Chile: visita de ministro peruano à EXPONAVAL é ‘inoportuna’

3

O Chile qualificou nesta sexta-feira de “inoportuna” a visita ao país do ministro peruano da Defesa, Antero Flores Aráoz, para participar de uma exposição naval, na próxima semana.

Segundo o porta-voz Francisco Vidal, “o governo do Chile não julga oportuna a visita ao nosso país do ministro da Defesa do Peru para participar da Exponaval”.

“A tradição do Chile é a de manter e preservar as melhores relações entre países e povos com história comum, mas há situações em que é preciso dizer não, como é o caso das declarações do general peruano”, destacou Vidal.

O comandante do Exército peruano, general Edwin Donayre, apareceu em um vídeo gravado em 2006 e divulgado esta semana no portal YouTube, afirmando que não deixaria sair vivo qualquer chileno que entrasse no Peru.

Fonte: AFP

Nota do Blog: para uma breve visão histórica sobre as feridas que não fecham na relação Chile – Peru, clique aqui  para acessar matéria do Blog do Poder Naval sobre a memória peruana da Guerra do Pacífico (século XIX)

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vassily Zaitsev

Declaração forte essa do General peruano. Mas são palavras jogadas ao vento, pois duvido que o Chile tenha pretensões de invadir o Peru. Tá certo que os dois não se bicam, mas não vejo o Chile como um “agressor” de fronteiras, seja ela peruana, argentina ou boliviana. São racionais o suficiente para saber que não teriam apoio externo, que ficariam sozinhos desde o começo.

Hornet

Acho que o Chapolin está fazendo escola, agora na modalidade: discursos contundentes que não levam a lugar nenhum e só mostram o quão ridículos são os pronunciadores de tais palavras… Sempre acho que quem faz esse tipo de ameaça, como a feita pelo comandante do exército peruano, só perdeu mais uma grande oportunidade de ficar calado…ou então que a cumpra de fato. Não fica com essa coisinha de discurso só não…Quem quer brigar briga logo, não fica enrolando. Ué, se o cara é o bom da boca, se ele está querendo arrumar confusão, se ele acha que tem poder (político,… Read more »

[…] Donayre pelo comentário e retirou o convite ao ministro da Defesa peruano, Antero Flores Aráoz, que assistiria a exposição naval no Chile, dizendo não considerar a visita “oportuna”. García pediu desculpas pelo incidente, mas se recusou a antecipar a saída de Donayre do cargo, […]