t-akelewisandclark.jpg

A General Dynamics de San Diego, na Califórnia, recebeu US$940.378.173 para a modificação de contratos celebrados anteriormente, visando a construção de mais dois navios de carga seca e munição (T-AKE-11 e T-AKE 12), com o Long Lead Time Material de outras duas opções T-AKE 13 e T-AKE 14. O valor compreende a concepção e construção; manuais técnicos; estudos especiais, análises e revisões; engenharia e serviços industriais;
A construção será realizada em San Diego, na Califórnia, e espera-se que seja concluída até fevereiro de 2012, para o T-AKE 11 e janeiro de 2013, para o T-AKE 12. Planeja-se que o  T-AKE 13 fique pronto em dezembro de 2013, e o T-AKE-14 em novembro de 2014.

Os T-AKE (Dry Cargo/Ammunition Ships) são navios de ressuprimento multi-produto, feitos para prover apoio logístico aos navios da US Navy em operação em regiões afastadas no globo. Sua missão primária é prover munição, peças de reposição, e provisões (secas, refrigeradas e congeladas) para forças navais em trânsito ou em posição avançada.

Os T-AKE têm hangar para operar dois helicópteros CH-46D Sea Knight or MH-60S Knight Hawk. Os navios medem 210m de comprimento, 32,2m de boca e calado de 9,2m. O deslocamento é de 41.000t e podem transportar 7.000t métricas de carga seca e munição e 23.500 barris de óleo diesel naval.
A classe é composta até agora pelos seguintes navios:

USNS Lewis and Clark (T-AKE 1)
USNS Sacagawea (T-AKE 2)
USNS Alan Shepard (T-AKE 3)
USNS Richard E. Byrd (T-AKE 4)
USNS Robert E. Peary (T-AKE 5)
USNS Amelia Earhart (T-AKE 6)
Carl Brashear (T-AKE 7) – em construção
Wally Schirra (T-AKE 8 ) – em construção

ship_t_ake_lewis_and_clark_class_drawing_lg.jpg

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Vassily Zaitsev

41.000 toneladas para um navio de suprimentos……………..

Quem pode, pode; quem não pode, se sacode……………

Questão: quanto desloca aquele navio que a MB pretendia usar e que está parado em São Pedro??????? Não lembro se o seu nome é Cruzeiro do Sul ou Atlântico Sul, alguma coisa assim. Vendo uma foto dele aqui, um mês atrás, parecia bem grande.

Alexandre F.

Nossa, pelo o que entendi vao chegar a 14 unidades? é isso, já sao 6 prontas, 2 mais em construçao, e e construiram mais 6 após? caramba…

Bom, de minha parte fica uma pergunta, quais os navios da Marinha Norte-Americana atualmente fazem este mesmo papel, quantos sao e quando foram lançados ao mar, poís a renovaçao, concerteza, será total para a funçao dos mesmos.