Mostra de nautimodelismo da Paraíba começa hoje

0

A ponta do Cabo Branco, nesse verão, será o ponto de encontro de pessoas interessadas em náutica. É que às 16h dessa sexta-feira (12) acontecerá a abertura oficial da “II Mostra de Nautimodelismo da Paraíba”, que neste ano tem o tema “Ciência e História Através do Nautimodelismo: Navegar é Preciso, Conhecer Também”. A Mostra será promovida até o final de fevereiro na Estação Cabo – Ciência, Cultura e Artes, tendo como um de seus parceiros o Cefet-PB.

Na solenidade, haverá uma programação especial alusiva ao Dia do Marinheiro, com apresentações musicais e a promoção de oficiais da Marinha do Brasil (MB). Também acontecerá a condecoração de dois alunos do Cefet-PB pelos textos inscritos no concurso de redação “Operação Cisne Branco”, realizado pela Capitania dos Portos, em outubro, onde participaram estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas, com a finalidade de divulgar as atividades da MB e difundir uma mentalidade marítima nos jovens.

A Mostra

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Educação Profissional (Asbepro), Capitania dos Portos do Estado da Paraíba e pelo 3º Distrito Naval. A sua realização será feita até o final de fevereiro com uma programação envolvendo quatro módulos, incluindo o “Encontro e Mostra de Nautimodelismo” reunindo membros de clubes e associações de todo o Brasil em torno do universo do modelismo náutico, como também a realização de exposições e palestras sobre os conhecimentos, produção e montagem dos modelos.

O Cefet-PB, além de parceiro na promoção do evento, participa de dois módulos: “Navegando Pelos Mares do Brasil e do Mundo”, onde serão apresentadas iniciativas que contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro e para a defesa do território nacional; e do módulo “João Pessoa, Patrimônio Natural, Histórico e Cultural do Brasil”, que irá apresentar aspectos históricos e ambientais do litoral paraibano, através de palestras, oficinas e cursos.

O público ainda poderá conferir, pela programação, a “Exposição Marcando os 200 Anos da Chegada da Corte Portuguesa ao Brasil”. Neste módulo, serão apresentados cursos, artefatos e documentos relativos à chegada da família real e suas principais decisões acerca da economia, política e cultura durante os 13 anos de permanência no Brasil.

“Esse é um mais um evento de grande porte que o Cefet-PB está participando, onde parcerias importantes foram firmadas entre instituições, empresas e órgãos federais. A sua realização não poderia ser em um lugar melhor: a Estação Cabo Branco é um local privilegiado”, disse o diretor de Planejamento Institucional do Cefet-PB, Paulo de Tarso Costa Henriques.

Fonte: Paraiba.com

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Hornet

Muito bacana o tema escolhido: “Ciência e História Através do Nautimodelismo: Navegar é Preciso, Conhecer Também”….

Desde que a gente possa fazer a seguinte tradução: Navegar é necessário, conhecer também. Pois o conhecimento não é preciso, é cheio de altos e baixos, cheio de imprecisões e de dúvidas.

Salve Fernando Pessoa: “navegar é preciso, viver não é preciso”.

abraços a todos

RL

Alguem ai tem conhecimento a respeito de eventos como estes aqui na Cidade ou estado de São Paulo?

Obrigado.

molleri

Peço a correção no título: começa e não, comença.

Nunão

Corrigido, Molleri. Agradecemos por avisar.

djair duarte

Trabalho com réplicas de barcos estáticos na minha cidade e tenho o maior trabalho de encontrar apoio para mostrar, inclusive o próprio diretor de Planejamento Institucional do Cefet-PB, Paulo de Tarso já esteve em minha residência e viu um dos trabalhos, já tentei por 3 vezes uma amostra na estação Cabo Branco mas sem êxito, é uma pena.