itajai-img_2.jpg 

Em sua terceira visita nesta semana ao município de Blumenau, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), afirmou neste sábado que os prejuízos causados pela chuva ao porto de Itajaí podem comprometer por até dois anos a sua capacidade.

O motivo, segundo ele, é o volume de terra que chegou à margem do rio Itajaí. Além dos estragos visíveis, é possível que a profundidade do leito tenha sido consideravelmente comprometida.

Metade da arrecadação tributária da cidade é proveniente da movimentação no porto. Mais da metade das exportações do Estado passa por Itajaí, segundo a Secretaria Especial de Portos da Presidência da República.

O governador afirmou também que especialistas do IPT (Instituto Pesquisas Tecnológicas) já estão na região para colher amostras do solo a fim de explicar o que provocou os mais de 3.000 deslizamentos registrados.

“Nunca vi desabar morro coberto [por vegetação], geralmente o morro pelado é que cai”, disse Luiz Henrique. Segundo ele, há a possibilidade de que as duas explosões nos dutos de gás natural que passam pela região de Blumenau tenham colaborado para a tragédia.

Fonte: UOL

Foto: Renan Raul Pereira da Silva / via Rogério Cordeiro

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nelson Lima

Momento ecológico do site. A natureza generosa do Brasil está nos avisando que as agressões a ela estão insuportáveis.Acho que veremos mais coisas terríveis desse tipo ocorrendo no Brasil e no mundo.

Fábio Max

Eu vou bater novamente na tecla. Enquanto Itajaí estiver nessa situação, o Porto de Paranaguá será viutal para as economias de SC e PR. Se ele, Paranaguá, não for “consertado” logo e deixado à mercê de Roberto Requião, toda a economia do sul do país terá enormes dificuldades em escoar de tudo, desde grãos até produtos industrializados. Logo, a união precisa agir para retomar as operações de Paranaguá, que é administração pelo estado do PR a título de concessão ou delegação… A UNIÃO PRECISA RETOMAR PARANAGUÁ! E fazendo isso, IMEDIATAMENTE proceder a dragagem do Canal da Galheta e solucionar os… Read more »

claudio/ Itajaí SC

imagens on line do porto de itajai

http://www.portoitajai.com.br/webcam.php#

trackback

[…] Segue a todo vapor a dragagem da foz do rio Itajaí Açu, onde estão situados os portos de Itajaí (público) e de Navegantes (privado). O serviço está sendo feito em caráter emergencial pela draga Hang Jun, uma vez que o rio teve o calado diminuído em virtude das enchentes que assolaram a região no final do ano passado. […]