RIO – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou hoje que os acordos militares do o Brasil com a França possibilitarão a instalação no Rio de Janeiro de um estaleiro para construção pelos franceses de cinco submarinos para a Marinha do Brasil: quatro naves convencionais Scorpéne e o veículo nuclear brasileiro. Segundo o ministro, o estaleiro será construído e operado pelo setor privado francês e, depois de 20 anos, passará a integrar o patrimônio público brasileiro. Os acordos com a França não incluem propulsão submarina nuclear, cuja tecnologia o País já domina. Também no Rio, explicou Jobim, ficará a base do futuro submarino nuclear, que levará duas décadas para ficar pronto.

“O estaleiro vai ser construído em entendimento com o setor privado. Eles produzem e, depois de 20 anos, isso vem para o patrimônio brasileiro”, declarou Jobim, durante o 2º Encontro Empresarial Brasil-União Européia, no Copacabana Palace, do qual participaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da França, Nicolas Sarkozy. “No vigésimo ano, vamos terminar recebendo o submarino nuclear. Tudo isso com transferência total de tecnologia, inclusive treinamento de engenheiros brasileiros junto a fábricas francesas.”

Os acordos também prevêem a compra, para montagem no Brasil, de 50 helicópteros, ao custo de 1,899 bilhão de euros nos próximos anos. Só essa parte das conversas com os franceses, porém, já está definitivamente fechada, inclusive com contrato, afirmou o ministro. Os submarinos seriam objeto de instrumentos legais distintos, mas ainda preliminares. Nos dois casos, haveria, de acordo com o ministro, transferência de tecnologia francesa, uma das preocupações do governo brasileiro. Outro ponto importante para o Brasil é a possível criação de empregos a partir das encomendas militares.

Os entendimentos do Brasil com a França na área militar também poderão incluir o fornecimento de caças – o governo brasileiro deverá encerrar em julho a análise das propostas para compra de novos jatos, apresentadas pela francesa Rafale, pela americana Boeing e pelos suecos da Grippen. O ministro afirmou que as ações, parte do Plano Estratégico de Defesa, não deverão sofrer impacto da crise econômica. “É tudo a longo prazo. Estou falando em 20 anos”, disse.

NOTA DO BLOG: Como o BlogNAVAL adiantou, dificilmente o primeiro submarino nuclear brasileiro ficaria pronto em 2020, conforme anúncios anteriormente feitos por nossas autoridades. É um projeto de longo prazo, e nos próximos 20 anos, a MB continuará contando somente com submarinos convencionais, sem AIP.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Corsario-DF

Baschera sobre seu post: “OITO (08) mísseis ar-superfície AGM-119B PENGUIM MK-2 Mod. 7 , mais containeres, etc, para uso nos SeaHawk S-70B , por EUR$ 15.732.494,00.” Vou fazer um comentário mais propício ao Blog Poder Terrestre, mas me desculpe, MO, Galante, Poggio… Não resisti a comparação: Pessoal eu li na última edição da Tecnologia $ Defesa, que o Brasil pagou em 2006 o equivalente a EUR$ 7.500,00 por 250 Leopards 1A5 para Alemanha, incluído pacote de treinamento e “revisão” dos mesmos. Agora por 8 mísseis paga-se mais que o dobro??? Sei que o armamento é de suma importância, mas por… Read more »

Farragut

Gostaria de compartilhar o otimismo, mas, como sou um brasileiro desconfiado da nossa classe política, creio que este afã de Defesa não é 100% sincero. Classe política entendida como TODO o conjunto de indivíduos e partidos que buscam e rateiam o poder, não restrita aos atuais inquilinos do Planalto.
Para ficar num exemplo que vem à mente: este é o país que quer construir trem-bala quando o estado da rede ferroviária em relação a seu potencial é lamentável.
É possível crer que só no setor de Defesa teremos a lisura que falta nos demais? Acho improvável…

Luís Fernando

Parece que a notícia não está totalmente clara quanto aos 20 anos mencionados, ou seja, se se trata da base ou da base e do submarino nuclear, ou da transferência de tecnologia de forma completa.
Vamos precisar aguardar para saber com certeza nos sites oficiais, em especial o da Marinha e o do MD. Pode ser apenas mais uma daquelas esclarecedoras colaborações de nossa imprensa.
Independentemente disto, que as coisas estão andando, não resta a menor dúvida.

Camilo

Douglas e Marujo, Quanto à transferência de tecnologia, ela vai ocorrer sim. Não posso precisar em que grau mas vai. Lembre-se que a linha de montagem dos helicópteros e o estaleiro estando aqui no Brasil, terão sua mão-de-obra majoritariamente brasileira. Nossa legislação tem uma reserva de mercado para trabalhadores brasileiros. Se não me engano de 2/3 da força de trabalho. Portanto, esses operários serão qualificados para trabalhar com novas tecnologias e materiais. Por exemplo soldagem de casco de pressão de um SubNuc. Além disso, no caso do submarino, muitas partes serão produzidas na Nuclep. Não é por acaso que o… Read more »

gaspar

acho que so tendo mesmo um estaleiro sob controle frances para nos termos os nossos subs…
se a Barroso levou 14 anos para ficar pronto, imaginem os sub’s…
pelo menos teremos compremetimento do estleiro quanto a prazos….

uma outra pergunta,

as FREEM nao estavam nesse pacote dos sub’s ?
nao era uma venda casada ??

Barão

Lamento que a MB não tenha optado pelo AIP, ainda mais que vamos ter que esperar 20 anos pelo sub nuclear, só espero que nesse periodo, nada aconteça na nossa região, pq do contrario corremos o risco de tomar uma surra, alem de perder-mos grande parte de nosso patrimônio, um sub nuclear impõe respeito mas 5 com AIP já ia dar um caldo legal.

Sergio

Bachera! Ótima notícia! As coisas estão tomando um rumo satisfatório, só nao v~e quem nao quer!

Abraço a todos

Leo

A SEMANA
Submarinos em liquidação

Segundo um relatório do Parlamento da Coréia do Sul, o estaleiro alemão HDW ofereceu um grande desconto no segundo lote de nove submarinos convencionais tipo U-214 comprados pelo governo sul-coreano. Dois desses, já entregues, apresentaram problemas de ruído e trepidação. Os alemães alegam que o desconto será possível graças ao efeito escala obtido pelas vendas recentes ao Paquistão, Turquia, Cingapura, Índia e Brasil. Mas o Brasil não comprou o equipamento. Deve assinar com a França a compra de submarinos Scorpène, que permitirão ao País desenvolver o submarino nuclear.

marujo

Lembrete amigo:os Tupis fofam construídos (ou montados) no Arsenal da Marinha no Rio de Janeiro, com tecnologia alemã?

Baschera

Bem, algo já iniciou por aqui…. Extrato de Dispensa de Licitação Nº 2/2008. Contratado: Consórcio Sepetiba (DCNS e ODEBRETCH) CONTRATANTE: Diretoria-Geral do Material da Marinha ESPÉCIE : Dispensa de Licitação 02/2008 OBJETO : Trasferência de Tecnologia e Prestação de Serviços Técnicos Especializados para Capacitação da Marinha do Brasil em Projeto e Construção de Submarinos. FUNDAMENTO LEGAL : aRT. 24, inciso IX da Lae 8.666/93 C/C: Decreto 4553/2002. DATA DE ASSINATURA : 19/12/2008. Fonte : DOU – Edição 248 – Pag.47- 22/12/2008. ATENÇÃO: Nesta mesma página do DOU, cita o Extrato de Inegibilidade de Licitação Nº 16/2008 da Diretoria de Sistema… Read more »

marujo

eu entendi direito? Os franceses da EADS trasnferem tecnologia para a Helibras, que é propriedade da EADS, para fabricar EC (ou montar) helicópteros EC-725c em Itajubá. Os Scorpene serão construídos por um estaleiro constrolado pelos franceses no Rio de Janeiro. Quando ele estiver obsoleto, vem para o controle brasileiro. Qual é a vantagem que Maria, digo o Brasil, leva?

Almeida

2029… 2029…

Douglas

Não entendi.
Vamos financiar uma filial da industria naval francesa aqui? com promessa de posterior transferencia de tecnnologia nuclear?? Pergunto, o que os franceses transferiram para a Helibras, que é filial deles, nos últimos 30 anos? tec. de montagem e manutenção? é isso?
Percebo que os franceses lucraram e lucram muito com os helos vendidos aqui… mas nao vejo transferencia nenhuma. Os Esquilos continuam a ser importados, depois desse tempo todo.
E ficamos aqui soltando fogos…

Vassily Zaitsev

Os 50 Helis já estão com o contrato assinado, maravilha. Os submarinos estão meio caminho andado, inclusive o SSN. Só uma coisa me intrigou: O SSN levará duas décadas para ficar pronto, ou seja 2028, se não ocorrer contratempos. Aumentou o tempo de espera em “apenas” 7 anos. O FX-2, muito provavelmente quem levará será o Rafale, o que não me agrada de todo, porêm é um caça fantástico, mesmo sendo bem caro. tudo anda conforme o esperado, só o SSN que “esticou” o prazo mais alguns anos, do resto, não posso reclamar de nada, se formos comparar com a… Read more »

RL

Essa questão do Sub Nuclear já era de se esperar mesmo. Um projeto com tamanha desenvoltura tem mesmo um prazo mais esticado.

Más, de resto, se o pacote for fechado todo com a França (digo os Rafalecos) eu acredito ter a melhor opção, se bem que ver os Hornets na FAB e possivelmente MB não seria nada mal.

helio

ACHO QWUE ESTE ACORDO DO BRASIL COM A FRANÇA. NÃO CAPACITA O PAÍS A NADA. SE NÃO IMPEDIR NOSSA PROPRIA INDEPENDENCIA TECNOLÓGICA DIANTE DAS GRANDE POTENCIAS DO NORTE.JA VI MUITOS ACORDOS DESTE TIPO . E AI O BRASIL FICA SEMPRE A VER NAVIOS FRANCESES, INGLESES ,RUSSOS E AMERICANOS PASSANDO POR NÓS..; É LAMENTAVEL QUANDO VAMOS ACORDAR.