O Dia do Marinheiro e a mudança da imagem da Marinha depois de 25 anos

0

13dezsoberania1982.jpg

O anúncio acima foi publicado no final de 1983 (vale a pena clicar na imagem e ler o belo texto do anúncio), um ano após a Guerra das Malvinas. Estávamos em plena Guerra Fria e a Marinha do Brasil tinha como missão prioritária a guerra anti-submarino (ASW) no Atlântico Sul, caso houvesse uma confrontação Leste-Oeste. A maior parte da Esquadra nacional era composta de unidades especializadas em Guerra A/S, até o capitânia, o NAeL Minas Gerais, que aparece estilizado em destaque no anúncio, com os aviões anti-submarino Grumman  P-16E Tracker da FAB.
No anúncio de 2008, a idéia que se passa é a da Marinha protetora do patrimônio localizado na nossa ZEE. Em vez do capitânia NAe São Paulo, usaram a imagem de um navio-patrulha.

13dedezembro.jpg

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
edilson

rsrsrs
esta é boa subliminar…
é issoa ai o cidadão ai de binóculos diz tudo, radar e flir nem pensar, o bão memo é na unha …

André

Isso passa idéia, de certa forma, de que a MB de hoje deve ser, em verdade, uma grande Guarda Costeira.
Sds a todos!

Invincible

Olha! Por que não equipar esses Navios de Patrulha com equipamentos mais modernos. Mísseis Mar-Mar e/ou Mar-Ar. Alguma medida anti-submarina. Convenhamos! Com um navio patrulha armado com canhões um barco pirata da Somália é um grande adversário. Tudo bem que ele é so para policiar as águas. Mas até a Polícia hoje em dia anda bem armada. Acho ótima a iniciativa dos NavPatOc mas desde que usem um equipamento mais moderno. Como é que ele podem saber se há um submarino embaixo deles? E se houver??? Vão fazer oque? Chamar o “resto” da marinha? E se o resto está a… Read more »

edilson

só queria deixar um adendo antes que digam algo. o que de fato vamos ver daqui para frente é que dadas as circunstâncias, se não houver um reaparelhamento adequado da Marinha e das demais congêneres em todos os âmbitos, os nossos “carros de polícia”, podem abrir um pecedente para que empresas privadas, como a black whater e outras venham a ter que prover a devida “segurança” das plataformas e infra estruturas petrleiras em alto mar, obviamente das unidades internacionais que aqui operarão e portanto, abriremos um precedente. especialmente depois deste tipo de empresas (das quais não sou contra, só acho… Read more »

Mauro Lima

É infelizmente, os nossos meios estão cada vez mais escassos… eu sempre me revoltei com esta mídia que mostra nossas forças armas como equipadas e modernas, incentivando os jovens a se alistarem, etc, quando na verdade são “forcas armadas” para quem se deixar levar por esta lorota!

E pensar que a KDX ia ficar linda nesta poster… com um ou dois IKL ao fundo… quem sabe uns Grippen em formação… ai ai…

Camilo

André, A sensação que o anúncio me passou foi a mesma. Parece até que estes anos de penúria e descaso com que vêm sendo tratadas nossas FA’s, fez a Marinha pensar pequeno, começando a pensar feito uma Guarda Costeira. Sei lá, é como se ela ficasse com receio de se planejar como uma Marinha de águas azuis porque no fim o dinheiro para construir meios com efetivo valor militar não vai ser disponibilizado. Daí se conformar com barcos sub-armados e mau equipados em termos de sensores, porque são mais baratos e aí talvez, quem sabe, o dinheiro vem. Mas como… Read more »

CorsarioDF

Do porta-aviões a uma canhoneira…
Brasil construindo e defendendo seu futuro…
Para os outros!!!
Não resisti.

Concordo com os colegas Marinha ou Guarda Costeira? Eis a questão!
Sds.

Alexandre F.

Literalmenta, quase uma guarda costeira, mas nao tardará.

Triste sina.

McNamara

A defasagem é flagrante, ainda vem falar de Amazônia Azul…
Não temos capacidade nem para proteger as praias. É evidente a intenção de se transformar a MB em uma medíocre Guarda Costeira e Patrulha Fluvial, sem qualquer capacidade além do horizonte. Haja Bofors 40mm…

Henrique Sousa

Quem tem a intenção de transformar a MB em uma Guarda Costeira? Proteger nossas praias de quem, do que e quando???

Nunão

Cada anúncio coerente com sua época: o que me parece é que o anúncio mais recente busca, num momento em que se quer passar para a sociedade a necessidade de mais recursos para a defesa, uma ligação direta com um meio “defensável”. Colocar um porta-aviões lá hoje (e ainda mais um que está em manutenção há anos) é pedir para levar crítica na cabeça na hora, tipo “pra quê precisa de porta-aviões” etc. Não que não se deva questionar isso, e aqui muitos blogueiros questionam, mas a maior prioridade da MB hoje, junto com os subs, está ilustrada. Nesse sentido,… Read more »

Patriota

No primeiro, aparece a palavra “soberania” – Marinha voltada para a defesa;
No atual, aparece a frase “protegendo o que é nosso” – Guarda Costeira travestida de Marinha, voltada para a segurança.
Triste, mas uma realidade.

GustavoB

Ah, agora temos aqui especialistas em publicidade e até marketing. Parabéns!

Hornet

Nunão,

na minha opinião vc está correto no que disse…é por aí mesmo, cada ano a Marinha tem um “recado” a ser passado para a sociedade brasileira e cada cartaz está dentro de um conttexto…

Bom, mas de qualquer forma eu acho que estamos melhorando nos nossos “meios naviais cartazísticos”…Vc lembra do cartaz do ano passado?

https://www.mar.mil.br/menu_h/noticias/dia_marinheiro/13dez2007/ordem_dia_cm.htm

Se comparado com o deste ano, nosso poder de dissuasão do ano passado para hoje aumentou muito, será que não?…hehehehe

um forte abraço

McNamara

Tomara que em 13 de Dezembro de 2020, o anúncio não seja feito em chinês, mostrando os Meros nadando entre Gurupis, Niteróis etc. a centenas de metros de profundidade.

Nunão

O anúncio do ano passado que você mostrou no link também tem muita lógica, Hornet, é só procurar bem:

1 – O tal Plano (aquele que pretendem anunciar amanhã, já ouviu falar?) ainda estava na infância;

2 – Plano ainda precisava ser posto no papel;

3 – Faltou a dissuasão: fica por conta do Tamandaré, um cara feio pra danar.

Hornet

hehehe…Tá certo, Nunão!…

abraços

Edilson

MacNamara, esta foi boa, mas acho que se você fundir as das fotos vai ter uma idéia de como serão os futuros anúncios.
tira o gururu e põe o São paulo.
daí põe a galera da equipe da acupação em alto mar numa Rave comemorando o pré sal, com direito a churrasco e tudo no cruzeiro de luxo…

Alexandre F.

Nunão,

Acho que vc está correto… é por aí mesmo, cada ano a Marinha tem um “tema” a ser passado para a sociedade brasileira e cada cartaz está dentro de um contexto…

Bem, tudo bem… mas BEM QUE PODERIAM TER POSTO A FOTO DA BARROSO, o nosso BUQUE mas novo (e pelo menos, uma Corveta), pelo amor de Deus.

Nunão

Concordo Alexandre.

Não que os Gururus não sejam bonitos, mas a Barroso ia ficar bem na foto.

Desde que a foto fosse tirada fora da Baía de Guanabara, é claro.

Henrique Sousa

McNamara, como sei que vc e um cara com bastante conhecimento fiz a seguinte pergunta na sequência de uma postagem sua:

Henrique Sousa em 10 Dez, 2008 às 15:19
Quem tem a intenção de transformar a MB em uma Guarda Costeira? Proteger nossas praias de quem, do que e quando???

Vc não deve ter percebido, mas são questões que gostaria de ver mais bem discutidas, se o Mc ou alguém se prontificar…

ps: é uma pergunta “honesta” sem segundas intenções.

abraço

McNamara

Prezado Henrique. Quem tem essa intenção não é uma pessoa ou um governo, mas sim a soma de várias ações ou a falta delas. Todos sabemos que um grande desastre é resultado normalmente, da soma de várias pequenas negligências. Em paralelo, o descaso para com o aparelhamento material da MB, vem há décadas, sendo desfalcado de verbas consideradas mínimas para que esta Força Armada cumpra com seus deveres constitucionais. Sendo assim, há um esforço extremo do seu efetivo humano para operacionalizar uma força mínima, que sirva ao menos para o adestramento e participação de exercícios conjuntos com outras Marinhas amigas.… Read more »

Henrique Sousa

Valeu McNamara, era mais ou menos por ai que eu imaginava uma resposta.

Henrique Sousa

Bom, como o post dos navios-patrulha desceu um pouco, vou usar este espaço para lançar mais alguns questionamentos, que acho tem há ver com a propaganda da MB: – contra qual tipo de ameaça seriam empregados estes barcos-patrulha, e com qual tipo de armamento fariam frente a estas ameaças? – tentando colocar “tudo do bom e do melhor” em vários navios-patrulha não correríamos o risco de, numa metáfora meio fraca concordo, tentarmos uma “muralha da china”, distribuindo meios (recursos financeiro-humanos) em uma grande extensão? – um confrontamento bélico não surgiria do dia para a noite, pouquíssimo provável que alguém atacaria… Read more »

Márcio

A pergunta que se deve fazer é o porquê que as lideranças daquela época (por acaso nessa época os militares ainda davam as cartas na política nacional) não lançaram as bases para criar uma marinha moderna e eficiente hoje, pois se houvessem feito isso, atualmente estaríamos colhendo os frutos desse trabalho, pois como se diz, esquadras não se improvisam pois são o resultado de anos de trabalho. Se por um lado o Minas Gerais pode dar dar uma idéia de força também pode dar uma idéia de obsolência se lembrarmos que mesmo para época o Minas já era um navio… Read more »

edilson

Caro Márcio,e ste atrazo de pelo menos 3 décadas transformou o Brasil no Brasil de hoje, a coréia na coréia de hoje e achina na china de hoje.
apesar dos pesares, acho que o atual plano tenta corrigir este erro histórico, pois apeasr de não concordar com alguns pontos assinaldos pela mídia e qua ainda não foram confirmados.
acredito que está se dando um passo no sentido de dar uma real funçaõ as forças armadas.
mas claro njem por isso concordo com tudo

Almeida

Decadencia…