O USS Hunt e o candidato J. McCain

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Na foto acima aparece o USS Hunt (DD 674), um contratorpedeiro classe Fletcher da USN. Seria somente mais uma unidade naval não fosse um simples fato. No primeiro semestre de 1957, um grupo de guarda-marinhas da USN embarcou no Hunt e dentre eles estava o atual candidato à presidência dos EUA (e atual senador) John McCain. Durante esta viagem o Hunt escalou no porto do Rio de Janeiro. McCain posteriormente seguiu carreira na aviação naval e combateu na Guerra do Vietnã.

Na foto acima o USS Hunt aparece realizando uma faina ao lado do NAe USS Intrepid (CV 11) durante a operação “Strike Back” (1958-1959). Ao contrário de muitos Fletcher, o Hunt não serviu em nenhuma outra marinha e virou sucata em 1974.

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Nelson Lima

Embora torça por Obama, acho que McCain tem uma bela biografia

Alfredo_Araujo

Nao seria Destroyer da classe fletcher ?

João-Curitiba

Bush pai, John Kenedy, Aisenhawer (não lembro como se escreve) foram ex-combatentes. Lá eles dão muito valor aos ex-combatentes. E têm muito orgulho das suas forças armadas.

Nunão

Parece ter a mesma configuração de armamento / sensores / diretoras do nosso velho Pernambuco, não?

Alfredo, aqui no Brasil a nomenclatura “correta”, digamos assim, é contratorpedeiro, que tem a ver com o tempo em que “destroyer” ainda tinha o nome ligado à função principal de “torpedo-boat destroyer”, mas isso tudo é uma história muito complicada, mas interessante de se entender melhor, no site do poder naval, seção opinião, artigo “Reclassificação dos meios navais de superfície”, escrito pelo Poggio há alguns anos. Caso ainda não tenha lido, recomendo:

http://www.naval.com.br/opiniao/reclassificacao/reclassificacao.htm

Nunão

Mas enfim, pode-se chamar de Destroyer também, na nomenclatura norte-americana para se designar um navio da US Navy mas aí o coerente seria fazer o mesmo com outros tipod de navio, chamando NAe de Aircraft Carrier, cruzador de cruiser e por aí vai. Aí sei lá, acaba virando “portunglês”.

Alfredo_Araujo

Blz.. nao conhecia esse artigo… vou ler agora!

Vlw pelo esclarecimento!

Vassily Zaitsev

João Curitiba,

Por acaso, voçê tem acesso ao The History Channel????????. Naquele canal, o programa ” Grandes Batalhas Aéreas” ou ” Naves Heróicas”, não me lembro mais, mostra o George Bush ” pai” sendo resgatado por um submarino, em pleno Oceano Pacífico, após ter sido abatido pela AAA japonesa. O local exato que isso aconteceu, nem pergunte, pois não lembro.

Nunão,

entre ” destróyer” e ” contratorpedeiro”, fico com o primeiro, parece mais ” Histórico”, se é que me entende, soa mais bonito.

Nunão

Pois é, Vassily, é que eu tenho birra com o termo desde que, nos anos 80, a Rita Lee ainda razoavelmente jovem cantava uma música zoando com música caipira, aproveitando o recente conflito das Malvinas, com os versos: “O Equissocéte é tiete, o Destróier num destrói eu…” Aí quase toda vez que eu ouço a palavra Destróier eu lembro da música e o diacho é que ela é ruim e demora pra sair da cabeça. Ainda vou ter que fazer terapia pra isso. Por essas e outras eu gostaria que, daqui pra frente, pelo menos a nossa MB chamasse tudo… Read more »

Marine

Nunao,

Pergunta, como se chama na MB entao um LSD e um LPD?

Sds.

Vassily Zaitsev

Nunão,

pode até ser, mas se os KDX II viessem, tb seriam chamados de ” fragatas”??????????????????????

obs: pensando alto, muito alto mesmo: ” O reporter anuncia: A MB compra 4 “fragatas Type 45”.

brincadeira à parte, não importa o nome que o navios recebam, mas vamos falar sério: RITA LEE??????????????????????????? e olha que considero os anos 80 a era de ouro da música.

Vassily Zaitsev

Marine,

eu sei, eu sei, eu sei; Chama-se LPD A-12 Opalão ” parado”

Nunão

Marine, na MB, LSD é NDD – Navio de Desembarque Doca. A MB até hoje só operou (opera) LSD, classe Thomaston. Se um dia vier a operar LPD, como os Austin que já foram muito comentados mas nada surgiu de concreto a respeito, não sei qual seria a nomenclatura, mas arrisco dizer que seria NDD também.

Nunão

Ah, esqueci, há um projeto por aqui que tem um quê de LPD (mais espaço para carga, menos espaço para doca), e a nomenclatura é Navio Transporte de Apoio. Mas por enquanto é só projeto.

Marine

Nunao,

Obrigado! Ate acho que na Unitas o “Ceara” nos seguiu ate Marambaia.

Marcelo Ostra

Se fosse o caso la em cia sria Destroier e nao Destroyer, la no meio seria e é Tipo 45 e nao type 45. o coreense acho que seria um CT aqui e creio que la em baixo tambem teria a possibilidade de ser chamado Navio Aerodromo de Assalto, mas ai soh apenas uma eventual desiguinação oficial Nnão, agor me deu um branco momentâneo e estou com preguiça de procurar, mas o “Leão do Norte” tinha tambem o reparo duplo de 3´na posição dos 40 mm entre as torretas 3 e 4 ? ahhhh em tempop e aquela diretora atrás… Read more »

Marcelo Ostra

Cotta, vc que fo da época do “Leão do Norte” vc se lembras destes 3´e da diretora naquela posição ? (to com preguiça até de ir no NGB, foi a dose duplade Maracujna que tomei agora pra ver se durmo, pois já é a 3a semana consecutiva de insônia toda noite … Zzzzzzzzzzzzzzzzzzz…

MO

Nunão

Credo, Ostra, o relógio do blog pode estar errado, mas ainda é cedo, onze e meia, cê devia ter esperado ao menos eu responder a pergunta pra tomar a maracujina, oras… Mas tudo bem. De memória eu falei que o Hunt e o Pernambuco tinham a mesma configuração, então fui lá no NGB e taí a foto pra comprovar. http://www.naval.com.br/NGB/P/P067/P067-f08.htm Enfim, retirada da torreta 3, instalação do duplo de 3″ no lugar dos 40mm e da diretora no lugar da torreta, além dos dois duplos de 3″ nos bordos. É a configuração de armamento que eu mais gosto nos Fletcher… Read more »

Marcelo R

Falando de contratorpedeiros da MB, eu tive o privilegio de visitar o CT Para em 1977, considero este como o CT mais bonito da Classe Fletcher/PARA antiga, com detalhe para a ponte de comando redonda com as “janelas” do comando redondas características, também o “Paraíba”, um bom navio para ser lembrado.

airacobra

marine,

o ceará???
não seria o rio de janeiro?
pois no mesmo periodo da unitas lançamos alguns clanfs na marambaia recheados de cfn e usmc.
e no mesmo periodo o ceará estava e continua até hj em reparo no amrj

Marine

airacobra,

Nao sei, acho que era o ceara…nos estavamos no LSD-37 “USS Portland” e o da MB que ia conosco parecia uma versao antiga do nosso…lembro de ter que ir a “bridge” do Portland pq era o unico que falava portugues no navio todo para ajudar alguma traducao com a navegacao…isso tudo foi em 2002.

Nelson Lima

Eisenhower

Marcelo Ostra

Putiz, por incrivel quepaqreça não tenho lembranças nenhuma dos “tound Bridge que o Xará visitou, nem dela (o pasadiço) nem dos 3´ (não me refiro a caracteristicas técnicas, mas lembranças visuais deles)

Agora nunão, argh o fletcher da Arma Alpha, argh, isso é teu DNA de aviaozinho se manifestando ….

os xom as 3´até asi tudo bem (se bem que o padrão nosso 5 x 5´+ os 40 mm são os de buniteza os mais bunitos

MO

JSilva

Marine,

LPD seguindo a linha LDS/NDD, seria por mim nomeado NTrD – Navio de Transporte Doca. Por um acaso, um tempo atrás vi um texto na RMB (Revista Marítima Brasileira), onde o autor usou a mesma designação.

Nunão

Ué, Ostra, minha visão de buniteza também inclui algo de modernização…

Penso nos Fletcher mais bonitos como num concurso imaginário tipo a configuração mais bonita dos anos 40, dos 50, dos 60, dos 70 e dos 80. O problema é que os da MB participaram de boa parte desses “concursos” com praticamente a mesma roupa…

Eu gosto da Arma Alpha, tem um quê de arma de ET.

Nunão

Zé, tem também o NTrP, o Navio Transporte de Projetos, que navega na imaginação dos navais carregando esse monte de idéias há décadas…

BRAZIL  (DT)

Em tempo

Perfeito, Marcelo.

O bucomar tinha essa diretora de re do reparo 43 (Boffors).

BRAZIL  (DT)

Correcao – Os 3 reparos duplos eram de 76mm, logo 71, 72 e 73.