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A Marinha do Brasil informa que hoje (13 de novembro), por volta das 17h30, ocorreu um incêndio em um dos dormitórios do Navio Oceanográfico Prof. W. Besnard, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, que se encontra fundeado na Baía da Guanabara.

O incêndio foi debelado pelo próprio pessoal do navio, com o apoio de militares e de um Rebocador da Marinha, dois Rebocadores da empresa “Camorim”, uma lancha para contenção de óleo e outras embarcações menores.

Não houve vítimas, não foi observada a ocorrência de poluição hídrica e a embarcação não oferece risco à navegação.

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro acompanhou e auxiliou as ações de socorro, realizará inspeção no navio e irá abrir o competente inquérito.

FOTO: Roberto Smera

FONTE: Marinha do Brasil

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Debt Consolidation

Depending on the place ndio a bordo do navio de pesquisa Professor Besnard normally is not all that perplexed. Waiting for more info on this topic. Goodbye!

Baschera

Este navio não era utilizado pela MB no programa antártico, antes do Ari Rongel ??
Tá “feio de caixa”….
Sds.

Iuri Korolev

Tem tanta ferrugem nele que dá até para duvidar que pegue fogo…

Rodrigo

Mais fácil alguém morrer de tétano.

Cinquini

Olha eu cheguei a ver esse navio de perto em Santos, e olhando bem de pertinho ele ta bem pior que na foto! rs

Hornet

Vivendo e aprendendo: essa é a primeira ferrugem em forma de navio que eu vejo. Que falta que não faz um Ferlicon nisso aí, hein? Baschera, acho que esse navio sempre foi da USP…posso estar enganado, mas desde os meus tempos de USP (e olha que isso já faz tempo!) que a Universidade tem esse navio (e tem outros também, além desse aí da foto)…não afirmo, mas acho que a USP comprou ele novo. Talvez vc tenha confundido, pois a USP também faz pesquisa no programa Antártico e vira e mexe essa “ferrugem” aí da foto “desce a ladeira” lá… Read more »

AJS

Caro Hornet. O navio é da USP sim, hoje em dia, devido aos cuidados com a fauna/flora pelo mundo, não é mais possível aplicação de determinadosa produtos ao casco das embarcações, senão em estaleiro, fora d’água, não sei os nomes técnicos desses produtos, mas isso dificulta mantê-los sempre pintados, no porto de Santos, os mais “detonados” são normalmente os chineses, pois é proibido fazer manutenção fora da China, devido ao custo de mão de obra, a menos que seja em emergência. Há alguns anos, a USP vem buscando recursos para um substituto deste prestador de excelentes serviços que labuta há… Read more »

Corsario-DF

A galera tá certo, acho muito mais fácil morrer de tétano!!! Mas voltando a TERRA, não é só a MB que vive na penúria… Uma das mais expoentes universidades brasileiras tem que juntar migalhas para tentar trocar seu meios de pesquisa e nem conseguem realizar sua manutenção/modernização a contento, deixando os meios a pura sorte. Eh, esse é o Brasil, onde se dá o maior valor a pesquisa e desenvolvimento científico. Triste…

Sds.

Flávio

Baschera,
Segundo o próprio site Poder Naval, antes do Ary Rongel a MB usava, no Programa Antártico, o Barão de Teffé, que , antes de dar baixa ainda serviu como Navio Faroleiro.

Pesquisei o nome Professor Besnard, e não o achei como tendo pertencido um dia a MB.

Assim como você, eu também acreditava que o Programa Antártico tinha sido iniciado com esse navio, agora estamos sendo esclarecidos que ele sempre foi da USP, como disse o amigo Hornet.
É possível que no início do PROANTAR a USP tenha ajudado a MB com esse navio?
Bom dia a todos.

foe

O Navio da USP já ñ opera mais nas operações Antárticas, foi aposentado desse projeto brasileiro, porém é mto utilizado ainda em coleta de dados e demais necessidades em pesquisas, sendo até mesmo terceirizado por vezes. Contudo, a despeito dos inúmeros serviços prestados em prol da pesquisa brasileira, ñ tem sido tratado com a devida atenção pelos responsáveis, sejam eles quem forem. Mas ñ podemos esquecer q mais importante do q as pesquisas, mais importante do q as condições de conservação deste Navio, estão as vidas q são submetidas à estes riscos e constante perigo, pois sei q este Navio… Read more »

foe

…e q Deus continue protegendo esse povo. pois se depender dos homens….tão na roça!

Fábio Max

É dificil acreditar que isso flutua…eheheh… o que não é para rir, é para chorar, afinal, é da USP, o que significa que faz pesquisas e é importantíssimo para o país.

Mauro

Não é assim, gente. Ele não é tão feio e sem utilidade assim. Se afundarem ele irá constituir um belo recife.

Sadalmellik

Bom dia,
O referido navio foi contruido em 1967 a partir de um projeto de navio pesqueiro e entregue a USP, participou das primeiras viagens a antártida, cinco no total até 1987 pois não possuia mais condições de viagem em ambientes extremos. A foto é recente porém a navio saiu do estaleiro a pouco tempo e encontra-se em melhores condições do que a mostrada.

marujo

Olhando a foto do Besnard, a conclusão que chego é que ele está precisando ser substituido.

Marcelo Ostra

Cinquini

Tem certeza que vc viu o Bersnard de perto ?????

Ah meu, nao ajuda, nao atrapalha, a foto que vcs estão vedo é dele retornando de comissão, com varios dias de mar, o que se esperar de um navio do porte dele, mas pelo jeito como estaos (mais uma vez) cheios de especialistas aqui néh ….

Na falta do que falar, nao fala nada. fica mais bonito ….

MO

BMQS

Então, sou oceanógrafo formado pelo IO-USP e tive a oportunidade de embarcar no N.Oc. Prof. W. Besnard por diversas vezes em projetos de pesquisa, a última vez foi em meados de março de 2007. À época, ele havia acabado de sair do estaleiro e parecia muito melhor do que as vezes anteriores que estive nele. Porém, não se pode culpar o Instituto pela situação do navio uma vez que os recursos destinados a manutenção da embarcação são escassos enquanto a quantidade de trabalho a que ele é submetido é muito grande. Quem sabe este acontecimento faça com que a sociedade… Read more »

Hornet

Pois é, amigo uspiano BMQS Quando a gente pedia para termos eleições proporcionais no campus, sem indicação direta do governador, para o reitor da USP, acho que não era só pra poder votar uma vez mais no país. Mas para ter alguém com independência do Palácio dos Bandeirantes na reitoria, inclusive para poder brigar por mais verbas…mas como Reitoria de Universidade e presidência da CBF são “imexiveis” (como diria o inesquecível Magri) nesse país, ficamos aí à mercê da maré…e com ferrugem… Mas parabéns aos docentes e alunos do IO da USP por ainda manterem o navio, ao menos, navegando.… Read more »

Norberto Pontes

Vixi, o Besnard precisa de uma paradinha no estaleiro, essa ferrugem já quase o domina, aprece um atuneiro heheheeh

Hornet

Por falar em universidade, alguém sabe o que virou aquele Encontro Nacional para se discutir a defesa do país, que iria ocorrer (ou já ocorreu), na Universidade da Força Aérea?

abraços

Cinquini

MO desculpe se te ofendi ou falei bosta, mas eu vi ele sim, e foi esse ano no porto. Eu estava até com um colega da USP com doutarado em corrosão e ainda brincou que poderia usar na sua pesquisa.

Abração

Cinquini

Haaa esqueci de falar, eu sei que a USP faz milagre com os recursos que tem!

Abração

Marcelo R

O navios foi construido na Suecia em 1967, para uso como oceanografico em aguas da costa do Brasil e depois de 41 anos esta precisando ser substituído, este navio foi para a Antartida junto com o Barao de Teffe na decada de 80 é um naviozinho muito valente pois o casco é bem fino, cerca de 3cm de espessura (imagina o que os tripulantes passaram dentro deste navio no estreito de Drake).

MHFW

O que foi dito sobre ele nao eh mentira. As condiçoes do mesmo sao pessimas e nao falo de ferrugem. Nao eh de hoje que ele apresenta problemas. A verdade eh que ele já devia ter sido aposentado faz tempo. Mas ele sempre tem laudo técnico aprovado confirmando sua capacidade de navegacao. Recentemente, antes desse incendio, o navio ficou a deriva por uns 4 dias (nao tenho certeza do numero exato de dias, mas foi mais que dois). Com alunos, professores e a tripulaçao, numa casca fina balançando pra la e pra cá sem poder fazer nada. Ele nao tem… Read more »

Taer

HEHEHE, como ele tá feio gente, o Prof. Besnard tá dando dó de feiura! Está merecendo uma aposentadoria, mas acredito que tenha uma vasta folha de bons serviços prestados a USP.
Sds.

frente anarco

Na verdade não é que está feio de caixa , está feio de administração…a petrobras investiu mais de um milhão e meio nesse navio , mas p/ onde foi esse dinheiro todo??Ninguem sabe…desde o ano passado essa embarcação já quebrou umas oito vezes e pegou fogo duas…o que estão esperando acontecer p/ tomarem uma providencia??É realmente uma vergonha!!!!

Marcelo Ostra

Cinquini Tive varias vezes a bordo do Besnard, ele não é tão enferrujado assim seu principal problema há um bom tempo é o contigenciamento de verbas. Seu Imto, o @ON Teifeira foi da minha classe na faculdade, acompanhava bem de perto as perspectivas e reparos e manutenção dele, incluise uma das últimas seria a instalção de um stern thruster, o que foi cancelado por verbas As sociedades classificadiras não emitem laudo de navegabilidade atoa, vcs não imaginam o processo que é fazer certificar as condições de classe do navio,uma dascoisas que as capitanias dos portos ficam igual a leoes em… Read more »

Anarquista II

Uma fábula para vocês Era uma fez um homem que possuía um opala 74 e tinhao maior carinho por ele pois ele foi seu companheiro de grandes venturas e aventuras!!!! Toda vez que viajava com ele sempre dava um problema. Aí ele ia num mecanico de sua confiança ou o mais barato e ele conserta e dizia que poderia viajar tranquilo até para a Amazônia que não iria ocorrer nada … ele viajou … o carro quebrou. Só que o nosso amigo não queria vender ou aposentá-lo pois ele faz parte da sua história e da sua vida.Além disso é… Read more »

NY

Pena que a foto nao tenha a data da captacao da imagem.

iLka

MUITO boa a fábula Anarquista II !
Ob.: fui visitar o navio há 2 semanas e ele não estava assim, parecia melhorzinho.

Endel

Galera,este navio nunca pertenceu a MB mais ele junto com o NaApOc Barão de Teffé levaram os módulos para a construção e instalação da base comandante ferraz.