DCNS pesquisa baterias de Li-ion para os submarinos Scorpène

0

O grupo francês DCNS está pesquisando uma nova geração de baterias de íons de Lítio (Li-ion) para seus submarinos “Scorpène”.
O novo tipo de bateria também está em estudos em outros países, e promete dobrar a autonomia submersa dos submarinos diesel-elétricos atuais.
A DCNS apresentou a novidade na exposição UDT (Undersea Defense Technology), em Sydney, Austrália, em 4 de novembro.
A DCNS está trabalhando em estreita colaboração com a Saft, líder mundial na concepção, desenvolvimento e produção de baterias de alta tecnologia. A Saft já monta sistemas de baterias Li-ion para aeronaves e satélites.

FONTE: DCNS

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Falcon

Isto é uma boa notícia, pois até assinarem o contrato, fazer a aprte burocrática, o Brasil poderia talvez conseguir esta atualização nos novos subs… quem sabe
um abraço

McNamara

Quando os Scorpéne entrarem efetivamente em operação, os primeiros IKL-209 já estarão bem passados, a ponto de darem baixa. Esta é a realidade.

paulo costa

Baterias Li-on,com Litio,para carros eletricos que vem ai,aumentando a autonomia,e subs com estas baterias.
A Bolivia vai ganhar e muito com isto,pois na região,
está lá a maior jazida de litio que se conhece da AS…

Vassily Zaitsev

Baterias de Lítio é o que menos falta no mercado.
É só a MB fazer uma campanha de reciclagem de baterias de celulares usadas.

AL

Creio que, além de aumentar a autonomia dos subs, baterias de Li-ion também podem ser carregadas mais rápido, não? Pelo menos foi o que ocorreu com celulares com essa bateria. Além disso, acompanhando as notícias aqui no blog, parece-me que na última década e nas vindouras os subs convencionais tiveram e terão uma evolução em ritmo bem maior que os nucleares, e perderão para eles apenas em velocidade de cruzeiro e autonomia. Em termos de permanência submersos, tecnologias sensíveis e poder de dissuasão, estarão meio parelhos. estou certo?
Abraços.

Ivan - PE

Alguem pode comentar como funciona a propulsão de um SubNuc???
Aparentemente o reator nuclear gera energia que é armazenada em baterias para os motores elétricos…
Ou é diferente e eu estou viajando…

gaitero

AL, o que posso te dizer é que nunca poderemos comparar um submarino nuclear com um convencional.
E por fim, te diria que a evolução dos submarinos nucleares é tão significativa quanto a dos convencionais, procure buscar informações por exemplo dos novos reatores como o Brasileiro e verá que ele possui uma grande diferença dos atuais. Principalmente no quesito silenciozidade.

Bosco

Os submarinos nucleares serão também beneficiados por todo o desenvolvimento que cerca os submarinos convencionais. Embora tenha um nível global de “discrição” maior que o convencional (mesmo com AIP), o submarino nuclear poderá no futuro se beneficiar com a diminuição do espaço ocupado pelas baterias e ser movido por motores elétricos alimentados por elas em patrulha, de modo a ficar tão silencioso quanto um convencional. Para isso terá que inibir o reator e “trancar” a turbina à vapor (que junto com a caixa de redução são os maiores produtores de ruído). O mesmo passaria a funcionar como um submarino AIP,… Read more »

Bosco

A própria turbina à vapor dos submarinos nucleares futuros se beneficiará da alta tecnologia com o uso de ímãs supercondutores refrigerados que farão seu eixo “flutuar”, não produzindo atrito e nem som. Ou seja, o submarino nuclear vai continuar na vanguarda em relação ao convencional (DE e AIP) e inclusive, com menor nível de ruído. A tecnologia dos materiais supercondutores também irá fornecer geradores elétricos, baterias e motores elétricos mais eficientes. A nanotecnologia, cascos mais hidrodinâmicos e furtivos, e a tecnologia LADAR (laser azul-esverdeado ?) poderá fornecer um sensor inusitado, realizando o sonho dos que caçam os submarinos de deixarem… Read more »

trackback

[…] DCNS pesquisa baterias de Li-ion para os submarinos Scorpène […]