A recente visita naval russa a Cuba e Venezuela pode estar ligada à guerra de agosto contra a Geórgia, mas Washington ainda avalia os próximos passos de Moscou antes de se posicionar, disse na segunda-feira o secretário-assistente de Estado dos EUA, Thomas Shannon.

Numa visita a Moscou que segundo ele está relacionada ao crescente interesse russo pela América Latina, Shannon alertou contra uma possível corrida armamentista na região.

Poucas semanas depois de navios russos realizarem exercícios conjuntos com a Venezuela no Caribe e fazerem uma visita a Cuba pela primeira vez desde o fim da Guerra Fria, Shannon disse que Washington vai esperar futuras ações do Kremlin para tirar conclusões.

“O que seria revelador não é esta visita naval, e sim a próxima”, disse Shannon, principal diplomata dos EUA para as Américas.

“Se o propósito desta visita naval foi simplesmente demonstrar algo sobre a periferia russa, se o propósito foi apenas demonstrar algo sobre a Geórgia, então provavelmente nós não veremos isso de novo.”

“Mas se os russos estão realmente tentando construir uma relação mais duradoura na região, então eles vão buscar formas de manter alguma presença nas suas relações de segurança com seus parceiros”, disse Shannon a jornalistas.

Imediatamente após a guerra de agosto entre Rússia e Geórgia, navios dos EUA atracaram em portos georgianos do mar Negro, um gesto que irritou o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, que perguntou se Washington gostaria de ver navios russos tão perto das suas águas.

Em setembro, Moscou enviou dois bombardeiros Tu-160, capazes de transportar ogivas nucleares, para uma missão de reabastecimento na Venezuela. Em seguida, mandou uma frota liderada pelo cruzador “Pedro, o Grande”.

Shannon disse que tais manobras não representam uma ameaça aos EUA. “O interessante para nós em termos de como a Rússia está se envolvendo na região é que não seja a União Soviética, que eles não tragam um propósito ideológico no seu engajamento”, disse ele.

O norte-americano disse não ter discutido diretamente o conflito da Geórgia durante seu encontro com o subchanceler Sergei Ryabkov. Mas sugeriu à Rússia que participe de patrulhas na região caso deseje ter uma presença futura.

“Se a Marinha Rússia pretende (fazer) mais viagens caribenhas, não deveria sair simplesmente navegando por aí, e sim fazer algo útil, como ajudar a patrulhar os mares (contra o narcotráfico).”

VENDAS DE ARMAS

Shannon admitiu que os russos estão interessados em vender armas, e que a Venezuela tem o direito de comprá-la. Mas afirmou estar preocupado com a ocorrência de uma corrida armamentista na região, ou com o desvio de armas para grupos ilegais.

“(As armas) são vendidas num contexto, enquanto quando a Venezuela compra 4 bilhões de dólares em armas, com aviação de última geração, isso tem um impacto na região, e uma consequência disso é a decisão brasileira de modernizar suas Forças Armadas”, disse Shannon.

Rússia e Venezuela assinaram nos últimos dois anos 12 contratos militares no valor de 4,4 bilhões de dólares, disse em setembro uma fonte do Kremlin, quando Moscou anunciou a liberação de um crédito de 1 bilhão de dólares a Caracas para novas aquisições militares.

A Rússia já vendeu à Venezuela 24 caças Sukhoi, dezenas de helicópteros e 100 mil rifles Kalashnikov AK-103.

Fonte: Reuters via O Globo/OESP

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ulisses

Obrigado pela atenção,afinal,quem não tem dinheiro conta história!!!

Um forte abraço a todos e feliz END…ooopppsss,eu quis dizer Natal,hehehehe.

Clausewitz

Ulisses, ótima!

Sem saco

Dessa eu gostei Ulisses !!

Ulisses

Eu não sei porque essa fome por armamento que o Ruelito(Huguito)tem,o que ganham com isso? Por isso que eu digo que comunistas(ou seja:populistas,maoistas,marxistas e etc)são farinha do mesmo saco,investem tanto em armamento(mas só compram mas tecnologia nacional nem pensar)e investem nada ou quase nada em sua população. Já vi um documentário no Discovery Channel e vi como está a situação na Ruela(Venezuela).Alarmante!!!Só para ter uma idéia,uma feira que fica em alguma rua de Caracas é pior do que a feira do meu bairro!(Nova Campinas\Duque de Caxias\RJ)Eles vendem cachos de bananas sem mesmo estarem maduras!Mas AK 103 tem de montão,né? Amigos… Read more »

Rodrigo

Fica bastante evidenciado a percepção dos americanos sobre a necessidade da modernização das nossas forças armadas e da disposição deles em ajudar. Se o nosso END seguir o cronograma não haverá fôlego para a Venezuela acompanhar devido ao tamanho da economia do Brasil.

Muito bom isso! É bom que os Americanos percebam cada vez mais que o Brasil vai virar uma potência e que será uma potência com a cultura ocidental, com o mesmo modo de viver… diferentemente da Índia e da China.

RL

Isso ai Almeida.

De certo modo, acredito que os russos estão “ajudando” o tio Sam reavaliar sua posição quanto ao que eles chamam de “quintal”.

Se continuarem com essa politica de “Venha a nós e ao vosso reino…nada”…eles vão perder espaço, até pq tem muita gente de peso querendo preencher esse espaço.

O bom, é que podem vir os Hornets apesar de preferir os Rafalecos.
Podem vir mesmo, os Harpoon, mais Seahawks etc, dentre uma vasta gama de armamentos para as nossas FA´s.

Taer

Boa Almeida! Muito valida sua proposta!
Sds.

gaspar

com certeza teremos boas novidades em breve…

Almeida

Isso ai, ta na hora de vender Super Hornets, Seahawks, OHPs, Harpoons, Mk48, etc tudo baratinho pro Brasil! 🙂