zeven-provincien-2.JPG 

A Boeing anunciou no último dia 25 de novembro que a Marinha da Holanda lançou com sucesso dois mísseis Harpoon a partir da fragata De Zeven Provinciën. O exercício realizou-se ao largo da costa da Virgínia em 8 de novembro passado.

O cenário montado para o exercício consistia no ataque de um navio inimigo. A fragata holandesa respondeu com uma salva de dois mísseis Harpoon Block IC. A Holanda possui Harpoon desde 1975, mas esta foi a primeira vez que a Marinha holandesa realizou lançamento múltiplo a um único alvo. Ambos os míssies atingiram o alvo.

A Boeing já produziu mais de 7000 mísseis para os EUA e outras 27 marinhas aliadas. Em 2001, a Boeing entregou o primeiro míssil Harpoon Block II, que incorpora um sistema de posicionamento por satélite para fornecer navegação autônoma, capacidade OHT até mesmo em condições climáticas adversas. Os mísseis Harpoon Block III, que incluirão um sistema de link para atualizações do alvo, estão atualmente em desenvolvimento.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
valmor

Lindas e eficientes!!!

Mauricio R.

Que FREMM nada, sou mto + a ZP!!!

Tiago Jeronimo

Um lindo navio 🙂

Wilson Johann

Se o Brasil não aceitar a oferta dos sul coreanos, os KDX II, espero que a escolha recaia sobre esta classe de fragatas para nossas futuras escoltas. Moderníssimas e muito bem armadas e, além disso, as “De Zeven Provincien” são as mais lindas fragatas produzidas atualmente. Belíssimas escoltas.

Abraços!!!

Bosco

O Harpoon III vai incorporar vários aperfeiçoamentos que o capacitará a fazer ataques de precisão a alvos em terra, e possibilitará seu emprego anti-navio em ambientes congestionados típico das operações litorâneas. Seu substituto está sendo desenvolvido. Estão sendo estudados mísseis supersônicos e subsônicos stealths no programa LRASM (míssil antinavio de longo alcance) e todos terão o alcance ampliado para mais de 200 milhas náuticas, poderão ser lançados por navios (lançadores verticais), submarinos, aviões de asa fixa, etc. A USN parece ainda não ter decidido qual caminho seguir, se o da furtividade ou o da velocidade, para aumentar a sobrevivência do… Read more »

Bosco

O programa LRASM visa criar um míssil de alcance extra-longo principalmente para ser lançado por navios de superfície, capacitando-os a atacarem os meios de superfície dotados de mísseis de longo alcance de origem russos, indianos, etc, em uma situação em que tal navio não faça parte de uma Força Tarefa baseada em NAe e portanto, sem a cobertura oferecida pelos caças. Apesar de achar (puro exercício de achismo) que mísseis subsônicos stealths sejam mais aptos a passarem por defesas anti-mísseis, creio que no caso de alcances tão grandes a velocidade supersônica (ou hipersônica) possa levar alguma vantagem, claro, desde que… Read more »