A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado realiza na próxima quarta-feira, às 10h, audiência pública com a presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre a reativação das atividades, no Atlântico Sul, da Quarta Frota da Marinha dos Estados Unidos.

Desde maio deste ano os senadores têm comentado e criticado a reativação da frota norte-americana nas águas da América Latina, determinada pelo presidente George W. Bush. Em julho, o senador José Nery (PSOL-PA) discursou em Plenário criticando o fato. Ele lembrou que a frota foi criada em 1943 para patrulhar submarinos alemães nas águas da região da América Latina, mas foi desativada em 1950. Para José Nery, o fato representa “um verdadeiro ataque à soberania brasileira e uma ameaça à paz na região”. Na interpretação do senador, o restabelecimento da Quarta Frota estimula a militarização e a corrida armamentista nas Américas, além de representar uma “ameaça nuclear”, já que os navios seriam dotados de equipamentos nucleares.

Também em julho, durante reunião da CRE, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse ser “radicalmente contra” a decisão do governo dos Estados Unidos de reativar a Quarta Frota, a respeito da qual afirmou ter as “piores recordações” – em referência à participação do governo norte-americano na deposição do então presidente brasileiro João Goulart, em 1964.

No mesmo mês, Simon, Eduardo Suplicy (PT-SP), João Pedro (PT-AM) e Cristovam Buarque (PDT-DF) manifestaram ao embaixador dos Estados Unidos, Clifford Sobel, preocupação com a reativação da frota. Eles pediram a Sobel que transmitisse aos então candidatos à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama e John McCain, suas reservas em relação à decisão adotada em final de mandato pelo presidente Bush.

Ainda em julho, Cristovam, em discurso no Plenário, considerou “um erro diplomático” o posicionamento da Quarta Frota em águas do Atlântico próximas à América Latina. Ele disse que a opinião pública nacional, alertada para possíveis ações visando à internacionalização da Amazônia, teme que a aproximação daquela força naval configure mais uma afronta à soberania nacional.

Dias depois, senadores da CRE reuniram-se com Jobim e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para discutir o tema. No mesmo dia, representantes do Brasil, Bolívia, Colômbia, Suriname e Venezuela no Parlamento Amazônico (Parlamaz) concluíram encontro com uma declaração chamada “Carta de Brasília”, na qual defenderam o desenvolvimento sustentável e afirmaram que a presença da Quarta Frota da Marinha dos Estados Unidos nos mares da América do Sul é uma ameaça à soberania dos países da região.

Já no final de julho, o Parlamento do Mercosul aprovou projeto de declaração, apresentado pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP), que considera “inoportuna e desnecessária” a reativação da Quarta Frota. O texto ressaltou que a América do Sul é uma região “pacífica e democrática”, onde os eventuais conflitos são resolvidos segundo os princípios da não-intervenção e da solução negociada de divergências.

Em agosto, Suplicy leu em Plenário a carta enviada aos candidatos John McCain e Barack Obama, aprovada por unanimidade pelos membros da CRE. Na carta, de idêntico teor a ambos os candidatos, os senadores questionaram a posição de cada um sobre a reativação da frota.

Em meados de setembro, ao apresentar ao Parlamento do Mercosul a proposta de criação do Conselho de Defesa da América do Sul, o ministro Jobim defendeu a vinculação das estratégias de defesa e desenvolvimento da região. Na ocasião, Jobim afirmou não ter “nenhuma preocupação” com a recriação da Quarta Frota. Ele atribuiu a recriação da frota a uma “reorganização administrativa” e observou que se deve apenas estar atento à soberania dos países da região sobre suas águas territoriais. – As águas jurisdicionais sul-americanas são sul-americanas. E ponto – disse ele.

Fonte: Agência Senado

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco

Marine, liga não. Nossos congressistas precisam mostrar serviço e como se limitam a falar e falar e falar, precisam sempre de bons temas para seus alongados discursos patrióticos e é norma mostrarem-se indignados com alguma coisa de vez em quando, entre uma negociata e outra. É meio como um teatrinho. Eles fingem que servem à nação e nós fingimos que acreditamos, embora saibamos que todos estão lá para legislarem em causa própria ou em causa do partido. A muito o Congresso (os outros poderes idem) virou uma casa da mãe Joana e o Brasil o seu quintal. Também seus assessores… Read more »

Marine

Por isso o pais nao vai pra frente…Ate senadores sao completamente desinformados!

…“um verdadeiro ataque à soberania brasileira e uma ameaça à paz na região”.

Tomen cuidado o Imperio do Mal esta a caminho com hordas de Marines para a invasao no estilo o Imperio Contra-ataca! Ja posso ate ouvir a musica de fundo do Darth Vader….er…quis dizer Dick Cheney…

Pam, pam, pam, pam, param, pam, param….

Sds!

Marine

Bosco, O que me tira do serio e o povo que vota nesses caras! Gente sem o minimo de conhecimento das coisas importantes para o pais…politico sem conhecimento de economia, defesa, diplomacia, enfim nada…olhem so os Eneas da vida ou os vereadores analfabetos que sao eleitos por ai! Me lembro quando mais jovem ouvindo as pessoas dizendo que iam votar para o Collor porque ele era bonitinho e jovem! Tem cabimento um negocio desse?! Por isso que digo que no nosso pais falta educacao, cultura e cidadania ao inves de todo mundo querer furar o olho do outro e se… Read more »

tomas

Os EUA podem ativar a 4ª, 5ª, 7ª, 8ª…frotas que o Brasil e país algum terão nada com isso!
Desde que naveguem em água internacionais, nada de ilegal a US Navy estará cometendo. Mais uma ignorância esquerdopática dos nosso congressista!!!
O estranho é que a boca detes senhores fica calada quando a frota Russa faz manobras navais nas costa da Venezuela e bombardeiros russos aportados em bases Venezuelanas percorrem todo nosso litoral de norte a sul até a fronteira do uruguai a menos de 2 milhas da linha limite de exclusão das nossa fronteiras marítimas…

Pinchas Landisbergis

Não tem nada o que fazer vão procurar pêlo em ovo ,imaginem quantas palavras inócuas vão ser pronunciadas em vão e quem paga somos nós!!!! energia, agua, som ,ALTOS SALÁRIOS, funcionarios , toda a infra estrutura , para quê????? Deviam agradecer , pois longe de ser uma intromissão , a presença ostensiva da 4a Frota, visa a segurança do continente , que nem nós nem os “hermanos” conseguiriamos manter em caso de algum doidivanas aventureiro, tipo presidente Hugo Chavez resolva junto com seus aliados empreender alguma aventura nestas plagas. Deviam sim investigar qual o verdadeiro objetivo dos navios russos em… Read more »

cop

Seja benvinda 4ª Frota. Melhor vocês do que Pedro, O grande.

Luis Augusto

Marine eu concordo com você, mais é assim que os politicos querem, um povo desinformado, para eles fazerem o que bem quiserem, eu também estou cheio deste hipocritas.

rodrigo rauta

Na boa , vão discutir oq????
Vão mandar pra Washington um memorando dizendo q acham um absurdo isso.Fala serio neh!!!!
Vão tratar do reaparelhamento da nossa “navy” que se ganha mais….

Hornet

Na minha opinião, nem uma coisa, nem outra…nem esquerdopatia, nem direitopatia…nem americanofilia, nem russofilia, nem a ameaça imperial, nem a ameça Chapolinial…nem os americanos estão desrespeitando as leis internacionais com a sua quarta frota (se a manterem em águas internacionais), nem nossos senadores estão desrespeitando as mesmas normas ao pedir maiores explicações sobre isso (até porque, tem muita “água internacional” aqui por perto, e isso também nos diz respeito como um país soberano)…

No entanto, pra não perder o humor…e não é que o Marine tinha razão, vejam aqui:

http://politicalhumor.about.com/library/images/blpic-cheneyvaderunmasked.htm

Pam, pam, pam, pam, param, pam, param….hehehe…

abraços a todos

Marine

Hornet,

Quase molhei as calcas com essa foto sua!! Rsrfsrsrsrsrsrs

Assim eu nao aguento amigo….

Sds!

Hornet

Foto minha, não!!!…isso é coisa da futura secretária de Governo do EUA, a Hilary…ela que inventou isso aí….ou melhor, ela que “descobriu” a verdadeira identidade do Darth Vader…kkkkkkkkkkkkkk

um forte abraço

Nimitz

Muito blá blá e a liberação dos royalties, nada!
Não adianta falar da 4a. Frota, a gente tem é que cuidar da nossa Frota, que está sucateada.

LeoPaiva

Os nossos parlamentares estão pensando que serão bem populares ao proferirem bravatas nacionalistas” a La Hugo chaves”, mas vão apenas demonstrar pura ignorância sobre a realidade. Achei até bem positiva a polêmica sobre a 4º Frota, ela trouxe luz sobre o verdadeiro estado de nossas forças, e consequentemente forçou o debate público sobre melhorias e novas compras de equipamentos. Os EUA e o Japão estão cansados de fazerem manobras militares no Mar da China e a China, que eu saiba, nunca reclamou, isso demonstra que estão seguros quanto a sua capacidade de defesa e não será uma frota passeando em… Read more »

Rlobo

Ridiculo!
Estes senhores me parece que não tem nada pra fazer. É aquele negócio do ócio bem remunerado. Me desculpem… mas este Suplicy é uma figura, só falta cantar Blowin’ In The Wind que ele adooooraaaa!

André

Como escreveu um almirante que foi ministro da marinha em texto publicado aqui no blog, se referindo ao que disse um chefe naval brasileiro, devemos é nos preocupar com a nossa ÚNICA esquadra, que aliás deixa muito a desejar, para dizer o mínimo.
O link do referido texto – http://www.naval.com.br/blog/?p=908
Sds a todos.

Leandro Furlan

Os EUA tem não sei quantas frotas ao redor do mundo e nós somos os únicos retardados que protestam contra isso…

Dêem graças a deus que eles estão aqui porque a nossa Marinha vai chamar quem caso nos envolvamos em guerra?!?? Adivinhem!?!?!? A Rússia?!?!! A China?!?!?! ………………………….

Baschera

Bando de inúteis esses políticos.
Deviam se preocupara com a nossa “Zero Frota” e não com a quarta frota……
Sds.