de cima” com os “de baixo”. Isso pode acontecer, por exemplo, no clero (padres, bispos o Papa), nas… Read more »

Pinchas Landsibergis

´Realmente é uma vergonha um politicozinho “barato” como um vereador ganhar tudo isto , um prefeito , um senador , um deputado… bem são eles que fazem seu próprio salário( e nós deixamos).
Quem se lembra da Revolução Russa e da Revolução Francesa?
Esta aristocracia politica forjada pela corrupção ,e pelo nepotismo, e que nós colocamos lá só sai da “teta” quando nós mesmos resolvermos tirar e expulsá-los no país na marra .
O que fizeram com os Czares? porém só o que podemos fazer(infelizmente) é votar então que seja, o 2o turno está aí em várias capitais.

Ronaldo de souza gonçalves

O problema salarial para iniciativa privada e relativamente igual ate nos Eua que perdem pessoal da aeronautica como pilotos mecanicos pessoal diversos para a aviação comercial . Analizando que se gasta mais de um milhão de dolares para se formar um piloto eu penso que que e um problema muito sério para um pais com menos recursoscomo o caso do Brasil. Claro que estamos formando oficiais a cada ano, mas tem se levar em conta a experiencia,os anos de treinamento e de estudo que esse pessoal tem. E as Companhias saem ganhando pois tem apenas entrar com o salário e… Read more »

Fábio Max

Um porteiro no Congresso Nacional ganha mais que um tenente. Um ascensorista, ganha mais que um capitão. Um assessor de coisa nenhuma de deputado, mais que um major. Um assessor de gabinete, mais que um coronel. E um deputado, ganha, considerados os privilégios, pelo menos 6 vezes o que ganha um general. Como eu não sei a graduação de cargos da marinha, transporte-se esse quadro aí em cima para ela e concluam o por que dessa debandada do oficialato. O fato: As forças armadas estão sucateadas e abandonadas, e nem sequer o que se refere ao aumento dos soldos ainda… Read more »

João-Curitiba

Meses atrás o Senado criou 90 novos cargos de confiança com um salário bem alto. Seria um novo assessor para cada senador. Depois da gritaria da imprensa, eles voltaram atrás e cancelaram a farra. Mas o inusitado foi o motivo das novas contratações. Os novos assessores fariam as vezes de chefe de gabinete informal de cada senador, com jornada diária entre 12 e 16 horas. Isto porque o cargo oficial é privativo dos funcionários de carreira da Casa. O problema todo reside no fato de que os concursados, com salários e benefícios de primeiríssimo mundo, se recusam a trabalhar até… Read more »

AJS

Gostaria de saber, a quanto monta a totalidade de vencimentos de um oficial general de maior patente, com os acréscimos, de todos os cursos, vez que li, que se aprovada a equiparação, as demais patentes, sofrerão correção em seus vencimentos, porém, o novo patamar seria a única remuneração, os acréscimos seriam suprimidos.
Li ainda, que a princípio a MB estaria favorável, a FAB não opinou e o EB estaria contrário, em vista de alegada falta de motivação para participar de cursos que deixariam de acarretar ganho extra.

AJS

Porém, não creio que a insatisfação ocorra apenas quanto ao salário, devem existir outras desmotivações.

João-Curitiba

Prezado AJS
Você está certo. O salário representa apenas o sétimo fator de motivação segundo a Experiência de Hautorn (não lembro como escreve). Em qualquer organização, ou você lidera, ou você comanda. Um bom exemplo de líder é o general Heleno, comandante do CMA. E sem inventar muito. Com declarações simples como “nossas instalações precisam de ar condicionado e geladeira para conservar a comida”
Nesta declaração o soldado percebe que o seu comandante está preocupado com ele. E retribui com dedicação redobrada.
Claro que não é tão simplista assim, mas é por aí.

Igor

Não é só o vencimento, talvez falta perspectiva, reconhecimento da importância das FFAA, investimento, aumento no orçamento… No reajuste mais recente foi corrigido o salário do recruta, agora ele ganha um saláro mínimo. Não é só os militares que não ganham bem, é praticamente todo executivo, com exceção de orgão ligados diretamente a presidência, alguns ministérios e fiscais. O resto, os vencimentos chegam a serem piores que os das FFAA. A verdade é que o executivo paga pouco e o judiciário, lesgislativo, ministério público, tribunal de contas ganham bem até demais. Teria que haver um equilíbrio entre o executivo e… Read more »

Marine

Hornet,

Salarios e beneficios aqui sao dificeis de se explicar porque a maioria dos militares com dependentes tbm recebem um salario a mais para custeio de moradia chamado BAH…mas vamos comparar somente o salario base:

E-1/Private (patente mais baixa) $1,400 por mes com menos de 2 anos.
O-10/General (General 4 estreals) $16-18,000 por mes com mais de 30.

Eu como Sargento recebo $5,000 com mais de 8.

Sds.

Hornet

Caro Marine, grato pelas informações. Acho que agora os amigos do blog podem tirar suas próprias conclusões sobre o que eu disse, sobre a diferença entre o que ganha menos e o que ganha mais. Claro que não é só isso que conta, mas vejo isso também como um fator que contribui para a “evasão” de militares, ou mesmo a não procura pela carreira. Pelo o que vc falou, entre o que ganha mais e o que ganha menos, a diferença aí nos EUA é um pouco mais de 10 vezes. Aqui, se levarmos em conta o “salário” (com o… Read more »

Marine

Com certeza. Mas uma coisa que tbm quero mostrar e que claro, militar deve ser bem remunerado mas tbm nao pode se esperar ficar rico porque se pudesse resumir a carreira e vida militar em uma palavra seria uma vida de SACRIFICIO por outros!

Sds.

Hornet

Marine,

Ah! Isso eu concordo plenamente. Mandou bem.

Mas é que aqui no Brasil, como vc sabe bem, os salários ás vezes não dão nem pra se ter uma “vida de sacrificio”….ficam muito abaixo disso.

Mas volto a falar, concordo contigo que não podemos pensar na carreira militar como se estivéssemos pensando na carreira de um executivo de empresa privada ou algo sememlhante. São coisas completamente diferentes. A carreira militar tem a sua nobreza própria, e isso também não pode ser esquecido.

um abraço

Baschera

Caros,
Certamente o custo de vida nos EUA é maior do que aqui. O problema é que aqui, mesmo tendo um custo de vida menor, ganhamos todos (exceto os “representantes do povo)muito pouco.
Se fosse só pelos salários, nem o general ou brigadeiro ficaria nas FFAAs.
Aliás, alguém sabe para que diabos serve um vereador ??
Por isto só voto em prefeito, senador e governador e presidente, não ajuda em nada, mas minha consciência fica menos pesada !!
Sds.

Farragut

A discussão deveria ser mais ampla. Vencimentos não são tudo. Foi bem lembrado aqui o tópico motivação. O que não é tão visível p/ qm está fora do sistema é a diferença da qualidade de vida entre os que servem nos navios e os “do chão”. Piores escalas de serviço, alimentação e tratamento recebido das instituições de apoio, principalmente as de saúde, com os mesmos proventos. Em outras marinhas, o pessoal embarcado tem diversas prioridades. A vida de sacrifício citada anteriormente é vivida por uma minoria de uma estrutura inchada, que pouco faz para mudar o status quo. A maioria… Read more »

paulo s

a moral no meio militar e muito importante,o pessoal embarcado na mb tem prioridade 0,eu nao ouvi ,vivi na propria pele tudo isso durante 30 anos faco minha as palavras do senhor farragut ,mas nao me arrependo,tenho muito orgulho de ser membro da mb.quanto ao senhor mateus felipe,que pode ser meu filho,quero dizer a decisao e sua ,mas a fa sao uma grande escola,com o passar do tempo ,dependendo do seu esforco,voce passa a entender um pouco de tudo,e se virar em quase todos as situacoes.mb tem como tudo na vida seu lado bom e seu lado ruim,eu tambem comecei… Read more »

Vassily Zaitsev

Hornet, dia 19 05:46;

Hornet, tb concordo que um General 4 Estrelas deveria receber mais, e que um recruta não ganha nem para o transporte. Mas, segundo o que eu sei, o salário dos recrutas passará para 415 e não 514 Reais. E, mesmo assim, somente em 2010. É, com certeza, um dos fatores que contribuem para que, de vez em quando armamento oficial apareça nas mãos de traficantes.

Farragut

Meus comentários neste fantástico blog não visam desmotivar ninguém. O tom é meio ácido, eu sei, mas o propósito é contribuir p/ melhoria da instituição. Fico empolgado quando paramos para discutir algo tão ou mais importante do que plataformas e/ou sistemas: os indivíduos que guarnecem os conveses.

Quem é devotado à causa não deve ser impedido de criticar o que, porventura, ache errado.

Farragut

Ah! Não é só o número que assusta.
Alguns aprovados já foram vistos como futuros almirantes pelo elevado padrão, “zero uns” de turma inclusive.

Hornet

Vassily, A situação é tão dramática que 415 ou 514 reais, continuam sendo uma droga só na minha opinião. O que eu defendo (ao menos vejo como algo mais racional) é uma diminuição gradual da diferença salarial entre o general e o recruta (o que o Jobim propôs, se for do jeito que eu entendi, é uma boa proposta, mas muito lenta…até 2010!!! Tenha dó!!!), mas com aumento salarial para os dois de tempos em tempos. Ou seja, o aumento (em percentual) do General deve ser menor que o aumento (em percentual) do recruta. Quem ganha 200 reais e tem… Read more »

Vassily Zaitsev

É Marine,

como quase todos disseram e eu concordo, o salário é só uma parte da equação. Falta uma doutrina operacional mais atualizada, falta equipamento, munição, falta um ” General Heleno” no lugar do ” BANANEIRA UNGER + JOBIM”.

Marine

Pois e,

e o tipo de coisa que faz a diferenca entre outros paises com maior tradicao militar…infelizmente e a situacao do nosso Brasil…

Desmotivado

NÃO SE ILUDAM….SALÁRIO NÃO É O PRINCIPAL MOTIVO!

A QUALIDADE DE VIDA DE UM OFICIAL DA ARMADA é que levou a esta decisão. E só passaram EXCELENTES oficiais. Mas a MB vai continuar não querendo solucinar este problema, preferindo perseguir quem tenta sair. Infelizmente não será feito nenhum trabalho sério buscando o MOTIVO pelos quais estes oficiais estão desiludidos com a carreira. Quem perde é o Brasil.

Regis Rodrigues

Fui militar durante 11 anos. Confirmo tudo isso descrito no link ao mesmo tempo parabenizo pela carta. Saí da Marinha mas ninguém perguntou o porque!! Embora tenho ainda uma prova porque fui humilhado, punido e ameaçado pelo um comandante e imediato do navio. Eles chegaram a bordo embriagado e com mulheres e fui punido porque não estava no convés para recebê-los, encontrava-me na praça de máquinas preocupado com a água que estava entrando no navio. Fiquei tão indignado com aquela cena que resolvi sair. O pior que eles ainda pediram que ficasse calado. Hoje graças a Deus, tenho minha casa… Read more »

[…] NOTA DO BLOG: Saiba mais sobre a carreira do prático no site da CONABRA. Leia também sobre este mesmo assunto a possibilidade da MB perder mais de 50 oficiais. […]

Haroldo

Este é um caso atípico,

quem passa em um um concurso para prático e
abandona a carreira militar por causa dos salário de pratico está mais que certo, afinal rendimentos de 60.000, 00 até 130.000,00 mensais!!?!

Só no Brasil mesmo, chega a ser um valor obsceno…!
Se como disseram aí em cima, um general ganhar 13, 9 mil por mês, os rendimentos de 1 pratico podem chegar aos salários reunidos uns 9 generais!