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BRASÍLIA, DF.
Em 11 de dezembro de 2008.

ORDEM DO DIA Nº 3/2008

Assunto: Dia do Marinheiro

tamandare.jpgEm 1925, instituiu-se o 13 de dezembro como o Dia do Marinheiro, homenageando o Almirante Joaquim Marques Lisboa em seu aniversário de nascimento e transformando-o em Patrono da Marinha. Assim, nessa data, somos envolvidos por uma brisa de inspiração, trazida pelo sentimento de profunda reverência por um patriota que, com destemor, disciplina, ética, lealdade e desprendimento, dedicou a sua vida à Instituição e é um modelo para os homens e mulheres que a compõem.

Nascido em 1807, na cidade de Rio Grande, Estado do Rio Grande do Sul, entrou para a Marinha aos quinze anos de idade, logo após a Independência, quando a recém criada Esquadra Imperial teve proeminente papel na expulsão das tropas fiéis às Cortes de Lisboa, fator relevante para a integração da Nação.

Na Campanha da Cisplatina, ficou conhecido por seus atos de bravura, distinguindo-se pela coragem e cavalheirismo.

Na Regência, tomou parte ativa, não somente na pacificação de duas insurreições em Pernambuco, em 1831 e 1832, como também no esforço para o restabelecimento da ordem no Pará, em 1835. Ademais, atuou intensamente na “Balaiada”, movimento que sublevou o Maranhão e o Piauí, de 1838 a 1841.

No Segundo Reinado, no posto de Capitão-de-Mar-e-Guerra, foi o primeiro comandante da Fragata “Dom Afonso”, unidade de grande porte construída na Inglaterra e pioneira, entre nós, no uso de máquinas a vapor. Em uma das provas de mar, ao largo de Liverpool, salvou, com alto risco, a tripulação e os passageiros da Galera “Ocean Monarch”, que se encontrava incendiada. Já no Rio de Janeiro, conseguiu rebocar, para dentro da Baía de Guanabara, a Nau portuguesa “Vasco da Gama”, avariada fora da barra, em meio a uma tempestade.

Ao longo de sua singradura, destacou-se em tarefas difíceis e significantes. Como Oficial-General, comandou a nossa Força na Guerra da Tríplice Aliança, no período de 1865 a 1866.

Fruto dessas glórias, recebeu, em 1860, o título nobiliárquico de Barão, sendo elevado a Visconde, Conde e, finalmente, em 1888, a Marquês de Tamandaré. Em 2003, uma nova e significativa honraria foi-lhe outorgada, tendo o seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria.

Viveu em uma época de fundamental valor para a formação do Brasil. Assistiu a Colônia ascender a Reino Unido, depois a Império e, mais tarde, a República. Participou de quatro conflitos e colaborou, decisivamente, para evitar a desagregação do território, agindo contra várias revoltas internas. Por isso, inclui-se entre as seletas personalidades que legaram, com seus feitos, a herança de uma Nação de consideráveis proporções, com enormes fontes naturais e que abriga uma população unida por apenas um idioma e uma única cultura.

Na atualidade, presenciamos um singular momento, em que a geopolítica mundial evidencia, sempre mais, o País. Por um lado, tal fato nos causa orgulho. Porém, crescem os desafios intimamente ligados à Defesa e à preservação de uma postura soberana e independente frente à comunidade internacional.

No Atlântico Sul, temos responsabilidade sobre uma extensa área, a que denominamos de “Amazônia Azul”, que poderá abranger até cerca de 4,5 milhões de km², caso seja aceito o pleito já apresentado à Comissão de Limites da Plataforma Continental, da ONU. Detemos um litoral com 8.500 km de extensão, dotado de aproximadamente 40 portos, bem como de uma malha hidroviária de 40.000 km de rios navegáveis.

Acresce que 95% do comércio exterior circula por essa “Amazônia”; do seu subsolo, 90% do petróleo é extraído; nela, encontramos riquezas minerais, não totalmente identificadas, como os “nódulos polimetálicos”; e dela, retiramos o pescado, atividade que tem sido incentivada, assegurando maiores cotas de captura, em especial de atuns e afins.

As fronteiras no oceano são linhas imaginárias que não existem fisicamente. O que as definem e as fazem respeitadas são os nossos navios, patrulhando-as ou mostrando presença.

O Brasil requer uma Força Naval corretamente dimensionada e equipada, inserida no contexto de uma estratégia de dissuasão, o que demanda reconhecidas credibilidade e capacidade de pronto emprego, além do suporte de uma indústria de defesa crível.

Para tal, ressalto a necessidade de serem alocados recursos financeiros suficientes, através de um persistente e gradual aumento do patamar orçamentário, o que vem ocorrendo nos últimos exercícios, já havendo perspectivas favoráveis para 2009; da implementação do Programa de Reaparelhamento, cujo início de algumas metas foi autorizado e que habilitar-nos-á a atuar na vigilância e na proteção do imenso patrimônio sob jurisdição nacional; da conclusão do Programa Nuclear; e da construção do almejado submarino de propulsão nuclear.

A par disso, é imprescindível a valorização da profissão militar, o que redundará em maior captação de pessoal e nas suas motivação e preparação; isso exige, entre outras medidas, que se busque, firmemente, a elevação dos salários, no intuito de diminuir a até então acentuada defasagem com relação às demais carreiras de Estado.

Marinheiros, Fuzileiros e Servidores Civis!

Vocês representam um bem extremamente precioso. Ao reverenciarmos a memória do nosso Patrono, gostaria de expressar-lhes que vivenciamos um clima de otimismo crescente e responsável, que nos dá a certeza de que, unidos, venceremos os obstáculos e que um futuro cada vez melhor para o País irá se refletir em uma Marinha forte e aprestada, como é o desejo de todos nós.

Aos agraciados com a Medalha Mérito Tamandaré, cujas cerimônias de imposição estão acontecendo nos diversos Distritos Navais, transmito os meus efusivos cumprimentos pelo muito que já fizeram e exorto-os a continuarem contribuindo para o fortalecimento de uma mentalidade marítima, conscientizando a sociedade sobre a importância desse “mar que nos pertence”.

JULIO SOARES DE MOURA NETO
Almirante-de-Esquadra
Comandante da Marinha

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EDSON RAMOS

Existem vários companheiros de várias turmas e de EAM diferentes que perderam contato com os demais componentes de suas turmas. Minha contribuição é informar que sou componente da Turma Delta II da EAMES (1985), fui (ou voltei a ser) do 8º pelotão que tinha o Sargento Tobias como monitor. Alguns dos amigos que guardo até hoje no peito: COELHO, ATAÍDE, CHESTER, LEUCADIO, GARCIA, PACHECO, DE FREITAS, PALADINO, BROA, BIZZO, RINALDO, BEZERRA, NEPOMUCENO, etc… A turma tem se reunido à aproximadamente 3 anos na Casa do Marinheiro (RJ). Temos uma comunidade no ORKUT cujo endereço é o seguinte: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?rl=cpn&cmm=3609799 Coloco-me a… Read more »

RL

Parabens.!!!

Mauro Lima

hoje teve um encontro da minha turma de aprendiz: EAMES DELTA II – 1985, na Casa do Marinheiro… ainda precisamos encontrar muita gente sumida…

por acaso há algum membro da Delta II no grupo???

estamos organizando uma “comissão de festa” para organizar os próximos encontros da Delta II, inclusive com uma viagem para a EAMES no ano que vem.

abração galera!

Matheus Felipe

Fiquei o dia todo apertando o F5 aqui por algum post sobre o Dia do Marinheiro, enfim aqui está ela.

Belas Palavras do Almirante-de-Esquadra, não ficou apenas nos elogios, lembrou das dificuldades que a Marinha sofre mostrando a realidade.

Parabéns a todos os marinheiros e “pra” eu também que entrarei no dia do meu aniversário na EAMSC xD
10/01…
aceito presentes 😀

Hornet

Em homenagem ao dia do marinheiro, deixo aqui um dos mais belos sambas já feitos na história: “Timoneiro” (Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho) Não sou eu quem me navega Quem me navega é o mar É ele quem me navega Como nem fosse levar E quanto mais remo mais rezo Pra nunca mais se acabar Essa viagem que faz O mar em torno do mar Meu velho um dia falou Com seu jeito de avisar: – Olha, o mar não tem cabelos Que a gente possa agarrar Não sou eu quem me navega Quem me navega é… Read more »

Hornet

em tempo: o Opalão ficou bonito na foto, hein?!!!

abraços a todos

simone

parabéns a todos os marinheiro e a meu esposo que está no matoso maia rumo a haiti.

Wolfpack

Tá bonito na foto o Opalão eim…

Hornet

Cara Simone, parabéns pelo trabalho de seu marido. A Marinha do Brasil é um orgulho para todos nós, especialmente pelo componente humano dela: o marinheiro. Eu li o seu comentário no post da Mattoso Maia, bem como os das outras esposas de marinheiros que escreveram por lá… Poxa!!! A Marinha não disponibiliza nenhum meio de os familiares terem as notícias que vcs pedem? Que coisa estranha e arcaica, não?!!! Bem, não sei se pode ajudar muito, mas tenta entrar em contato com a embaixada brasileira em Kingston (Jamaica) e pedir alguma informação sobre o andamento desta missão de ajuda humanitária….… Read more »

Hornet

Pessoal, anotem aí na lista de necessidades e de prioridades da Marinha: novas escoltas, navios patrulhas, helicópteros, novos torpedos, novos mísseis, um submarino nuclear…..e INTERNET dentro dos navios para os marinheiros se comunicarem com os familiares quando estiverem em alto-mar… Poxa! Se até aquelas “Canoas americanas” (os tais Nimitz) possuem internet a bordo para os marinheiros trocarem emais com a família e os amigos, porque um navio como o Mattoso Maia não tem algo semelhante? Especialmente quando está em uma missão de ajuda humanitária (o “humanitarismo” já podia começar por aí, será que não?)….ai, ai, ai… parece que estamos na… Read more »

AJS

Acredito de o custo de instalação de Internet a bordo, seja irrisório e certamente ocasionará um maior bem estar aos tripulantes e seus familiares/amigos.

Hornet

Caro AJS,

certamente…pra quem pensa em gastar bilhões em reaparelhamento da MB, o preço de meia dúzia de computadores ligados na internet nos navios é “dinheiro de pinga”…e o benefício é enorme.

abraços

direto do fundo do mar

Alguns navios da MB já possuem a banda KU e ocomo exemplo, o NDD Rio de Janeiro quando foi ao Haiti tinha internet a bordo.
Me parece que não é tão barato assim, mas a MB está implantando devagar este sistema em seus navios.
A Fragata independência tb já tem e se não me engano a Constituição e a Liberal tb.

Gente, devagar se vai ao longe, ainda mais com recursos escassos e contigenciados.

A MB chegará lá aonde todos queremos.

Parabéns aos Marinheiros!

Wolfpack

O Opalão merece uma catapulta nova, elevadores novos e cabos de frenagem novos, tudo novo e mais uns Rafale M no convoio. Seria demais, pois o NAe e lindo. Basta uma reforminha aqui e ali. Ainda acredito que seja possível aumentar a capacidade das catapultas e colocar uns Rafales M.’Acho até que é possível pegar uns Vikings e uns Hawkeye dos americanos. Bem negociado, porque não.

Hornet

Direto do Fundo do Mar,

boas notícias. É bom saber que alguns navios da MB já possuem algum sistema de internet a bordo. E também acho que aos poucos a MB chegará lá aonde todos queremos.

“Devagar também é pressa”, já diria o Adoniram Barbosa.

um forte abraço

camarada

Parabéns a todos os marinheiros que singram os mares do Brasil e do Mundo!.A MB deve modernizar tb sua força aeronaval como está sendo feito na IAF.Após ser usado por mais de 40 anos de serviço fiel, a Israel Air Force finalmente se encontra buscando um substituto para o A-4 Skyhawk. Conhecido em Israel como Ayit (Gavião), o Skyhawk foi inicialmente entregue para Israel em 1967, logo após a Guerra dos Seis Dias, sendo assim o primeiro caça a jato a ser vendido pelos EUA a Israel. O A-4 serviu proeminentemente na Guerra do Yom Kippur em 1973, e na… Read more »

Ulisses

Eu já li no wikipédia que a Marinha e a Embraer andou pensando em um AMX naval,o que acham?Por mim é uma boa.

Abs.

Jorhys

Parabéns para todos os marinheiros e fuzileiros navais da Marinha do Brasil, assim como os servidores civis da Marinha do Brasil, e a todos os admiradores da marinha, assim como para todas as esposas , maridos , filhos, filhas e netos e netas desses guerreiros dos mares, que muitas vezes se privaram da companhia da familia, para de prontidão salguardar os nossos litorais.

JSilva

É meu amigo Direto do Fundo do Balde…

Como diria aquela serie “Indo aonde todos já estiveram”.

thays rj

amo a marinha,pq amo um fuzileiro naval ele e lindo demais beijo amor te amo muitao

Debt Consolidation

Depending on the place dezembro, Dia do Marinheiro normally is not all that perplexed. Looking for more such info on this topic. Bye!

wagner tadeu

CARAMBA Ñ ENCONTRO NINGUÉM NEM NENHUMA COMUNIDD DA DELTA II- EAMSC (1985) SERÁ Q TODOS BAIXARAM TERRA DE VEZ?! ABRAÇO GRUMETE TADEU 1118

gurgel

gostaria de ter contato com formandos da turma delta II, EAMES de 1985,13 de dezembro.

gurgel

gostaria de ter contato com formandos da turma delta II, EAMES de 1985,13 de dezembro. sidgurgel@hotmail.com

hertz cezaretti

Eu estou em corumbá(MS), sou professor e guarda de transito

JOSE DALMY DA SILVA

AI, servi na EAMES, em 1985, TURMA DELTA UNO, AI FORMEI E FUI PRA DHN, NITEROI, RJ, AI EMBARCAMOS NO ALMIRANTE CAMARA, VIAJAMOS PRA GABAO NA AFRICA EM 1986 E EM 1987 FOMOS PARA A ANTARTICA. OPERAÇÃO V. fOI MARAVILHOSO O TEMPO QUE PASSEI POR LA, mas infelismente os meus amigos se distanciaram e nao sei por onde andam. Seus nomes são: EDER ANTONIO DOS SANTOS, jOSIAS, CALAZANS, RICARDO CESPER, CALDEIRAS, MARTA, QUE ERA UM NEGAO GENTE MUITO BOA, E ENFIM, SEI Q O DEOCLECIO É DELEGADO NO RJ. ABRAÇOS E SE POSSIVEL ME ADD NO ORKUT OU MSN. ORKUT=… Read more »

manoel messias

Ola pessoal da turma delta II, eamsc em 1985, procuro a turma , sou Messias do terceiro pelotão