sexta-feira, dezembro 3, 2021

Saab Naval

PKX – Patrol Killer eXperimental

Destaques

Alexandre Galante
Ex-tripulante da fragata Niterói (F40), jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

pkx-korea.jpg

O navio da foto é o ROKS Yun Yeong-Ha, primeiro navio-patrulha PKX (Patrol Killer eXperimental) de 450 toneladas, da Marinha da Coréia do Sul, que vai ser incorporado hoje. Planeja-se construir um total de 40 destes navios.
Conhecida como classe “Gumdoksuri”, o PKX foi desenvolvido depois que um navio-patrulha sul-coreano da classe “Chamsuri” foi afundado em combate naval por navios-patrulha norte-coreanos, em 29 de junho de 2002. O nome do primeiro navio, Yun Yeong-Ha, homenageia um capitão-tenente morto no combate.
O PKX é armado com um canhão de 76mm, um canhão de 40mm e mísseis antinavio SSM-700K Haesung, com 150km de alcance. A suíte eletrônica é sofisticada, com um radar 3D que pode detectar e rastrear mais de 100 alvos simultâneamente.
O comprimento do navio é de 63m, a boca de 9m e a tripulação de 40 homens. O sistema propulsor é CODOG com waterjets, desenvolvendo a velocidade máxima de 41,5 nós, com turbina a gás LM2500, e velocidades de cruzeiro, com dois motores diesel MTU. Na foto abaixo, o sistema de waterjets do navio, que substitui os hélices e os lemes convencionais.

pkx-popa.jpg

pkx-sea-trials-waterjets.jpg

pkx-sea-trials.jpg

pkx_c01.jpg pkx_c02.jpg

NOTA DO BLOG: Clique nos nomes das classes para conhecer navios-patrulha lança-mísseis (FPB – Fast Patrol Boats/FAC – Fast Attack Crafts) de outras marinhas, abordados pelo BlogNAVAL: Type 143 Gepard (Alemanha), Victory (Singapura), Hamina (Finlândia), Super Vita (Grécia), Hayabusa (Japão), Houbei (China) e Visby (Suécia). Comparar com os novos navios-patrulha da MB.

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Camilo

Caro Castor,
Mais uma vez obrigado. Não vou mais enchê-lo de perguntos. Suas explicações são mais que suficientes.
Um abraço

Castor

Prezado Camilo A diferença entre a velocidade máxima e a econômica (ou de cruzeiro) é, normalmente, pequena. Quando a propulsão para as duas velocidades é separada, como no caso CODOG onde você usa o Diesel ou a turbina, essa diferença pode ser maior. Mas sempre dentro da mesma faixa de Froud. Por exemplo, nas Corvetas classe Inhaúma, a veloc máxima ( com turbina) é de 27 nós, já a de cruzeiro (com motores) é de 18 nós, ambas entre 1 e 2,5 da relação V sobre raiz de L que é a faixa de semideslocamento. Quando a distância entre essas… Read more »

Camilo

Olá Castor, Seu post para o Ulisses também responde à minha indagação anterior. Pelo que eu entendí da sua explicação, dependendo da forma do casco o barco tem desempenho melhor em baixa ou em alta velocidade. Uma FAC, portanto, feita para deslocamento em alta velocidade teria uma capacidade marinheira sofrivel em baixas velocidades. Mas como toda embarcação não navega todo o tempo em baixa velocidade ou em alta velocidade, imagino que há de existir uma solução de meio termo, em que dependendo dos cenários que se vislumbra para seu emprego, o desenho do casco poderia não sacrificar muito a navegação… Read more »

Mauro Lima

Bateu uma duvidazinha…

Sonar?!? Têm ??? Mesmo que não tenha capacidade anti-sub é bom saber “onde se está nadando???”

Camilo

Caro Castor, Concordo inteiramente com você. Em um de seus posts anteriores você foi claro e didático quanto à relação custo X benefício da velocidade de patrulha. Não sou especialista apenas um entusiasta, de modo que, sinceramente, aprendi com seus comentários. Embora este fato (velocidade X autonomia) seja bastante intuitivo, já que em nosso cotidiano sabemos que quanto mais rápido dirigimos nossos carros, maior o consumo dos mesmos, nunca tinha me deparado com informações precisas como as suas (15 nós a velocidade ideal, acima de 20 nós os hidrojatos se tornam mais eficientes). Isto deixa mais claro ainda o por… Read more »

Castor

Prezado Ulisses Em engenharia tudo é possível, mas projetar um casco para ser eficiente em baixas velocidades é diferente de um casco para altas velocidades. Querer um navio eficiente em baixa ou em alta velocidade, uma delas estará comprometida. Só para te dar uma idéia, existe uma relação em engenharia naval que é derivada do número de Froud. É a relação entre velocidade (em nós ) e a raiz quadrada do comprimento do navio (em pés). Quando essa relação é igual a 1 significa que haverá uma crista de onda na proa e outra na popa e, consequentemente, a melhor… Read more »

Invincible

Hmmmm…

Isso é um navio de patrulha!!!!!!

Agora esse episódio de 2002 eu não sabia. Alguém tem mais detalhes do CAUSO???

RL

Na MB essas maravilhas seriam muito bem vindas.

Más ainda assim, acredito que teriamos em termos de armamentos como recheia-la aqui mesmo.

Radar SABER M200.
Misséis antiaéreos – Piranha MAA-1B ou A-Darter.
Misseis Anti-Radar – MAR-1.
Misseis Anti-Navio – Ou FOG MPM ou TM.

Enfim, uma gama bem variada de armamentos e sensores fabricados aqui.

Acredito que falta vontade politica e incentivo governamental em derrepente elaborar um protótipo de navios, ambarcações ou mesmo veículos terrestres que possam se utilizar de nossas indústrias totalmente capazes de fazer frente a muitas do exterior.

André

Enquanto isso, aqui no Brasil, nós pelo visto só precisamos das anunciadas canhoneiras!!!
Sds a todos.

Claudiio/Itajaí

Patrol Killer eXperimental – Otimo nome

Barão

Meu Deus, que surra nos nossos, o pior que ainda nem fabricamos os nossos e já estão defasados, e tem gente que ainda acha uma boa aquele projeto ridiculo. Gostei da sua ideia RL.

Barão

Complementando: Visby e Hamina são projetos diferenciados, caros até pode ser, mas e outro nivel, com relação ao PKX tambem esta muito bom, outro projeto que se destaca e o projeto chinês o Houbei, mas ainda prefiro os dois primeiros.

Flávio

Tenho a mesma curiosodade demonstrada pelo colega Invincible.
Alguém tem mais detalhes sobre o episódio de 2002 entre as marinhas das Coreias do Sul e do Norte?
sds.

Corsario-DF

Concordo plenamente com o colega Barão.
Só não aceito as “canhoneiras” tupiniquins…
Sds.

Excel

O pessoal deste blog está mesmo muito bem informado. Parece que o navio vai ser comissionado hoje na Coréia e já tem matéria sobre o mesmo. Muito bom trabalho.
Coloco abaixo link do youtube com video mostrando o teste de armas do navio.

Pedro

Não falem muito não! Senão vai aparecer o pessoal “do contra”. Vão dizer que esse não é patrulha, que é muito armado, que é muito moderno, que nos nossos mares não navega, que é muito cara, etc….
Taí mais uma prova que patrulha moderna (anti pirataria/terrorismo e contrabando) se faz dessa forma (ou melhor com Visbys e Haminas), não com as jangadas desramadas que estão aprontando aqui no brasil.

Pedro

Em comparação a tudo que este blog já mencionou (haminas, visbys, hayabusas, Houbeys, Gepards e essa PKX) é algo parecido com isso: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caravela que estamos colocando para patrulhar nossa costa…
Esse é o nosso grau de comprometimento tecnológico com a defesa da “amazonia azul”…

Camilo

Invencible e Flávio,
No blog está postado, hoje mesmo, a história do conflito de 2002. Vejam mais abaixo um pouco, logo depois dos posts sobre os piratas da Somalia

Camilo

“Planeja-se construir um total de 40 destes navios.” Vamos esquecer por um breve momento a diferença abissal entre o armamento e eletrônica embarcados nestes PKX. Cara, a ROK tem aproximadamente 98,5 mil km2 de território, 290 km2 de mar territorial, e 2413 km de costa!!!!!!! (Esses dados são do “The World Fact Group” da CIA – https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/ks.html#Geo ) O Brasil tem quase 4 vezes mais linha costeira que a Coréia do Sul. Não quero nem calcular a área do mar territorial e da zona econômica exclusiva. Isso sem contar que esse marzão todo tem petróleo e gás pra caraca, mais… Read more »

Flávio

OK Camilo, já fui lá conferir!
Valeu!
sds

Claudiio/Itajaí

No video eles acertão o alvo?

Excel

Caramba, coloquei o link do video que já estava colocado no texto acima. Distração minha. Aliás esse vídeo deu o que falar na Coréia pois os tiros não acertam o alvo, contudo depois de muita discussão ficou esclarecido que o navio não acertava o alvo de propósito pois era caro demais para ser utilizado apenas uma vez. O tamanho do alvo era 1,80m x 1,80m e estava a uma distância de quase 5Km (os alvos no mar). Aliás o PKX tem que ser entendido dentro do contexto da doutrina da marinha coreana. Ela só não é mais armado como os… Read more »

Invincible

Olha! Acho que se pegar um 20 U-Boats da SGM e colocar na nossa costa… Acho que eles dão conta da Marinha do Brasil… So não sei se os U-Boats conseguiriam entrar na Baía da Guanabara para afundar a nossa esquadra de baía.

Ulisses

Quero só ver quando chegarem os Navios patrulha oceânicos de 1800 toneladas.Essas não serão canhoneiras.Enquanto alguns aqui querem comparar os PA de 500t,mas não se lembram dos de 1800t que virão com mísseis.Mas sabem porque isso acontece?PORQUE SÃO UNS CHORÕES E TA ACABADO!NÃO DEVO NADA A NINGUÉM,NÃO PEÇO FAVOR A NINGUÉM!

Camilo

Concordo Fabio Max.
Por isso que no meu post anterior eu comentei que os NPaOc de 500t que estão sendo atualmente construídos são mais adequados a patrulha contra pesca, poluição, SAR, ou seja, tipo de uma guada-costeira.
Já uma embarcação como a PKX, também pode fazer isso e mais ainda, tendo um valor dissuasório e bélico em confrontos de menor intensidade bem maior.
Abraço

Camilo

Ulisses, Aqui não tem chorão. Tem um monte de apaixonados pelo tema de defesa que querem muito bem às nossas FFAA. Eu particularmente estou comparando os nossos futuros NPaOc de 500t com o PKX de 450t. São embarcações de porte similar, porém muito distantes em termos de filosofia, e orçamento também, devo admitir. Não tenho nada contra os NPaOc que estão sendo construídos. Eles são válidos como meios baratos para patrulhar a costa contra pesca ilegal ou predatória, poluição marinha e mesmo salvaguarda de vidas no mar. É pra ser construído aos montes. O que não dá é querer contar… Read more »

Invincible

Desmontou!!!

Fábio Max

O sistema waterjets indica que existe uma doutrina para o uso dessas embarcações. Eu imagino que pelo pouco armamento, tenham optado por uma embarcação leve, mas muito manobrável e suficientemente rápida para ter funções navais militares.

Ou seja, não é apenas de mera patrulha…

Barão

Camilo, matou a Pau, parabéns ao amigo, realmente concordo em todos os sentidos com o vc, o NPaOc vai ser um fiasco da mesma forma que as embarcações de 500t, a MB esta com a idéia de quantidade ao invés de qualidade, filosofia ainda marcante nas nossas forças armadas, sem duvida 30 PKX com o armamento descrito, assima ia meter muito mais medo que nossos futuros Caicos rsrsrsrs, da mesma forma que a MB fala do custo de subs com AIP mas quer ter Sub Nuclear, é piada né, acho que nossas forças estão cheias de Generais que estão precisando… Read more »

Barão

Uma complementação, acho que oque esta faltando ao PKX é só um sistema de combate a subs o resto esta perfeito. Abração

teles

pelo pensamento da maioria, acho que a policia do Rio de Janeiro deveria encomendar tambem uns 50 tanques leopard armados com canhão de 120mm para patrulhar as favelas.ah e uns 10 apaches tambem ajudariam para fazer o apoio aereo.
meu Deus ….

Alte. Doenitz

Teles,

Não precisa ir muito longe. O Sapão do Rio dá de 10×0 no Sapão da FAB.

teles

alte.Doenitz

de tudo o que ja li aqui, eu so posso dizer:
uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa, rs nada mais a dizer meu caro.

Helio

Olá a Todos! Faz algum tempo que acompanho as discussões por aqui e como a maioria dos participantes sou leigo no assunto. Já vi alguns participantes que demonstravam bom conhecimento sobre o tema abandonarem as discussões o que é uma pena, pois nesse momento em que a Defesa entra na pauta para ser debatida, a contribuição destes seria muito importante. Cada vez mais pessoas como eu, que nunca serviram ou mesmo discutiram sobre defesa vão querer saber, e isso é muito bom. Sobre o tópico pergunto: os que defendem os Napas mais armados, desejam 30 embarcações com capacidade militar mesmo… Read more »

Vassily Zaitsev

Belo navio. Pequeno, com características furtivas, bom poder de fogo, eletronicamente bem equipado. Isso sim é patrulheiro digno, não o que a MB está construindo.

Galante,

Compensa fazer uma comparação??????????????? sinceramente, acho que não.

Ulisses

Camilo,respeito sua opinião,mas a PaOc já foi confirmada pela MB como 1800t,isso já foi falado na T&D,ALIDE,Defesa@net e etc.Eu não acho que os 1800t serão um fracasso. sobre a “pindaiba”que as FA estão passando atualmente acho que isso em breve acabara por causa do PND que NÃO será um fracasso porque inclusive será apresentado amanhã,será um assunto de ESTADO e não mais só de governo como antes e haverá LEIS para garantir isso,assim como nos países desenvolvidos.Amigo,as coisas mudam,não podemos ter a tola idéia de que em 2022 estará a mesma coisa,isto NÃO é verdade e porque se levar pelo… Read more »

Bosco

Ah! Patrol Killer?
E eu que pensei que havia inventado o termo NaPaAt (navio patrulha de ataque) um dias desses.

Bosco

Eu não sou expert mas não considero um navio como o Visby nem um FAC e muito menos um FPB. Pra mim todo navio com menos de 1500 t e com capacidade ASW deveria ser classificado como Corveta. No caso da Visby de 600 t eu a considero uma corveta leve.

Castor

Prezado Hélio Embora a pergunta não tenha sido dirigida a mim, pois não defendo NaPas mais armados nem me chamo Ulisses, pelo tipo de pergunta que você fez, acho que posso contribuir com algumas informações. 1 – Na concepção de um navio militar, como em qualquer outro tipo de navio, a primeira pergunta que se faz é para quê se quer usar o navio. Nesse caso estamos falando em patrulha. Mas cabe ainda uma pergunta, patrulha de guerra(patrulhando uma área de conflito onde podem aparecer navios armados) ou patrulha policial (para fiscalizar a exploração da ZEE, combater o contrabando, prestar… Read more »

teles

castor

e´um prazer enorme encontrar alguem que sabe distinguir a proa da popa, e que pelo menos entenda um pouco de doutrina e emprego.
é meu amigo a julgar pela maioria vamos ter destroyers, patrulhando a costa.ou alguns napa equipados com arpoon pra eventualmente abater umas traneiras, ou algumas canoas suspeitas.

mas de vez em quando aparece alguem mais lucido, (ainda bem)

parabens pelo conhecimento, assino embaixo no que disse.

Castor

Obrigado Teles
Saudações marinheiras

Bosco

Castor,
eu concordo que temos que ter NPas armados com o suficiente para operações de patrulha policial, ou seja, canhões somente, mas você não acha que pelo menos nossos NPas de 1800 t não poderiam ter, pelo menos previsto no projeto, a possibilidade de virem a receber uns 4 SSMs e calhas para minas em caso de um conflito de alta intensidade? E até mesmo um sistema MAGE com lançadores de despistadores?

Nimitz

Castor, é por causa dessa mentalidade de que “não há possibilidade de conflito” que o Brasil se deu mal nas duas últimas Guerras Mundiais e na “quase guerra” da Lagosta, com a França. Nos dois grandes conflitos não tínhamos equipamentos nem em qualidade, nem quantidade. Na Segunda Guerra, foi uma vergonha, nossos navios não tinham nem sonar! Na crise da Lagosta com a França, nossos navios estavam quase todos “pegando”, como se diz no linguajar naval. Nós estamos no século XXI, amigo. Plataformas de petróleo não poderão ser defendidas por NaPas com canhão de 40. Esses navios não significarão nada… Read more »

Helio

Castor,

vc foi como todo professor deveria ser: claro e objetivo. muito obrigado!
sendo assim fica clara a opção da MB pelos NaPas, só falta um detalhe agora: a quantidade. 30 dá conta do recado?(parece que temos outras 27)
fala-se de corvetas de 1800T na mesma encomenda, as notícias relatam o interesse de se construir 5 não é pequena essa quantidade? me parece que dariam apoio as patrulhas em caso de necessidade, e como seria o armamento desses navios?

Abs a Todos

Castor

Bosco A resposta a sua pergunta é longa e eu não gostaria de me tornar cansativo. Vou resumir. O dimensionamento de força, principalmente com recursos reduzidos é uma tarefa complexa que envolve decisão multi critério e muito trabalho estatístico. Eu defendo a idéia de que a configuração de cada navio deveria ser feita com o emprego de algorítimo genético. O que tornaria o trabalho ainda mais complexo. Eu não tenho os dados de análise para analisar qual seria a melhor configuração portanto só me resta acreditar que quem tem esses dados está fazendo um bom trabalho, afinal, são profissionais. Tentar… Read more »

rodrigo rauta

Eu so queria saber qual o problema dos NaPas mais bem armados? Entendo que serão patrulhas da ZEE , mas sabendo das dificudades da MB em adquirir novas escoltas ,tanto em numero como em qualidade,(um problema que ja dura muito tempo), pq não armar esses navios com um arsenal mais pesado. Seriam de certa forma um apoio a essas escoltas no litoral, alem de materem a capacidade de patrulhamento.Obviamnete não iriamos atirar um exocet numa trainera francesa, mas em uma marinha carente de rcursos, mesmo que isso aumente o valor unitario de cada NaPa, não seria um bom negocio, afinal… Read more »

Nimitz

Sr Castor, não respondi aos seus questionamentos anteriores pois entendi serem parte do seu uso recorrente da falácia ad hominem.
Meus paradigmas são diferentes dos seus, com certeza, pois não estou preso ao século passado.

Henrique

Senhores, Considerando nossos NaPoCs de 500t a alternativa para a MB no patrulhamento das “plataformas” etc.. (pra mim isto é só um paleativo pois o controle da pesca predatória e navios clandestinos deve ser feito também nos portos e no controle de emissão das certificações das embmarcações)porque a MB não muda seus conceitos e transforma estas embarcações em algo semelhante a estas PKX? São navios menores, menos onerosos de se operar a manter e em quantidade e qualidade razoáveis podem prover um bom controle de costa. Digo isto pois nossas embarcações hoje, principalmente as de grande porte, encontram-se em sua… Read more »

Bosco

Castor, entendo o seu posicionamento e o respeito. Mas pensando exatamente na relação custo/benefício é que creio ser interessante que os NPas de maior tonelagem fossem mais bem armados, pelo menos em relação à ASuW, já que poderíamos contar com maior poder dissuasivo com um custo mínimo, visto que tais navios não precisam ser navios em “estado da arte” e de alto custo. Seriam como os helicópteros utilitários a serviço das forças armadas, que podem não estar armados prestando serviços gerais e até de utilidade pública, mas em caso de necessidade podem receber metralhadoras laterais e num crescendo, até mesmo… Read more »

Castor

Bosco Entendo sua argumentação e, do ponto de vista teórico, concordo com ela. O que estou tentando dizer é que o número de variáveis é muito grande e não dá para afirmar que essa seja a melhor opção. Outro ponto importante é que a instalação desses armamentos não são tão simples. De qualquer maneira eu entendo sua linha de raciocínio e jamais poderia afirmar que ela está errada. Existem vários trabalhos sérios defendendo essa posição, como existem outros afirmando o contrário. Se você está interessado no assunto pesquise sobre a Jeune École que é uma linha de pensadores que concordam… Read more »

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