aviso-suboficial-castillo-na-antartida-foto-ara.jpg

Há 30 anos, as duas marinhas quase se engalfinharam numa disputa pelo controle do Canal de Beagle. Hoje, cooperam cada vez mais e dividem responsabilidades. Uma delas é a Patrulha Antártica Naval Combinada (PANC). No dia 12 de dezembro, a Armada Argentina (ARA) informou que o Aviso Suboficial Castillo, veterano em missões na região (e veterano também em diversos sentidos, como se pode ver na bela foto acima), zarpou para render sua contraparte chilena, o ATF Lautaro, que permaneceu um mês na Antártica.

Navios das duas armadas se revezam nesse serviço, de modo que um patrulha a região enquanto o outro permanece em sua base (no caso do Castillo, a Base Naval de Ushuaia), preparado para lhe prestar apoio em casos de emergência. As principais missões da PANC são a salvaguarda da vida humana na região assim como assegurar a preservação do ecosistema, em cumprimento ao Tratado Antártico. Recentemente, o Lautaro participou do resgate ao navio Ushuaia, que levava turistas e encalhou próximo à ilha Brabante.

Fonte e foto: ARA

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nelson Lima

Pensei que era um navio-pesqueiro!

Alexandre Assemany

Concordo…
É um pesqueiro pintado de cinza… nao?

Como os jovens falam: “deu mole, a turma gasta!”

Corsario-DF

E tem gente que reclama do Monitor Parnaíba e da Corveta Imperial Marinheiro!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs.
Só mais uma pergunta: Quantos quilos (toneladas acho exagerado) de carvão esse aviso leva???
rsrsrsrsrs.

Lembrem-se do velho ditado: “Nada é tão RUIM que não possa PIORAR!”

Sds.

Nunão

No site da ARA (link ao final da matéria) podem ser conferidas as especificações do Castillo (depois de entrar no link, se não me engano tem que ir à sessão Poder Naval, depois comandos operativos). Só para adiantar (não que eu queira defender navio velho a ferro e fogo, mas é bom ver as coisas com mais detalhes): o formato do casco é semelhante aos rebocadores dos anos 30-40 (afinal, o Castillo é de 1944). Creio que para a função de salvamento, se a manutenção estiver em dia, o navio ainda é adequado. A propulsão não é a carvão não,… Read more »

JSilva

Acho quem os navios da classe Abnaki/Cherokee nunca pensaram que iriam servir na Antartica, se é que navio pensa, Ostra eu sei que não pensa.

A 40 e muitos anos atras um outro navio com esse casco participou das buscas ao primeiro submarino nuclear perdido no mundo. Ele se chamava USS Skylark e anos mais tarde…..