PEQUIM – A China, que vai enviar navios para combater a pirataria na costa da Somália, anunciou nesta terça-feira a intenção de construir um porta-aviões, o que deve preocupar seus vizinhos.

“Porta-aviões são um símbolo do poderio geral de uma nação, bem como da competitividade da força naval de um país”, disse o coronel Huang Xueping, porta-voz do ministério da Defesa Nacional, a jornalistas.

“A China tem um grande território marítimo. É uma responsabilidade sagrada das nossas forças armadas proteger nosso território marítimo e manter nossa soberania marítima, nossos direitos e interesses. A China, levando em conta todos os fatores relevantes, vai pesquisar seriamente e considerar (a hipótese de construir um porta-aviões).”

Estados Unidos, Japão e Taiwan, entre outros, vêem com preocupação o aumento dos gastos militares chineses. Taiwan, que a China considera ser uma “província rebelde” a ser retomada pela força, se necessário, reagiu com cautela.

“Precisamos fazer alguma pesquisa antes que possamos julgar se (o porta-aviões) será dirigido para Taiwan”, disse Chih Yu-lan, porta-voz do Ministério da Defesa.

Há anos os militares chineses pleiteiam um porta-aviões, mas raramente fazem declarações públicas nesse sentido.

A imprensa de Hong Kong diz que a China poderia construir seu primeiro porta-aviões até 2010.

As declarações surgem num momento de relativa tensão militar entre Washington e Pequim, e num momento em que a China prepara o envio, na sexta-feira, de dois destróieres e um navio de abastecimento para o golfo de Aden, onde participarão dos esforços internacionais contra a pirataria.

Fontes de Defesa dos EUA elogiaram na semana passada a missão chinesa na Somália e disseram torcer para que sirva de “plataforma” para retomar os contatos com Pequim, que a China suspendeu em outubro em protesto contra uma venda de armas de 6,5 bilhões de dólares para Taiwan.

Huang, porém, disse que os militares têm de se empenhar mais na melhora das relações.

“No momento as relações militares entre China e Estados Unidos têm algumas dificuldades, mas a responsabilidade não está com o lado chinês”, disse ele.

“Esperamos que o lado norte-americano leve a sério as grandes preocupações e os interesses do lado chinês… e adote medidas concretas para criar condições para que as relações militares se recuperem.”

Os Estados Unidos reconhecem o regime comunista chinês desde 1979, mas uma lei norte-americana obriga Washington a ajudar Taiwan na sua defesa.
(Reportagem adicional de Ralph Jennings in Taipei)

FONTE: Reuters Brasil

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
OBSERVADOR

Acho muito importante o que os senhores disseram, porém acho que não adianta nada termos planos de defesa, leis, etc; e não darmos continuidade aos projetos. De nada adianta avançarmos tanto no desenvolvimento de tecnologias e depois essas ficarem por anos-e-anos no esquecimento dentro de algum gabinete, tornando-se obsoletas.

Massa

Os EUA não são o Brasil !
Lá as leis são levados a sério.
Além disso, a questão vai muito além de defender Taiwan, toda aliança estratégica com a Koreia do Sul e o Japão no Oceano Pacífico estaria em jogo.
Por duas vezes os chineses ameaçaram invadir o país, os americanos imediatamente enviaram seus porta-aviões e movimentaram suas tropas em Okinawa, colocando o Japão também no conflito.
Taiwan não possui nenhum recurso natural, economicamente não representaria nenhum valor para os chineses, seria burrice eles invadirem aquela ilha logo agora, depois de tanto tempo…

Vassily Zaitsev

Tem até lei que obriga os EUA ajudar Taiwan à se defender????? Quero ver isso colocado em prática, caso a China resolva invadir a ilha. Os EUA vão protestarem, espernearem, vão colocar sanções sobre as empresas e o governo chinês, mas não passará disso.

Voluntário da Pátria

O Nae Chinês passa muito longe de Formosa, que está bem junto ao seu litoral. Só falta os gookies dizerem tmb que é “porta-aviões de defesa”…acho que tem mais com missões tipo esta de “combater piratas” milhares de quilometros de suas praias, na costa oriental da África, no ìndico, oceâno que nem banha a China.

Ulisses

Rodrigo,nossos 5 IKL 209 serão modernizados pela Lockheed Martin aqui mesmo no AMRJ ,alias essa é uma capacidade que poucos países possuem,e a novidade é que eles venderão para nós o torpedo MK48,na minha opinião é o melhor torpedo para submarino no mundo,parte um navio no meio!!!sem brincadeira. Os tupis e o Tikuna vão operar pelo menos mais uns 10 ou 15 anos e a modernização de cada unidade durará 2 anos começando em 2009,existe a possibilidade de que depois de modernizados eles poderão operar exocets,entretanto é só rumores. O Tikuna dispõe a habilidade de disparar Exocets,mas a MB ainda… Read more »

Rodrigo

Ulisses,

Tomora que você esteja certo. Quanto antes melhor.

Agora resta uma outra dúvida!
Os atuais submarinos serão modernizados? Eles podem operar até quando?
Dez submarinos convencionais e uns 4 nucleares seriam o ideal?
Como ficam os meios atuais?

Henrique

E o Varyag? Alguém sabe se os Chineses o irão operacionalizar?
Pelas fotos que há na internet dá a impressão que os Chineses irão comissioná-lo e inserí-lo à marinha deles.
Abraço.

Corsario-DF

Eu vejo que o único problema da China é não deixar Taiwan se armar, pois sobre o aumento de poderio militar chinês eu não tenho nada contra, mas daí uma “província rebelde” que muitos consideram um país e possui sua “autonomia” como nação ser “impedida” de ter seu poderio de defesa já é outra história. A China sabe que se quiser invadir Taiwan ela invade, o problema é o alto custo (geo-político, $$$, vidas, etc) envolvido na questão. Pois com certeza, criaria uma nova “guerra da coréia” moderna…

Sds.

Ulisses

Rodrigo,eu também tenho a mesma dúvida,mas eu sinceramente não acredito que o nosso SubNuc demore 20 anos,aquilo pra mim foi só uma análise.Eu acredito que o SubNuc virá até 2020 sim.Se o reator estava previsto para 2016,depois 2014,e agora 2013,porque não o sub não estaria pronto em 2016 ou 2017?O resto do navio fora o reator poderia ser construído em 3 ou 4 anos,por que não?Não é por que a Barroso levou 14 anos que quer dizer que o sub também levaria.

um forte abraço.

Rodrigo

Uma dúvida!

Tenho visto os prazos da China e da Índia para aquisição e construção de equipamentos. Nenhum desses prazos prevé 5 ou 10 anos para a contrução de alguma coisa.

Estou falando de submarinos, aviões e navios.

Porque a nossa visão é de construir tudo para daqui a 10 anos ou mais… Tipo 2015, 2020…

Fico pensando porque um FX para 2015? Ou porque um submarino só em 2020 ou 2030…

Sei que são dispositivos de grande tecnologia e que exigem muito esforço. Mas como esses plano em outros países acontecem tão rápido?

RL

Penso que se a China tem extensões maritimas em seus direitos, nada mais justificável a fabricação de um ou tantos quantos porta-aviões se façam necessários.

Como o Brasil por exemplo. Tem a mesma situação quando falamos em proteção de nossas águas.

Apoio totalmente a iniciativa chinesa que deveria alias, servir como exemplo para a MB.

O que preocupa ai, é que Taiwan, querendo ou não, entra mesmo de forma indireta na questão desses direitos chineses.