instalacoes_da_hdw.jpg

A imagem acima, retirada do Goolge Earth, apresenta as instalações da HDW em Kiel (Alemanha). Não há como falar da marinha alemã na II Guerra Mundial sem mencionar Kiel. Sob as águas escuras do estuário no entorno das instalações da HDW repousam, na “patrulha eterna”, mais de uma dezena de U-boats.

instalacoes_da_hdw_2.jpgAo lado, um detalhe da imagem anterior (em vermelho) mostrando algo que dificilmente ocorrerá novamente. Um comparativo entre um Tipo 206, um Tipo 214 (fora d’água) e um Tipo 209. O 209 pertence à marinha da África do Sul, o 214 é o Papanikolis (visitado pelo Poder Naval esta semana) e o 206 é um dos exemplares da marinha alemã. O 214 e o 209 possuem um porte parecido e ambos são bem maiores que o 206.

Na parte nordeste da primeira imagem pode-se ver parte do casco do cruzador Admiral Scheer, lançado em 1933 e comissionado no ano seguinte. Na noite do dia 9 de abril de 1945, próximo do final da guerra, cerca de 300 bombardeiros da RAF atacaram Kiel, incluindo a região no entorno das atuais instalações da HDW. Ali estava o Admiral Scheer, duramente atingido. Por sorte quase toda a tripulação estava em terra. Anos depois o local foi aterrado e o navio foi coberto por terra.

admiral_scheer.jpg

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Joaca

Her Kommandant temos um cargueiro inglês a 4000 jardas!
Alarm, Alarm….

Callia

Que historia!!!!Que lugar

Particularmente gosto quando a Alemanha volta a ter submarinos , resgatando dois tipos XXI afundados!!Que belas fotos…Que historias!!!

Leo

Se o Papanikolis não tinha problema algum, como dizem os alemães, por que ele está fora d’agua?

Guilherme Poggio

Leo, essa é uma imagem antiga. Veja que o Manthatisi ainda estava na Alemanha (hoje ele está na África do Sul). E também ninguém disse que o Papanikolis não tinha problema algum. O que os alemães disseram é que os problemas foram aumentados pelos gregos por uma questão político-comercial. Temos o lado grego e o lado alemão da história. Você decide quem está mais próximo da razão.

Galante

Leo, o Papanikolis está dentro d’água. Quem está fora é o U-209PN de Portugal.
Mesmo assim, o submarino grego está passando por manutenção.
Problemas ele tinha, como um de vibração no periscópio, que foi resolvido.
Mas agora, o submarino está pronto. A questão do Papanikolis é política e legal.

Leo

Galante,

E os problemas de estabilida e excesso de ruídos? A HDW fez algum comentário? A foto divulgada pela marinha grega mostrando uma inclinação de 45° é preocupante.

Leo

É verdade Poggio, vc tem toda a razão. A imagem é antiga.

Galante

Leo, segundo os alemães não há problema de estabilidade nem de ruído no 214 Papanikolis.

bidas

Boas, Galante tenho uma duvida o 209Pn que está fora de água é o 1º ou o 2º?

Galante

Bidas, é o primeiro. O segundo ainda está sendo construído. Eu pude vê-lo bem de perto em construção, está bem adiantado.

bidas

Galante, obrigado pela informação. Mas isso quer dizer que já não está em provas de porto, já saiu da água! Também só falta um ano e pouco para a entrega e ainda falta as provas de mar.