ndcc-mattoso-maia-em-cuba-foto-mb

Por poucos dias de diferença eles não se cruzaram no porto de Havana. Entre 13 e 16 de dezembro o Navio de Desembarque de Carros de Combate Mattoso Maia (G28) esteve atracado no porto de Havana, Cuba, desembarcando  200 toneladas de arroz e 300 toneladas de leite em pó, como parte da ajuda do governo brasileiro a países  afetados nessa última temporada de ciclones. O navio seguiu para o Haiti.

Foram quase cinqüenta anos sem que um navio da Marinha do Brasil atracasse em Cuba. Janeiro de 1959 é o último registro que tanto a MB quanto a Marinha Cubana têm da atracação de um navio de guerra brasileiro em portos cubanos. Como curiosidade, na época o Ministro da Marinha era justamente o Almirante-de-Esquadra Jorge do Paço Mattoso Maia.

chabanenko-cuba-foto-afpJá nesta sexta-feira, dia 19 de dezembro, aportou em Havana o destróier russo Admiral Chabanenko. A estada deverá ser de cinco dias, marcando a primeira passagem de uma frota da Rússia por Cuba desde o fim da Guerra Fria.

As manobras realizadas por parte da esquadra russa na América Latina também incluíram exercícios conjuntos com a Marinha da Venezuela, do presidente Hugo Chávez, e foram interpretadas como uma demonstração do alcance das Forças Armadas da Rússia numa região próxima aos EUA.

Fontes:  MB e O Estado de São Paulo      Fotos: MB e AFP (via Terra)

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carlos

tem sim entre eles o sir bedivier
sir galahad
e outros que a mb adiquiriu da inglaterra

Baschera

Tem sim.
Mas as doações “pegaram” carona, já que o NDCC G-28 ia para o Haiti de qualquer forma.
Sds.

Alfredo_Araujo

Pq a MB não tem navios de transporte??
Me corrijam caso eu esteja enganado… mais esses navios de desembarque não foram feitos para isso… foram?!?!