Ministro da Defesa francês no Brasil para acertar últimos detalhes

0

O ministro da Defesa francês, Hervé Morin, visita hoje (8/12) o Brasil para tentar resolver os últimos detalhes de vários grandes contratos militares, em particular a venda de quatro submarinos convencionais de fabricação francesa, informou o jornal “La Tribune”.
Este contrato, estimado em mais de 2 bilhões de euros, poderia ser assinado durante a visita que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, realizará ao Brasil no final de mês, provavelmente em 22 e em 23, afirmou o jornal econômico francês.

Seria a aquisição pela Marinha brasileira de quatro submarinos do tipo “Scorpène” e de opções para outros dois, a fim de cobrir as necessidades, em particular de proteção, das futuras plataformas petrolíferas que devem ser montadas em águas brasileiras.

A compra prevê o compromisso da França de ajudar o Brasil a formar uma frota de submarinos nucleares.

Morin, que deve se reunir com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e também com o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, confiava em ser recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A viagem do ministro francês pode servir de impulso às negociações para outro contrato de helicópteros militares pesados “Super Cougar” fabricados pela Eurocopter (filial do gigante europeu EADS), por um valor de 1,2 bilhão de euros.

Esses aproximadamente 50 helicópteros seriam montados na unidade de Itajubá (MG) da companhia brasileira Helibras, na qual a Eurocopter tem 45%.

A estadia do titular da Defesa francês no Brasil pode servir também para fazer avançar outras conversas sobre eventuais contratos militares, como as que vieram sido mantidas com o fabricante francês Dassault Aviation referentes a aviões de combate “Rafale”.

Fonte: EFE

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
marujo

Pelo que li em outro lugar, os contratos incluem também o projeto soldado do futuro e um satélite. Como se vê, nada de Rafales e de escoltas.

Fábio Max

Consta que o mesmo contrato dos submarinos, envolve também a construção de 6 fragatas.

De qualquer maneira, é importante notar que deixa-se de lado o bla-bla-blá e pássa-se às aquisições. Esses 51 helis podem ser insuficientes, mas são novos e farão grande diferença nas FAs.

Mauricio R.

Mas nada de transferência de tecnologia das pás em materiais compostos, design de cabeças de rotores e mais importante ainda, a FABRICAÇÃO local de peças de reposição. De resto continua a montagem de kits.

Valtinho

Só uma duvida: Esses contrato dos helicopteros é o mesmo dos 51 que foi negociado uns meses atrás?

Hornet

Como eu venho batendo na tecla aqui já faz um tempo, precisamos, antes de esboçar qualquer crítica ou mesmo soltar rojões de contentamento, entender o que está acontecendo. No meu modo de ver, é um passo de cada vez. Primeiro passo: assinatura do acordo estratégico com a França (esboçado no começo deste ano pelos dois países) e assinatura do contrato dos subs e dos helis. Rafales, FX2, escoltas (etc.) são um outro assunto, pertencem a uma outra etapa do reaparelhamento das FAs e do PND. Uma coisa de cada vez, engana-se quem quer colocar tudo no mesmo barco, seja no… Read more »

Hornet

Ah! e detalhes do acordo, bem como o que será feito por cada integrante da parceria, que nível de transferência de tecnologia será transferida, com quais empresas isso será feito etc., acho que só mais pra frente é que serão divulgados…o contrato, efetivamente, ainda nem foi assinado pelos presidentes (será daqui duas semanas)…portanto, vamos ter um pouco de calma…Muita calma nessa hora!!! como diria o Fagundes…rs.rs.rs.

abraços a todos

Hornet

ops! onde está “alucianção”, leia-se “alucinação”…

Ulisses

Hornet,são os chorões novamente,não os dê atenção.

(os cães ladram e a caravana passa)
Biblia.

Um abraço.

callia

O Mundo gira , mas sempre em torno do mesmo eixo…..

Hornet

Ulisses,

pois é, mas estamos aí…

Como diria o saudoso e inesquecível Adoniran Barbosa: “devagar também é pressa”…rs.rs.rs.

um forte abraço

Leandro Furlan

Está indo bem. Temos aí discussões de submarinos, fragatas, soldado do futuro, helicópteros de médio porte, a FAB comprando Blackhawks, o CFN terá 30 MOWAG’s Piranha, alguns navios de desembarque, tanques “novos” Leo1A5, novos caças, novo cargueiro, volta do A-12… A única coisa que não mencionam e que eu acho de extrema importância para o Brasil seria mísseis de defesa antiaérea de longo alcance para as forças armadas, especialmente para o Exército. Justamente um dos equipamentos que faria qualquer agressor pensar duas vezes antes de atacar qualquer ponto no território brasileiro. Tomara que o acordo com os franceses no “soldado… Read more »

Luis Augusto

Leandro eu creio que quanto a Fuzil, provavelmente não será da França, mais pode ser(eu acho) que seja o HK Alemão, ultimamente as forças policiais, principalmente a Federal, estão privilegiando o HK, então é caso para vocês pensarem e opinarem.

RT

Leandro concordo com você sobre o sistema de defesa aérea, não só de longo alcance mas de curto e médio também.

Sobre o fuzil poderia ser até um HK 416/417, G36, Magpul Masada/ Bushmaster ACR, TAR-21 Tavor, FN 200 e o SCAR. Modelos no mercado não faltam mas acho que um nacional de melhor qualidade seria a melhor solução.(Não estou falando do MD97)

Invincible

Em tempo!

Um sistema de defesa aérea é uma necessidade emergencial.
Quais são as opções para a defesa de curto, médio e longo alcance?

Não seria interessante iniciar o estudo de uma família de armas, brasileitas, para serem adotadas pelas forças armadas?

João-Curitiba

Caro Hornet

Os seus comentários sempre são muito ponderados, mas nós temos colegas aqui que são muito apaixonados pelo tema e querem logo a carroça na frente dos bois. Acho até que eles dão mais vida ao Blog. Mas você, como sempre, está certo. Estamos indo um passo de cada vez, de maneira segura, rumo ao nosso futuro.

Abraços a você e a todos os colegas.

direto do fundo do mar

Será que com a adoção das FFAAs brasileiras do programa “Soldado do Futuro”, os FN tb se enquadrariam nele?

Vejam o CFN em ação:

Não sei se a doutrina que o CFN hoje utiliza seria modificada, apesar de que acredito que se for para melhor, por que não?

Comentários?

Walderson

Falar o quê? O amigo Hornet já falou tudo. Tb acho que está andando. Os prazos estão sendo cumprido no FX-2. As coisas parecem estar andando para o lado dos submarinos. Existem estudos no EB sobre os mísseis de longo e médio alcance. Mas existem outros problemas emergenciais no EB para serem resolvidos antes, como um novo fuzil, por exemplo. Penso que não muito longe ouviremos falar dos mísseis. A família HK já é usada no Brasil muito antes de ser usada pela PF. A FAB já utiliza há tempos. Agora saber qual será usada, depende do que as fábricas… Read more »