2008-aniversario-da-esquadra-032.jpg

Hoje, dia 10/11, é aniversário da Esquadra brasileira. No sábado passado (08/11/2008), a BNRJ – Base Naval do Rio de Janeiro, esteve de portões abertos para comemorar o 186º Aniversário da Esquadra.

Além dos navios da MB abertos à visitação pública, houve apresentação da Banda dos Fuzileiros Navais, da Cia de Cães da PMRJ, exposição estática de aeronaves da Força Aeronaval e blindados dos fuzileiros, e apresentação dos MEC`s, que saltaram de pára-quedas sobre o público, fizeram rapel da Ponte Rio-Niterói e simularam uma ação de assalto com desembarque de aeronave (vôo pairado descendo de rapel).

Entre os navios e submarinos abertos a visitação, destacou-se o G29 Garcia D’Ávila que participou da festa pela primeira vez, e os submarinos Tupi e Tikuna, que acumularam enormes filas. Um veterano bem visitado foi o CT Pará, o velho “Puleiro”, recebeu seus visitantes em tom de despedida, já que deixará o serviço ativo em breve.

BRAVO ZULU, ESQUADRA BRASILEIRA! PARABÉNS!

Texto e fotos: Marcelo Brandão

2008-aniversario-da-esquadra-054.jpg

2008-aniversario-da-esquadra-053.jpg

2008-aniversario-da-esquadra-007.jpg

2008-aniversario-da-esquadra-075.jpg

2008-aniversario-da-esquadra-028.jpg

2008-aniversario-da-esquadra-030.jpg

NOTA DO BLOG: No ano passado nós publicamos as fotos do mesmo evento e sugerimos à Marinha para, em 2008, deslocar alguns navios e submarinos para o cais da Praça Mauá, como fazia alguns anos atrás, para facilitar a visitação de quem mora no Rio de Janeiro, tendo em vista a dificuldade de acesso à BNRJ. Fazemos aqui o pedido novamente, que tal se no próximo Dia do Marinheiro, 13/12, alguns navios fossem ser abertos ao público, com divulgação nos meios de comunicação?

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edilson

Parabéns a esquadra e ao Blog, boa iniciativa esta da visitação.
agora Galante, que navio é este atráz do Rio de janeiro que tem a estrutura branca?

Marine

Feliz Aniversario a Esquadra!!

Galante

Edilson, o navio é ex- G40 Atlântico Sul, um mercante que seria convertido em Navio de Apoio Logístico, mas que acabou sendo cancelado.

cesar

galante,

o q será feito do g40?

sds.

Marcelo Brandão

Galante,
obrigado por publicar minhas fotos… acho importante a divulgação da festa e principalmente do que ela representa.
Desculpe ter enviado vários e-mails com os arquivos, mas estavam voltando com a informação de caixa postal cheia…
Mais uma vez… parabéns pelo Blog!!!
Parabéns a Esquadra!!!

Galante

Marcelo, faltou o seu crédito… vou colocar lá agora. Abraços!
Nós é que agradecemos pelas fotos e por sua iniciativa.

RL

Nestes caras eu confio.

Parabens a todos os PROFISSIONAIS das FA´s em especial à MB pelo dia de hoje.

Marcelo Brandão

Complementando o comentário do RL… Acho importante ressaltar a atenção e o carinho de todos os militares, principalmente com os “pequenos”. Respondendo a todas as perguntas… das mais inusitadas… tipo: “O pé do paraquedista tá pegando fogo?” (O Capitão Tenente trouxe a granada que estava presa ao pé do MEC para mostrar e explicar…) Um MEC praticamente “desmontou” seu M-16 na frente do meu filho para responder a clássica pergunta… “Por onde a bala entra? Por onde a bala saí?” Os MEC´s permaneceram por quase 30 minutos com equipamento completo em “sol à pino”… simplesmente atendendo os pedidos de fotos… Read more »

Hornet

Parabéns a Marinha e gostei muito das fotos. Parabéns também ao Marcelo pelas fotos.

abraços

Marine

Marcelo,

Como militar te parabenizo pelo respeito que procura cultivar em seu filho. Militares nao so no Brasil mas no mundo todo apreciam o fato de existirem pessoas como vc que dao valor ao sacrificio que sempre fez parte da vida do guerreiro desde Espartanos a Fuzileiros de hoje!

A vc e seu filho,
Sempre Fiel!
Semper Fidelis!

Edilson

Salve Galante, obrigado pelas informações.
este então é o tal navio que tá ai parado por causa da justiça? não me lembro mas o Ostra já falou dele em diversas oportunidades.
obrigadão

Sargento Marcos Pinto - EB

pô um evento desses e a Marinha não divulgou….ou divulgou???que festa eu perdi hein!!!!

Vassily Zaitsev

Galante e Marcelo,

Vendo a penúltima foto de relance, juro por tudo que é sagrado: pensei que o Super Puma estava içando aquela ponte…………….
………………………………..

Marcelo Brandão

Vassily… essa foi bem pior que a dos pequenos…(que perguntaram se o pé do paraquedista estava pegando fogo!!!!) Manera na vodka amigão!!!
Brincadeira… rssss…

Marcelo Brandão

Quanto ao Atlântico Sul… dá uma pena vê-lo apodrecendo… Será que contaram ao Preseidente Lula que temos o navio que ele disse que queria alugar, ou pedir emprestado a Espanha para transportar a ajuda aos paises caribenhos… bem ali na BNRJ. Do outro lado da ponte que o Super Puma esta levantando (desculpe Vassily, mas não resisti!!!!) tem uma meia duzia de estaleiro que poderia reforma-lo e assim não passariamos mais a vergonha de pedir um navio emprestado… Digo mais… não sei de máquina como esta o navio, mas externamente não seria preciso nem tanta reforma… Acabou que sobrou pro… Read more »

jorhys

Caro Galante, porque não deu certo a transformação do atlantico sul em NavApLog, falta de verba, falta de interesse ou de recursos humanos para compor a tripulação…E quando é que a marinha irá perceber que não adianta comprar navios se ela não tem uma politica de estabilização do praçame e nem consegue mais segurar a oficialidade que esta desmotiva e saindo para outros orgãos públicos…O qu adianta ter uma frota de navios , se não teremos como guarnecelas, devido a falta de mão de obra.
Felicitações

Adriana

Olá, antes de mais nada , parabéns Marcelo pelo texto e imagens do evento, de perto deve ter sido mágico!
Minha familia eu tivemos a oportunidade de ver o Tikuna Na epoca recém inaugurado aqui em Salvador, inclusive queria fazer um apelo a todos que puderem colaborar conosco: gostariamos de saber onde está atracado e onde fica sua tripulçao hoje? Gostariamos tb de rever um amigo que faz parte da tripulaçao.
Agradecemos qualquer noticia.
Gratos.